Tudo sobre Enriquecimento Ambiental

É cada vez mais comum encontrar brinquedos para pet que logo vêm acompanhados dessas palavras. Mas, afinal, o que é enriquecimento ambiental para animais? Se o seu bichinho fica bastante dentro de casa, venha com a ZenPet descobrir o que é isso e traga mais qualidade de vida para o seu bichinho.

VEJA BRINQUEDOS DE ENRIQUECIMENTO PARA GATOS!

O que é o Enriquecimento Ambiental?

Queremos nossos filhos de quatro patas pertinho de nós, ainda mais quando são gatos e cachorros de pequeno porte. É bastante comum ver esse tipo de animal dentro de casa o dia inteiro. Mas, convenhamos, com a rotina que temos hoje em dia, deixamos nossos pets mais tempo sozinhos do que na companhia de alguém não é mesmo? É nessa hora que entra o enriquecimento ambiental.

enriquecimento ambiental para cachorros

O termo é usado por biólogos e veterinários desde a década de 70, mas, antigamente, só havia estudo sobre o caso em animais de zoológicos, no entanto, mais recentemente a pesquisa também se ampliou para pets de companhia. O enriquecimento ambiental propõe que: deve ser criado um ambiente divertido, complexo e que seja interativo para o animal. O local também precisa ter desafios físicos e mentais parecidos, aqueles que são parecidos com os da natureza, isto é, para manter o instinto do bichinho vivo. Além disso, para que ele possa gastar as energias de um jeito bastante divertido.

Com a prática constante do enriquecimento ambiental, seu pet vai ficar mais feliz e terá mais qualidade de vida, isso porque você oferece para o animal uma oportunidade dele expressar um comportamento mais natural mesmo estando inserido em um ambiente artificial.

BEBEDOURO PARA GATOS TORNEIRA FONTE MAGICAT

Vantagens do Enriquecimento Ambiental

enriquecimento ambiental para gatos

São muitas as vantagens de quando você estimula o instinto do seu cachorro ou gato de maneira correta, além de prevenir comportamentos considerados inadequados como aquela bagunça, o enriquecimento ambiental tem muitos outros benefícios. Confira alguns:

  • Aumento significativo da autoestima e autoconfiança;
  • Vai diminuir o medo, assim como a agressividade do animal;
  • Ajuda o pet a gastar energia física e mental;
  • Desenvolve a inteligência do bichinho;
  • Reconecta o seu filho de quatro patas com os instintos primitivos;
  • Estimula o olfato. 

Existem muitas formas para você fazer o enriquecimento ambiental para o seu pet. Uma alternativa, são os brinquedos interativos para cachorros e gatos disponíveis aqui na ZenPet. Divertidos e seguros, vai entreter o animal a todo momento, mas é importante que alguém sempre supervisione a brincadeira para evitar qualquer tipo de acidente.

Tipos de Enriquecimento Ambiental

São vários os jeitos que você pode estimular o seu pet e, com certeza, ele vai adorar. Veja qual deles o seu bichinho pode gostar mais:

  • Alimentar

Aqui você pode oferecer petiscos diferentes. É interessante propor a procura e a caça de alimentos de um jeito divertido. Coloque desafios na hora de comer e evite a previsibilidade. É bastante recomendado para aqueles animais que comem muito rápido e acabam passando mal. Porém não torne esse o único jeito do seu pet se alimentar!

BISCOITOS E PETISCOS NATURAIS PARA CACHORRO

  • Sensorial

São brinquedos ou atividades que provocam os cinco sentidos do animal: o sonoro, visual, tátil, gustativo e olfativo.

  • Físico

Com o uso de obstáculos, você pode simular os desafios que o bichinho teria se estivesse no habitat natural. Coloque lugares para subir, se esconder, descer…  use a criatividade!

  • Cognitivo

O objetivo aqui é estimular a inteligência, isso inclui a concentração, coordenação motora, memória e raciocínio. 

  • Social

Assim como nós humanos, os cachorros, no geral, são animais muito sociáveis e adoram fazer novas amizades. Por isso, é importante colocar o pet para interagir com outros de diferentes ou da mesma espécie, de forma parecida de como poderia acontecer na natureza. Mas fique atento para evitar possíveis brigas. No entanto, na dúvida, sempre procure a orientação de um veterinário de confiança.

Animal sem Enriquecimento Ambiental

vantagens do enriquecimento ambiental

Assim como está na natureza dos humanos realizar atividades para gastar energia, os pets também têm. Está no instinto e faz mal para a saúde física e mental do bichinho ficar na monotonia na maior parte do tempo. Sem o enriquecimento ambiental, o animal pode ficar mais agitado, agressivo e até mesmo bagunceiro. Sabe quando ele apronta? Provavelmente ele estava no tédio e quis chamar atenção de alguma forma. Com o enriquecimento ambiental você ajuda a evitar esse tipo de situação.

Enriquecimento Ambiental: COMO FAZER

Você pode criar brincadeiras, mas com a falta de tempo nos dias de hoje, a ZenPet Brasil tem uma sessão especial de enriquecimento ambiental para cachorros e gatos. Veja algumas opções de brinquedos:

BRINQUEDO PARA CACHORRO CONE CORDA JAMBO

Jogue para o pet buscar, assim vai estimular a parteO brinquedo Rubber Cone com Corda Vermelho contribui para um ótimo desenvolvimento das articulações bucal e ajuda a manter os dentes limpos e saudáveis, sua textura promove a remoção da placa bacteriana, fazendo com que o mau hálito seja eliminada.

BRINQUEDO PARA CACHORRO MACACO PELÚCIA KELEV

Um ótimo brinquedo para cães de médio e grande porte. Vai estimular o físico do animal, a coordenação motora, a parte sensorial, vai ajudar a gastar energia e faz com que o pet se divirta!

PUFF ARRANHADOR PARA GATOS ROCK MEOW

O Puff Arranhador para Gatos Rock Meow CatMyPet é o objeto que faltava para o seu felino garantir o conforto e diversão que ele merece. Além de ser uma peça de decoração para a sua casa, o Puff Arranhador foi desenvolvido para que o seu filho de quatro patas arranhe as laterais e descanse dentro dele.

Dicas ZENPET

importancia enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é essencial para todos os bichinhos, até mesmo os roedores e também para os pássaros. Mas é importante tomar alguns cuidados básicos como:

  • Caso tenha mais do que um animal, não saia de casa e deixe os brinquedos com comida. Assim, evita disputas e brigas;
  • O monitoramento é muito importante na hora da brincadeira. Procure sempre estar de olhos atentos!
  • Se tiver mais de um pet, sempre tenha brinquedos diferente para os dois e tente manter distância um do outro durante o enriquecimento ambiental;
  • Sempre tenha novidades no ambiente de brincadeiras, assim o espaço nunca fica monótono.
cachorro feliz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.