Reforço Positivo: saiba mais sobre esse método de adestramento

Você já ouviu falar na técnica de Reforço Positivo para o adestramento de cães?

O Reforço Positivo é uma técnica de adestramento muito utilizada por tutores e adestradores para educar cães, e tem como objetivo recompensar as atitudes corretas do bichinho com algo que ele goste muito para mostrar ao cão que aquela atitude é correta. A partir deste método, você demonstra ao animal que ao realizar determinado comportamento ou atividade, haverá recompensas positivas para ele.

O método do reforço positivo é o mais recomendado por adestradores quando estamos falando sobre comportamento canino, entretanto há muitos critérios que devem ser levados em consideração a respeito do tema, uma vez que cada cachorro é único e vai demandar técnicas de adestramento únicas também. Por isso, vamos falar mais sobre o reforço positivo para facilitar a sua aplicação em casa.

Como surgiu o método do Reforço Positivo?

A compreensão que temos hoje acerca do comportamento e reações caninas ante à estímulos positivos se deve graças ao trabalho do psicólogo russo Ivan Pavlov, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 1904.

Em meados do ano de 1890, Pavlov centrou-se no estudo da salivação em cães, mais especificamente nas causas que provocam essa resposta fisiológica no animal. O psicólogo russo partiu do princípio de que havia certas coisas que os animais já reagiam sem que fosse necessário os ensinar, ou seja, já respondiam a reflexos instintivos.

Seu estudo, com experimentos considerados cruéis atualmente, centrou-se na análise de como os cães responderiam diante de alguns estímulos, criando uma base maior para entendermos como eles responderão à certas técnicas de adestramento. Como resultado dessa pesquisa,  Pavlov conseguiu descobrir como os cães respondiam inconscientemente a determinados estímulos, revelando a capacidade de associação destes animais frente a realidades diferentes.

Após descobrir essas respostas à estímulos enquanto ‘reflexos não condicionados’, aprofundando seus estudos, o cientista russo descobriu o ‘reflexo condicionado’, ou seja, a capacidade de criar uma resposta em um animal, a partir do inconsciente e através de um elemento ou ação que a nós interesse.

Edward L. Thorndike e a Lei do Efeito

Mais tarde, a Lei do Efeito, formulada por Edward L. Thorndike através de estudos realizados com gatos, diz que todo comportamento de um ser vivo tende a se repetir ao ser recompensado quando emitir certo comportamento. Por outro lado, o comportamento tende a não se repetir caso o animal seja castigado após a sua ocorrência.

A “caixa de skinner” e o condicionamento operante

Por meio de uma caixa que liberava diferentes opções de recompensas dependendo das escolhas feitas pelos bichinhos – desenvolvida por volta de 1950 pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner -, chega-se ao estudo do conceito de condicionamento operante. Nesta caixa, algumas opções ofereciam ração e água, outras davam choque e outras não faziam absolutamente nada.

Desta forma, os ratinhos usados para a pesquisa quando eram submetidos ao teste com a caixa, repetiam ações que lhe traziam resultados positivos, como a comida e água, e evitavam as com consequências negativas.

A partir de então, o psicólogo Skinner identificou que diferentes tipos de recompensas e punições poderiam condicionar os bichinhos.

Afinal, como funciona a técnica do Reforço Positivo?

O Reforço positivo para cachorros funciona como uma forma de adestramento na qual o cão é condicionado a situações em troca de petiscos, carinho, passeio ou até mesmo um brinquedo. É uma excelente técnica de adestramento para condicionar os cães a praticar determinada atitude ou deixar de praticá-las.

Antes de mais nada é importante que você entenda muito bem o comportamento do seu cão, pois não existe uma ‘receita’ perfeita para o adestramento com o reforço positivo. A personalidade do seu cãozinho vai influenciar muito nesse processo todo, esteja ciente disso!

Se o seu cão não for filhote e já possuir algumas manias ou costumes, você deve começar identificando-os para que possa considerar esses aspectos. Ter um profissional qualificado em adestramento nesse processo é de grande importância e vai te facilitar em muitos aspectos.

O segredo do sucesso nos treinos é, com certeza, a paciência e dedicação. Os treinos precisam acontecer regularmente e não precisam ser muito longos para trazer resultados.

