Como prevenir gripe e resfriados em cachorro?

Muitas pessoas não sabem, mas os cãezinhos também ficam gripados. A gripe em cachorro é causada pelo vírus influenza A, o mesmo que causa a doença em humanos, no entanto com subtipos diferentes que atingem somente os animais. Então, não precisa se preocupar: se o bichinho contrair o vírus ele não vai passar para você. No entanto, queremos ver o pet sempre bem. Por isso venha com a ZenPet saber como prevenir gripes e resfriados em cachorros

Como prevenir gripe em cachorro?

É importante saber que apesar de ser uma doença contagiosa, a infecção por gripe nos cães costuma ser leve. Isto é, apenas 1 a 4% dos casos é fatal. Nestes, a grande maioria costuma ser em filhotes, cachorros idosos ou em pets que, por algum motivo, tem baixa imunidade. Porém, como qualquer doença, prevenir é o melhor remédio, não importa a idade do peludo.

PROTEJA O CÃO DO FRIO

gripe canina

Para prevenir gripe e resfriados em cachorro, manter a temperatura corporal é essencial. Mas, os pêlos muitas vezes não são o suficiente para manter a temperatura ideal dos pets. Por isso, ter uma manta e uma boa caminha quentinha é essencial, principalmente se você mora em regiões do Brasil onde costumam ser mais frias no inverno.

ATENÇÃO: mesmo que seja um cachorro de grande porte que não fica dentro de casa, o peludo também precisa de uma casinha e de um cobertor para manter a temperatura do corpo!

MANTA QUENTINHA PARA CACHORRO É NA ZENPET: DUPLA FACE E FEITA DE MICROFIBRA CAMBERRA

EVITE CONTATO COM OUTROS ANIMAIS

Principalmente se o seu pet for imunossuprimido (tem a imunidade baixa), é importante que em épocas mais frias, o bichinho evite o contato com animais fora do convívio. A quarentena que vivemos hoje, também ajuda na prevenção da gripe canina, mas o simples contato rápido de focinho com focinho, já pode ser o suficiente para contagiar o pet. 

DÊ RAÇÃO DE BOA QUALIDADE PARA O CACHORRO

A alimentação do cachorro faz toda a diferença não só na proteção contra gripes e resfriados, mas sim contra várias doenças. Uma ração super premium aumenta a imunidade do pet, isso porque o alimento é de qualidade, possui alta digestibilidade, densidade energética e também é mais saborosa para o paladar canino. Vai deixar o seu cachorro forte e o sistema imunológico vai reagir muito melhor ao notar um vírus ou bactéria no corpo.

VEJA OPÇÕES DE RAÇÕES SUPER PREMIUM PARA CACHORRO

VACINAS EM DIA

É essencial sempre ter as vacinas recomendadas pelo veterinário em dia, sem dúvidas, é a melhor forma de prevenir gripe e resfriados em cachorro, além de proteger contra outras doenças. Assim, mesmo que o seu melhor amigo contraia uma gripe ou resfriado, o organismo do pet estará fortalecido e as chances da recuperação ser mais tranquila e rápida aumentam significativamente.

Caso as vacinas não estejam em dia, uma gripe pode ter complicações. Então, que tal checar hoje mesmo a carteirinha de vacinação do cão?

QUANDO LEVAR O CACHORRO PARA O VETERINÁRIO?

quando levar o cachorro no veterinário
Fonte da imagem

Se você notar que o cãozinho está amuado, apresenta os sintomas de perda de apetite, dificuldade para respirar tosse, espirros, respiração rápida ou letargia, leve o cachorro para o veterinário o quanto antes. Problemas respiratórios podem camuflar doenças mais graves, entre elas a cinomose, que tem taxa de mortalidade de 30 até 70%, e também o coronavírus canino (CRCoV), que é raro, mas pode ser fatal.

CORONAVÍRUS CANINO 

coronavírus em cachorros

Primeiramente, é importante ressaltar que os subtipos que atingem os cachorros não é o mesmo responsável pelo COVID-19 nos humanos. Nos cachorros, foram encontrados dois tipos de coronavírus: o entérico canino (CCoV) e também o respiratório canino (CRCoV). No entanto, ambas são mais difíceis de diagnosticar por veterinários pois os pets saudáveis normalmente não apresentam muitos sintomas, apenas diarreia branda, tosse ou espirro com secreção, isto quando contagiados pelo CRCoV.

Mas se o seu cãozinho é imunossuprimido, é importante ter mais cuidado. O risco existe em qualquer idade do animal, por isso, converse com um veterinário.

SINTOMAS DA GRIPE CANINA

cachorro gripado

Os sintomas da gripe nos cachorros são bastante parecidos com os nossos: tosse, espirro, coriza, olhos lacrimejantes, febre, letargia, perda de apetite, dificuldade para respirar e respiração acelerada. Mesmo com a doença sendo leve na maior parte dos casos, é importante medicar o animal e garantir que a gripe está sob controle. Nos casos mais graves da doença, o cão também pode apresentar pneumonia, febre alta e extrema letargia.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PARA A GRIPE EM CACHORROS

O diagnóstico geralmente resulta de um exame em um consultório veterinário. A depender do caso, são coletadas amostras das secreções e de sangue para orientar um melhor tratamento e, também, averiguar a gravidade da doença. Caso haja complicações como pneumonia, uma radiografia pode ser requisitada pelo veterinário.

Quando a gripe canina é diagnosticada, o tratamento se volta para diminuir os sintomas que o bichinho apresenta. Assim, ao combater os sinais de infecção, vai ajudar o cão a se recuperar mais rápido e ficar curado. O cachorro desenvolve anticorpos contra a doença, no entanto, isso não impede que o pet não seja contaminado pelo vírus mais uma vez.

Depois do diagnóstico, o animal precisa ficar em isolamento enquanto apresentar os sintomas. Ao limpar a casa e também as coisas do pet com sabão, já é o suficiente para matar o vírus e impedir que a doença contagie o cachorro mais uma vez.

EXISTE VACINA PARA PREVENIR GRIPE E RESFRIADOS EM CACHORRO?

Para o vírus da influenza A, no Brasil, ainda não temos. Isso acontece porque a doença não tem alta incidência no país. Os humanos não contraem esse tipo de gripe canina, mas podemos transportá-la. Caso você encoste em um cão que esteja doente ou com suspeita de influenza A, antes de tocar no seu pet, tome banho e troque de roupa, assim você previne gripe e resfriados em cachorro.

zenpet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.