Cachorro pega Coronavírus?

Afinal, cachorro pega coronavírus? Ainda existem muitas incertezas sobre o também conhecido por Sars-Cov-2 e a ciência trabalha 24h por dia para conhecer tudo sobre essa doença nos humanos, mas e nos pets?

CACHORROS INFECTADOS EM CURITIBA

No início de novembro de 2020, dois cachorros em Curitiba apontaram positivo para a Covid-19 de acordo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). No entanto, eles não tinham a doença, apenas a confirmação do vírus no corpo. O professor Alexander Biondo, que é o coordenador do estudo, afirmou que os cachorros, assim como todos os outros animais, não desenvolvem a Covid-19 e não transmitem para humanos.

Seu pet limpinho: Shampoo Neem Pet com função bactericida e fungicida

covid em cachorros

Sobre a pesquisa Covid-19 em animais

O estudo está sendo feito em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT). E apesar de testes apontarem positivo para o vírus, não é a mesma coisa de dizer que eles possuem a doença e são transmissores.

Segundo Biondo, “os animais tiveram sintomas muito leves, e são casos em que os tutores têm uma relação muito próxima com os cães. Até o momento, o que podemos dizer é que os cachorros não participam do ciclo de transmissão do vírus“.

Higiene em Cachorros

cachorro pega covid

A dúvida se cachorro pega coronavírus acabou, pelo menos por enquanto. Então quer dizer que não precisa se preocupar logo que a gente tocar no pet? Errado. A WSAVA (World Small Animal Veterinary Association) recomenda que os humanos devem, sim, usar luvas e máscaras e também lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel 70% antes e depois de ter contato com os bichinhos, caso o peludo não more com você. Isso porque tanto você como o tutor do pet ficarão protegidos.

No caso de passeios, quando você e o pet chegarem em casa, é recomendado você trocar de roupa e também lavar bem as suas mãos com água e sabão. No pet você pode fazer o mesmo com as patinhas ou passar álcool gel próprio para pets.

Seu cachorro merece um agrado! Compre agora os biscoitos PetVegan

Quem está com o Covid-19 pode ficar com o Cachorro?

O cão não pega o coronavírus, porém, os tutores que testarem positivo devem manter distância do cachorro e do gato. Essa é a indicação que está sendo seguida tanto por hospitais como por veterinários no mundo inteiro.

Uma outra pesquisa feita pelo Idexx já publicou um estudo que reforça a ideia de que pets não contraem ou transmitem o vírus. Mas o cuidado nunca é demais. 

A pandemia afeta os humanos

Isso significa que você não precisa ter medo do seu bichinho que fica com você dentro de casa. A frase cachorro pega coronavírus está errada. Gatos também não transmitem a doença. O fato é que sim, você precisa ter cuidado extra com os humanos que não moram com você. São eles que podem transmitir o Sars-Cov-2.

Lembre-se: sempre que for passear com o seu pet, use a máscara e leve álcool gel com você. Seu cachorro não precisa usar máscara.

Spray Repelente Natural: mosquitos e pulgas longe do seu pet de um jeito natural!

cachorro pega coronavirus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.