De início pode parecer bastante simples, entretanto o conceito é um pouquinho mais complicado. Mas não desista, essa é uma técnica muito interessante para melhorar o adestramento do seu filho de 4 patas.

Dentro dessa técnica existe também a ideia de reforço negativos, que não está necessariamente associada a algo bom ou ruim. Vamos entender melhor esses conceitos!

Entenda a diferença: reforço positivo, reforço negativo, punição positiva e punição negativa

  • Reforço Positivo: nesta técnica acrescenta-se algo para enfatizar e reforçar um comportamento;
  • Reforço Negativo: neste caso algo que o cão não gosta é retirado ao realizar um comportamento ideal, por exemplo um barulho irritante;

Assim como o reforço, a punição também pode ser positiva ou negativa, no sentido de acrescentar ou retirar um estímulo.

  • Punição Positiva:  este termo designa o momento em que se pune o cachorro com uma situação desconfortável por algum comportamento errado;
  • Punição Negativa: neste caso retira-se algo que o cachorro goste como uma punição à algum comportamento errado.

Dentro do reforço positivo, a punição positiva não é uma técnica muito recomendada, já a negativa pode ser utilizada em alguns casos. Para exemplificar melhor: ao sair para passear com o seu melhor amigo, se caso ele puxar muito a coleira, para resolver o problema você pode ficar parado ao lado dele até que ele se acalme. Ao fazer isso você está se utilizando da punição negativa, retirando momentaneamente um estímulo prazeroso para o cão. Desta forma, a tendência é que ele diminua a frequência desse comportamento.

Devemos sempre estar atentos se as punições não machucam ou prejudicam de alguma forma o seu filho de quatro patas. Um dos pontos principais desta técnica de adestramento é a criação de situações nas quais o animal possa associar coisas boas a bons comportamentos, assim, é de extrema importância que se evite situações em que ele possa criar certo tipo de trauma.

O Reforço Positivo no dia a dia

Usar o reforço positivo no dia a dia é simples e vai te ajudar a condicionar diversos comportamentos do seu cãozinho, desde fazer xixi no lugar certo, não estragar móveis, até a realização de alguns truques, como se sentar, dar a patinha, entre outros. Mas lembre-se, nada vai vir sem dedicação e paciência, a recompensa deve vir sempre no momento certo e deve ser um comportamento sempre repetitivo.

Tutor, fique atento aos sinais que o seu cão te dá. Por exemplo, se você tem interesse em ensinar o seu cão a fazer xixi no local correto, atente-se aos momentos em que ele vai procurar um local para se aliviar. Desta forma você poderá levá-lo imediatamente ao tapete higiênico. Após ele fazer xixi no local correto, esteja com o seu prêmio em mãos para recompensá-lo. Assim, ele vai começar a associar esse comportamento a ações positivas.

Formas de recompensa

  • Petiscos: talvez essa seja a técnica mais eficiente de adestramento dentro do conceito de reforço positivo, mas lembre-se: tem que saber usar os petiscos na hora e no lugar certo. Com um bom petisco o cão pode entender em poucos dias as tarefas que ele deve fazer dentro de casa. Toda vez que o seu cão acertar um comportamento, ofereça um petisco, você deve agradá-lo sempre e com o passar do tempo ele vai realizar as tarefas para as quais foi condicionado.
  • Elogios carinhosos: elogiar o animal é uma excelente forma de utilizar o reforço positivo. Os bichinhos amam ser elogiados pelo seu tutor, e quanto mais você o fizer, mais o animal ficará propenso a condicionar o seu comportamento correto. Essa ligação entre vocês deve ser muito bem trabalhada e é muito importante. Quanto mais você elogiar o seu cãozinho, mais ele realizará as tarefas para receber os elogios.
  • Passeios e caminhadas: nós sabemos que esse momento é muito importante para a maioria dos cães, principalmente para aqueles que vivem em apartamentos. Eles ficam ansiosos pela chegada dos donos para poder dar aquela caminhada do lado de fora. Desta forma, se utilize disso dentro do reforço positivo em conjunto com as outras formas de recompensa.
  • Sinais de alerta com sons ou palavras: crie um código que o seu cachorro reconheça e entenda que está ligado a certos comportamentos dele.

