Por que cachorros não podem comer chocolates?

Ver aquele focinho pedinte de “por favor, me dá um pedacinho desse chocolate humano”, é quase irresistível, não é mesmo? Afinal, a gente pensa, impossível o cãozinho não gostar desse alimento que é uma tentação para a maioria de nós. Será que dar só um pedaço pequeno do doce para o cachorro faz mal? Venha com a ZenPet Brasil e descubra porque cachorros não podem comer chocolate. 

Por que Chocolate faz mal para o Cachorro?

Para começar, esse alimento é feito com amêndoas torradas e fermentadas do cacau. Mas, para a gente, elas são digeridas normalmente. Porém, os pets têm dificuldade para metabolizar esses ingredientes, então os problemas começam. Além disso, o chocolate tem metilxantinas, assim com podem também estar presente em chás e cafés. Essas substâncias são absorvidas muito bem pelo estômago, intestino do bichinho e são distribuídas por todo corpo, os resultados podem ter efeitos nocivos ao sistema nervoso central e também para o coração.

Mas, o drama não termina por aí. O chocolate ainda tem teobromina e cafeína. Ambas são muito tóxicas para os cachorros. Qualquer quantidade pode levar os cães à morte. Por a maioria das pessoas achar que só um pedacinho não faz mal, a intoxicação por chocolate em cachorro está entre os principais tipos de envenenamento mais comuns nas clínicas veterinárias.

PALITOS PARA CÃES 100% NATURAL E AJUDA A PREVENIR E REDUZIR O TÁRTARO.

Pouco Chocolate já faz mal para o Cachorro?

Pouco chocolate já faz mal pra cachorro
Fonte da imagem

Sim. No entanto, quanto menor for o seu cão, menor é a quantidade necessária para ele ter sério risco de vida caso coma chocolate. Porém, o tipo do doce ainda pode agravar a situação. Quanto mais escuro for, maior é o teor de teobromina e ela pode ficar por até seis dias no corpo do bichinho. Deste modo, atenção redobrada ao chocolate amargo. A intoxicação muitas vezes não é imediata. É preciso estar atento ao cão por uma semana caso ele venha comer chocolate por acidente.

O que fazer se o Cachorro comer Chocolate?

Primeiro tenha calma. Entre em contato com um médico veterinário e explique a situação, se for possível, até o tipo e a quantidade do chocolate que o cachorro ingeriu. Atualmente, não tem um remédio para esse tipo de intoxicação, o que vai ser feito, é controlar os sintomas que o animal apresenta.

Mas, caso a situação seja mais grave, depois do cachorro comer chocolate, o veterinário pode solicitar uma lavagem gástrica. Aqui, é assegurado que o doce não vai ficar grudado na mucosa do estômago. Esta medida normalmente é tomada quando não ocorre o vômito de cachorro que, geralmente, acontece depois de três horas da ingestão do alimento tóxico para cães.

No entanto, todas as soluções devem ser sugeridas e aplicadas por um médico veterinário. Porém, é essencial que todos entendam porque os cachorros não podem comer chocolate e o quão prejudicial isso é para a saúde dos peludos.

MANTENHA SEU PET SAUDÁVEL COM BRINQUEDOS DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL

Quais são os sintomas de que o Cachorro está intoxicado por Chocolate?

Alguns dos sintomas mais comuns de intoxicação por chocolate no cachorro são hiperatividade e excitação, tremores, vômito, febre, diarréia, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados, convulsões, movimentos incoordenados, hemorragia intestinal, coma e até a morte.

Mas, cada cão pode apresentar sinais diferentes. Por isso, a PetFellice ressalta: é importante consultar um médico veterinário logo depois do cachorro comer o chocolate.

Faz mal dar doces para o Cachorrro?

faz mal dar doce pra cachorro?
Fonte da imagem

O que pode ser considerado pouco açúcar para nós, pode ser fatal para o pet. Por isso, evite. Dê para o cachorro comer somente alimentos que são indicados para cães. Lembramos que cachorro não pode comer chocolate em hipótese alguma. Evite dar qualquer tipo de doces que nós humanos comemos para o seu bichinho. É a saúde dele que está em risco e é você que sabe o que é certo e errado. 

Consequência de dar doces para o Cachorro

Além da intoxicação, o peludo pode ter outras consequências a longo e médio prazo. Confira:

DIABETES

Os cachorros, principalmente raças como poodle, schnauzer, golden retriever e rottweiler, têm facilidade de desenvolver essa doença. Mesmo dando pouco açúcar, já pode ser o suficiente para o animal desenvolver diabete. 

OBESIDADE

Os doces têm alto teor de gorduras e calorias. Mesmo sendo em pouca quantidade, se for servido de maneira contínua, o peso do cachorro aumenta, levando a obesidade e também a problemas cardíacos.

PANCREATITE

Quando o cão consome mais gorduras que o corpo precisa, o organismo trabalha para criar mais enzimas que digerem e também absorvem a gordura. Isso sobrecarrega o pâncreas para produzir mais Lipase. Então, o órgão começa a inchar e a consequência é a pancreatite, esta que pode levar a falência renal e até a morte do animal.

COMPRE PETISCOS EXCLUSIVO PARA CACHORRO E MANTENHA O PET SAUDÁVEL

Alimentos que você não pode dar para Cachorro

comidas que não pode dar pra cachorro
Fonte da imagem

Em muitos almoços em família o cãozinho costuma ficar em volta da mesa, por companhia e também para abocanhar um pedacinho de comida. Porém, você é responsável pela vida do pet e, também, deve saber os cães não podem ingerir. Por isso, a PetFellice traz uma lista de comidas que os cachorros não podem comer:

  • Leite;
  • Álcool;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Uvas;
  • Carnes condimentadas;
  • Ossos;
  • Café;
  • Qualquer alimento gorduroso, até mesmo abacate!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.