Cuidados com o Pet antes de viajar

Fim do ano vem acompanhado de férias e também viagens. Mas quem é tutor de um pet tem uma responsabilidade a mais. Todos sabemos que o animalzinho não pode ficar sozinho, então restam duas opções: deixar o bichinho em um hotel apropriado ou levar junto. Se você vai com a segunda opção, venha ler os cuidados com o pet antes de viajar!

Segurança na viagem com o seu cachorro ou gato

Dias antes da viagem, é importante se programar. Se é a primeira vez que seu filho de quatro patas embarca em uma aventura assim, talvez ele não tenha o cinto de segurança para pet. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é proibido andar com animais soltos no carro, inclusive no colo. A infração é média, são somados 4 pontos na CNH e o valor da multa é de R$ 86,13. 

Se o seu cachorro é grande e você pensa em levá-lo na cabine de camionetes, não faça isso. Também é punível com multa, mas essa é mais séria: é considerada grave, são somados 5 pontos no prontuário e o valor é de R$ 127,69.

Por isso, não deixe para pensar em como vai transportar o pet em cima da hora. Uma opção pode ser a caixinha de transporte, principalmente para os felinos. Geralmente eles não gostam muito de passeios de carro. A dica é: dias antes de partir, acostume o pet com a caixinha. Deixe-o entrar e explorar o local no tempo dele. Isso também servir para os cachorros.

cuidados com o pet antes de viajar
Fonte da imagem

No entanto, para os cães o cinto de segurança é mais viável. Em uma ponta tem o encaixe para cinto universal e, na outra, tem um mosquetão para prender na coleira do animal. O cachorro vai gostar e será mais confortável do que a caixinha, já que em alguns momentos o pet pode ficar em pé.

SAIBA COMO PROTEGER OS BANCOS DO CARRO!

SAÚDE

Leve a carteirinha de vacinação do animal, mas antes de colocá-la na mala, certifique-se que todas as vacinas estão em dia. O contato com outra cidade ou até mesmo país, pode enfraquecer o sistema imunológico do peludo, é importantíssimo ele estar protegido. Além disso, em paradas para na fiscalização, a carteirinha pode ser solicitada.

Durante a viagem, é normal que o seu pet socialize e, consequentemente, também vá passear por lugares diferentes. Por isso, é comum o bichinho voltar com pulgas e carrapatos. Esses parasitas podem incomodar e estressar o animal. Por isso, previna!

COLEIRA NATURAL COM PROTEÇÃO CONTRA PULGAS E CARRAPATOS

DOCUMENTOS DE PET EXIGIDOS PELAS COMPANHIA AÉREAS

viagem com cachorro
Fonte da imagem

Se for viajar de avião, a exigência é um pouco maior. Listamos alguns documentos que o seu bichinho precisa ter, mas a nossa recomendação é que você cheque também com a companhia aérea antes de chegar no aeroporto.

Para voos nacionais:

  • Comprovante da vacinação antirrábica com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da ampola utilizada. A vacina tem que ter sido tomada entre 30 dias e um ano antes do embarque.
  • Atestado de saúde do animal: o documento deve ter sido emitido por um médico veterinário, com validade de 10 dias da data de emissão.

Para voos internacionais:

  • Certificado Veterinário Internacional – CVI: certificado emitido para voo internacional. Válido por 60 dias corridos a partir da emissão.
  • Certificado Zoosanitário Internacional – CZI: certificado emitido para voo internacional. Válido por 60 dias corridos a partir da emissão.
  • Atestado Sanitário: deve constar no documento que o animal de estimação está em boas condições de saúde. Deve ser emitido 10 dias antes da emissão do CVI.
  • Carteira de vacinação: obrigatória para animais a partir dos três meses de idade. Deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano.

Há riscos durante a viagem de avião?

Antes de comprar a passagem aérea para você e para o pet, faça pesquisa na internet para entender a reputação da companhia quando o assunto é viagem com animais. Na maior parte delas, bichinhos com caixa transportadora que pesarem até 5kg podem ir na cabine. Assim, você fica o tempo todo com ele.

Para os maiores, certifique que o peludo não vai ser colocado em algum local de risco, além disso, tenha certeza se não há possibilidades de qualquer pessoa abrir a caixa e o animal fugir. Siga todo as as recomendações e cuidados sugeridos pela companhia aérea, assim a viagem de avião vai ser segura para o animal.

O uso de calmante pet é

Depende muito da viagem e do animal. Se for uma viagem internacional muito longa, é sim indicado, mas dê preferência aos florais. No entanto, antes de qualquer coisa consulte um veterinário para ter a recomendação precisa para seu bichinho. 

ALIMENTAÇÃO

O grande dia finalmente chegou. As malas estão praticamente prontas, é só fechar o zíper. No entanto, tem o seu bichinho aflito ali no seu lado. O cuidado com o seu pet antes de viajar é essencial. Então, duas horas antes de embarcar, não ofereça comida. Mesmo acostumado com viagens, o pet pode passar mal. Durante o dia, dê uma porção um pouco menor de ração. Quando chegar no destino, complete a alimentação.

Com relação a água, haja como o habitual. Deixe o pote até a hora da saída e durante a viagem ofereça para o pet. É de extrema importância o animal estar bem hidratado em todo o percurso.

PARADAS PROGRAMADAS

A água está liberada, então o bichinho logo vai precisar urinar. No caso de viagens com carro, faça paradas a cada três horas no máximo. Isso não só fará bem para o peludo, mas também para todos os passageiros. Passeie com o cão e deixe ele sentir os aromas diferentes.

TEMPO CHUVOSO? COMPRE UMA CAPA DE CHUVA PARA O SEU CACHORRO!

ESTRESSE DE ANIMAIS EM VIAGENS

Quando muito longas, não tem jeito, até nós humanos ficamos ansiosos para chegar logo e relaxar, com os animais o mesmo acontece. Por isso que as paradas são essenciais para manter o bom humor de toda a turma. Se o bichinho estiver viajando em uma caixa de transporte, o estresse pode ser maior. Por isso é importante que o animal se acostume previamente a condição. Se for possível, sempre opte pelo cinto de segurança apropriado.

ZENPET: Cuidado e carinho com o pet

Depois de todos cuidados com o pet antes de viajar, compre os melhores produtos para o seu melhor amigo na ZenPet. Trabalhamos com itens cuidadosamente selecionados para o bem estar do seu pet. Desde petiscos e ossinhos com ingredientes saudáveis, até brinquedos de enriquecimento ambiental que vão ajudar o seu bichinho a ser mais feliz. Confira nosso site

cachorro no carro
Fonte da imagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.