Opções de petiscos para o Reforço Positivo

Nós sabemos que geralmente os petiscos são as recompensas que os cães mais gostam no momento do adestramento, eles são verdadeiros aliados nesses momentos.

Além de serem utilizados para reforçar alguma atitude positiva dos cães, os petiscos podem ser utilizados para estimular uma brincadeira e até mesmo uma maior ligação com o dono.

Entretanto devemos nos atentar à qualidade dos petiscos que oferecemos aos nossos filhos de quatro patas, e também à recomendação diária de quantidade. Por isso, nós selecionamos petiscos 100% naturais para auxiliar o tutor nesse momento de adestramento, sem prejudicar a saúde e o bem-estar do cão. Opte por petiscos que possuam fórmulas naturais e saudáveis, o seu bichinho merece o que há de melhor!

Biscoito Natural para Cachorro Baba Cão

Biscoito para cachorro 100% natural e artesanal, sem nenhum tipo de química, corantes ou conservantes. Com inúmeros benefícios, o biscoito natural Baba Cão:

  • Melhora o sistema digestivo;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Contribui para pelos mais macios e brilhantes;
  • Diminui o tártaro;
  • Diminui o mau hálito.

 Na Zenpet você encontra diversos sabores:

Salmão

(ingredientes: farinha de trigo integral, salmão, abóbora, manjericão e ovos.)

Coração Bovino

(ingredientes: farinha de trigo integral, coração bovino, beterraba e ovos.)

Fígado Bovino

(ingredientes: farinha de trigo integral, fígado bovino, fígado de frango, manjerona e ovos.)

Banana e Aveia

(ingredientes: farinha de aveia, aveia em flocos finos, banana, canela, ovos e mel.)

Biscoito Natural da PetVegan

A PetVegan produz biscoitos High Premium, que não possuem nenhum tipo de transgênicos, corantes ou conservantes industriais, colocando sempre em primeiro lugar a saúde do seu bichinho. Os biscoitos não possuem nenhum tipo de ingrediente de origem animal e são enriquecidos com Ômega 3.

Biscoito Natural de Alfarroba, Melaço e Linhaça Sem Glúten 200g PetVegan

Biscoito Natural para Cachorro de Alfarroba, Melaço e Linhaça da PetVegan possui uma base de farinha de aveia e farinha de arroz, além de outras vitaminas e nutrientes. É um biscoito pensado para os cachorros que são intolerantes ou alérgicos a glúten, pois são GLÚTEN FREE. A Alfarroba é o chocolate para os cães, pois possuem açúcares naturais, vitaminas e minerais importantes, mas não contém teobromina e cafeína, ou seja: perfeitamente segura para os cachorros!

Biscoito Natural de Maçã Sem Glúten 200g PetVegan

Pensando nos cachorros intolerantes ou alérgicos a Glúten, o Biscoito Natural de Maçã da Petvegan possui uma base de farinha de aveia e farinha de arroz, além de outras vitaminas e nutrientes. O Biscoito Natural de Maçã para Cachorros da PetVegan é rico em probióticos, favorecendo a função intestinal do seu pet e contribuindo para manter a imunidade dele alta.

Biscoito Natural de Cramberry Sem Glúten 200g PetVegan

Biscoito Natural de Cramberry para Cachorros da PetVegan é rico em fibras e em vitamina C, que auxilia na prevenção de infecções urinárias, equilibrando a acidez no corpo do seu cachorro. Além disso o biscoito não contém farinha de trigo em sua composição, se caracterizando como Glúten Free.

Biscoito Natural de Quinoa 200g PetVegan

Biscoito Natural para Cachorro de Quinoa da PetVegan é rico em proteínas, ferro e cálcio. A PetVegan pensou esse biscoito para auxiliar na diminuição dos riscos de diabetes e câncer. É enriquecido com vitaminas A, E, B12 e Zinco.

Biscoito Natural de Maracujá e Camomila 200g PetVegan

Biscoito Natural Maracujá e Camomila da PetVegan possui propriedades calmantes, contribuindo para uma vida mais tranquila do seu melhor amigo! É enriquecido com vitaminas A, E, B12 e Zinco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.