Como dar banho em cachorro?

Cada dia é mais comum os pets ficarem dentro de casa. Por isso, a dúvida de como dar banho em cachorro fica mais decorrente. Afinal, também queremos os nossos filhos de quatro patas cheirosos, assim eles podem ficar grudados com a gente no sofá para assistir série e se divertir muito, além de tirar aqueles cochilos deliciosos juntinhos!! 

A melhor hora para dar banho no cachorro

Se o seu pet não é lá muito chegado no banho semanal, experimente lavá-lo em uma hora que ele esteja mais cansado. Uma dica é depois de um longo passeio e/ou de muitas brincadeiras. Assim, ele terá menos energia para fazer aquela bagunça e o seu trabalho será mais fácil. E, mesmo que o cão não esteja cansado, não estranhe se logo depois o bichinho tirar uma longa soneca.

Como dar banho no cachorro em casa?

Se você vai dar banho no cachorro em casa por motivos de saúde do pet, siga as instruções que o veterinário passar. Mas, se for lavar o cão por qualquer outro motivo, vamos erguer as mangas da camiseta e focar na missão!!

Sempre lembre de ter carinho na hora do banho. Então, siga as seguintes instruções:

  1. Escolha um lugar confortável e seguro. Não só para você, mas para o cachorro também;
  2. Nada de água gelada ou muito quente: use sempre água morna;
  3. Antes de colocar o cão na água, proteja os ouvidos com algodão ou com protetor apropriado para isso. Assim, você evita infecções no ouvido do animal;
  4. Escolha shampoos apropriados para pet, assim como condicionadores;
  5. Espalhe o shampoo para cachorro no pet depois que o animal estiver molhado. Coloque o produto a partir da parte de trás da cabeça até a cauda;
  6. Massageie com carinho o bichinho para remover toda a sujeira. Deixe o produto agir e enxágue bem;
  7. Faça o mesmo processo com o condicionador;
  8. Seque o cachorro.

Pode usar shampoo de humano em cachorro?

Não, não podemos usar o nosso shampoo no banho do cachorro. Isso porque o pH do nosso corpo é diferente do deles. O pH ideal para a pele humana é de 4,7 a 5,7. Já os cães têm pH de 6,2 a 7,5, ou seja, bem diferente. Mas, saiba que esse número pode variar de acordo com a sensibilidade do animal ou até mesmo a raça. Se aconteceu um imprevisto e você quer lavar o seu cachorro e não tem como comprar um shampoo, usar uma vez o de humano provavelmente não fará mal.

NÃO ARRISQUE!! COMPRE AGORA O SHAMPOO NATURAL PROPOVETS PARA O SEU CÃO!

A nossa pele, a de humanos, têm cerca de 10 a 15 camadas de células. No entanto, a do cachorro, tem apenas de 3 a 5. Por isso, a pele deles é mais sensível do que a nossa. Shampoos com o pH errado ou com muita química, pode irritar e remover os óleos protetores da pele do cão. Por isso, procure usar shampoos mais naturais e, claro, apropriado para pets.

SHAMPOO NATURAL PARA FILHOTES PROPOVETS: SEGURANÇA PARA O SEU PET!

Como secar o cachorro?

Depois de ter dado banho no cachorro com o shampoo e condicionador corretamente, chegou a hora de secar a pelagem!! Mas, acredite, esta parte é tão importante quanto lavar e tirar todos os resíduos. Se não for seco de modo adequado, o cão pode ter problemas com fungos, alergias e dermatites. Por isso, atenção tutor!!

Os secadores que temos em casa são menos potentes e mais barulhentos, no entanto os de pet shop são próprios para cachorros. Por isso, não estranhe se o seu filho de quatro patas ficar com medo do equipamento, o animal não está acostumado com ele, mesmo que for toda semana para lugares de banho e tosa especializados.

No caso de usar o secador de cabelos, mantenha uma distância de 10 cm do bichinho, senão você pode machucar a pele do animal. Siga também estas dicas que valem ouro:

Use uma toalha

Para tirar o excesso de água depois do banho, use uma toalha macia. Assim, você agiliza o processo.

Temperatura e distância ideal

Se o cachorro se assustar com o barulho do secador de cabelos, converse gentilmente para ele ficar mais tranquilo. A temperatura do aparelho precisa ser morna e a distância de no mínimo 10 cm para não queimar a pele do animal.

Se o cão tem muita coceira, evite usar o secador, o calor pode acentuar o problema. A PetFellice recomenda você sempre conversar com um veterinário para saber mais.

Use algodão nas orelhas

Mesmo depois de você ter dado banho no cachorro, proteja as orelhas do pet com um algodão. Sempre com muita paciência para evitar qualquer lesão.

PARA LIMPAR AS ORELHAS DE CACHORRO USE O LIMPA OUVIDO PROPOVETS

Proteja os olhos 

Quando for secar o cachorro, proteja os olhos do animal. Cubra com a própria mão ou direcione o ar para a parte de trás da cabeça. Cães com olhos grandes como Pugs, Buldogue Francês, Inglês e Shih Tzus, precisam ter cuidados extras. O secador pode causar lesões nos olhos. 

USE O LIMPA LÁGRIMAS PARA PETS: PORQUE A REGIÃO DOS OLHOS MERECE ATENÇÃO ESPECIAL!

Escove os pelos

Essa dica é ainda mais importante para os pets que tem pelos longos como o Yorkshire, Maltês e Shih Tzu. Com uma escova apropriada para cães, penteie o cachorro durante a secagem, vai ser mais fácil de desfazer os nós.

Atenção ao comportamento do cão durante o banho!

Se o cachorro não gosta mesmo de tomar banho, o estresse em excesso pode traumatizar ou ainda causar  desmaio. Se o pet começar a ter respiração ofegante, tremer, chorar muito ou até mesmo fazer coco na hora do banho, pare imediatamente o processo. Coloque o animal em um local arejado, no entanto, sem vento, pelo menos enquanto o pet estiver molhado. Assim, ele vai se sentir mais confortável. A PetFellice sempre lembra que a saúde e o bem estar do cachorro, vem em primeiro lugar. 

DEPOIS DE TOMAR BANHO, O PET MERECE UM PETISCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.