Perigos para Cachorros e Gatos nas Festas de Fim de Ano

A contagem regressiva para natal e ano novo já começaram. Em meio aos muitos preparativos para estas datas especiais, o dog não pode ser esquecido. Afinal, ele também vai participar das comemorações. No entanto, é preciso estar atento aos perigos para cachorros nas festas de fim de ano. Por isso, a ZenPet preparou uma lista especial para os ZenLovers 

PRESENTES IDEIAS DE NATAL PARA O SEU CACHORRO 

1 – Enfeites Natalinos

Para receber o Noel, a gente gosta de decorar a casa com enfeites natalinos. Porém, assim como a gente cuida com as crianças, os pets também precisam de atenção. Objetos decorativos de árvore de natal são um alvo fácil não só para os cães, mas para os gatinhos também. Ao querer brincar, os peludos podem acabar engolindo laços, parte dos galhos de árvore e até mesmo as lâmpadas pisca-pisca.

cachorro no natal

E com a iluminação, é importante ter cuidado extra. Isso porque oferece risco de choque elétrico, queimadura na língua, focinho ou até mesmo alterações neurológicas. É essencial evitar ao máximo deixar fios expostos onde os pets podem alcançar.

Se a sua casa estiver decorada para o natal, cuidado em dobro com o bichinho.

FESTA PRONTA? O PET TEM QUE ESTAR CHEIROSO E LIMPINHO!

2 – Fogos de Artifício

A noite de Natal e, principalmente, a de Ano Novo é um pesadelo para a maioria dos pets. Por causa do barulho, eles ficam mais estressados, com medo e mais nervosos. Por isso, separamos algumas dicas:

  • Na hora dos fogos, procure fechar a casa. Isso vai ajudar a diminuir o barulho e, caso o pet se assuste, não vai conseguir fugir para a rua;
  • Ofereça petiscos que o pet adora. Durante todo o ano, quando tiver som de fogos de artifício, você pode dar carinho e petiscos, assim ele passa a se acostumar com o som e passa a associar com algo positivo;
  • Se mostre no controle da situação, sem preocupação e/ou medo;
  • Evite pegar o cão no colo. O dog pode entender que está em perigo e ainda te machucar por causa do susto.

3 – Intoxicação alimentar

Esse é a principal causa de internações de pet nesta época do ano. Não dê restos de comida para o seu cão, principalmente restos de aves com ossos, é muito fácil do pet se engasgar ou até mesmo causar perfurações internas de órgãos. 

Sim, a gente sabe que é difícil resistir àquele olhar de pidão que só eles conseguem fazer, mas lembre que é para o bem do peludo e explique isso com calma para as crianças. Uma boa dica é alimentar o dog antes da ceia, assim ele não vai ter fome na hora que todos sentam para comer.

VEJA PETISCOS PERFEITOS PARA DAR PARA O SEU PET

4 – Bebidas alcóolicas

Elas são tóxicas para o pet e jamais devem ser oferecidas. Acredite, é muito comum cachorros que chegam na emergência em coma alcoólico, isso porque muito humano acaba esquecendo um copo em um lugar que o bichinho alcança. O álcool é absorvido pelo corpo dos pets e metabolizado pelo fígado mais rápido do que nos humanos, assim eles têm náuseas, vômitos, problemas respiratórios e até o coma.

Tome cuidado na hora de abrir o espumante, muitas vezes cai bastante no chão e o pet lambe.

natal com cachorro

5 – Falta de Atenção

Todo mundo fica envolvido nos preparativos e acaba esquecendo do peludo. Então, lembre dos passeios, das brincadeiras e também do carinho. A dica é, enquanto estiver decorando a casa, é incluir o pet no trabalho. Dê brinquedos, petiscos, faça-o se sentir parte do processo. 

Atenção redobrada para o peludo não fugir nesses dias de mais agito em casa!

CASA LIMPA E CHEIROSA PARA O RECEBER O PAPAI NOEL

zenpet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.