O perigo do chocolate aos pets!

Que nós humanos adoramos um chocolatinho, isso não é surpresa para ninguém! Mas e quando nossos bebês de quatro patas olham com aquele olhar pidão enquanto comemos o bendito chocolate? É certo ceder a esse pedido do pet? Veremos abaixo o porquê o chocolate pode ser prejudicial a nossos cães e gatos.

Em sua composição, o chocolate contém a Teobromina e a Cafeína, que em altas doses podem ser prejudiciais até para nós humanos, então podemos imaginar o quão danoso pode ser para o organismo dos nossos bichinhos. Essas substâncias são responsáveis pelas sensações de alegrias ao ingerirmos o chocolate.

Porém, são substâncias totalmente nocivas aos nossos pets.

Nos gatinhos, que não possuem a enzima responsável pela digestão dessas substâncias, ocorrem sintomas tão severos quanto o envenenamento. A Teobromina e a Cafeína estimulam o fluxo sanguíneo e o sistema nervoso do bichano, fazendo com que seu ritmo cardíaco se desregule, podendo provocar uma parada cardíaca. Também pode provocar tremores, convulsões e até a falência respiratória. Além disso, traz um mal estar imenso causado por agitação, estresse e ansiedade. Vale lembrar que os gatos são animais sensíveis, e o estresse pode provocar outros problemas de saúde no gatinho.

Nos cães, os efeitos não são diferentes. Correm risco de intoxicação e até risco de morte. Para os cães, além dos efeitos causados pela Teobromina e Cafeína, as amêndoas fermentadas – que derivam do cacau- podem causar danos ao seu metabolismo. O cão, assim como o gato, pode vir a sofrer hiperatividade, tremores e até convulsões. Em grandes ingestões, o chocolate leva a arritmias cardíacas, febre, dificuldade em respirar, coma e por fim, a morte, que resulta da falência respiratória, ou da própria arritmia cardíaca. Além disso, correm risco de sofrer com pancreatite, por conta do alto nível de gordura. Ademais, o chocolate causa ganho de peso, assim como em nós, humanos.

É importante estar atento ao que seu bichano come; pois ainda que não sintam o gosto doce, o chocolate pode atrai-lo por conter leite.

Se você desconfiar que seu pet ingeriu chocolate, ainda que em pequenas porções, não hesite em levá-lo ao veterinário. Lá ele irá verificar qual o procedimento ideal de acordo com a quantidade ingerida.

Procure petiscos próprios e desenvolvidos com produtos saudáveis para seu cãozinho ou bichano e, claro, esteja sempre atento a qualquer sintoma duvidoso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.