BANHOS PARA ANIMAIS TIRE SUAS DÚVIDAS:

O banho é um ritual de higiene fundamental para nós humanos, e para seu animal não é diferente. Um banho relaxante para seu pet auxilia e evita doenças como dermatite.

Antes de começar um banho relaxante e eficaz em seu cachorro, certifique-se de que todos os itens, como: shampoo, toalhas, algodão, secador de cabelo, escova e outros, estão a vista e preparados. Não é aconselhável sair do ambiente onde o animal está tomando banho para buscar algo, já que ele pode fugir, acabar fazendo algazarra ou até mesmo ficar aflito.

Qual a frequência certa para se dar o banho?

A frequência desses banhos, segundo o veterinário, é em geral de quinze em quinze dias.  Já a escovação dos pelos deve ser diária, pois com esse processo é possível tirar as sujeiras, espalhar o óleo natural e desembaraçar os nós, sem falar que pode ser relaxante e desestressante para o seu pet.

Posso usufruir de produtos que já possuo em casa para dar banho no meu pet?

É óbvio ululante que você sabe a maneira adequada de dar banho em seu cachorro, porém nessas horas é comum surgir dúvidas sobre se pode dar banho  com detergente por exemplo.

Por conta de que a maioria dos produtos para animais podem ter um preço um pouco exorbitante, sem falar que, o bichinho precisa de brinquedos, ração, visitas ao veterinário e muitos outros produtos de higiene, então, a fim de facilitar a economia, é comum querer dar banho no animal com o que já se tem em casa.

Muitas vezes um tutor inexperiente desconhece o perigo de se dar banho no pet com outros produtos e acaba acreditando que shampoos para bebê ou sabão de coco são bons para os animais.

  Considerando isso, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre os banhos e quais produtos usar.

Faz mal dar banho em cachorro com detergente?

Com certeza você  já ouviu falar que dar banho no cachorro com sabão de coco ou com detergente neutro é bom para os pêlos do animal. Além de estar errado isso não passa de um mito.

Os detergentes são desenvolvidos para limpar profundamente objetos, por isso, eles são capazes de remover sujeira e gorduras pesadas, totalmente contra indicado para animais, visto que esse produto é composto à base de ingredientes químicos muito fortes como: amônio quaternário e ácido sulfônico.

E sim, isso vale para os gatos também! Definitivamente esse não é um produto feito pensando no pH da pele dos animais.

Quer mais um motivo preocupante para não se usar definitivamente? Eles não costumam trazer nenhum tipo de componente hidratante, ou seja, além de fazer mal para o pet, seus pêlos ainda vão ficar ressecados.

Sendo assim, um animal que toma banho com detergente está mais propenso a desenvolver dermatites, pelagem opaca e quebradiça, aumento na produção sebácea e mal cheiro.

Quais são os melhores produtos indicados para o banho do pet?

O melhor produto para dar banho em cachorro é usar shampoos e condicionadores próprios para animais.

Esses produtos são elaborados levando em conta as características e necessidades do seu animal, com pH e a oleosidade natural , que é responsável por formar uma proteção para a pele deles.

Os shampoos para animais são capazes de higienizar o pet de maneira eficaz, deixando ele perfumado e com  o pH da pele equilibrado, isso também evita a proliferação de micro-organismos que podem gerar dermatites ou outros problemas de pele, como alergias e eczemas.

Além disso, esses produtos de higiene para pets vão além de apenas limpar , eles podem servir como tratamento de hidratação e resconstrução de pêlos, evitando a formação de nós, branqueando os pelos amarelados ou dar viço aos pelos negros.

Conheça alguns tipos de shampoo para cachorros:

Shampoo Hipoalergênico:

Esses produtos são desenvolvidos, em sua maioria, com ingredientes naturais como a aloe vera, arginina e melaleuca. Esses componentes exercem um efeito de frescor, hidratação e suavização da pele, o que auxilia no alívio da coceira e alergias pelo corpo do cachorro. Por isso, um shampoo hipoalergênico é a opção mais indicada para um cachorro com alergia. Além da composição mais natural, não possuem corantes ou fragrâncias, que podem ser agentes alérgicos para peles mais sensíveis.

Shampoo antibacteriano:

Geralmente  ele é composto por um componente específico, como clorexidine e miconazol. Esses componentes são essenciais para o tratamento de infecções causadas por fungos ou bactérias.

Shampoo antipulgas:

Os shampoos antipulgas são excelentes aliados em casos de infestações, no entanto, o shampoo é usado apenas como um auxiliar ao medicamento antipulgas, afinal, mesmo com o uso do shampoo algumas pulgas podem sobreviver.

Nesse caso, o indicado seria investir em um vermifugo eficaz.

Shampoos anti pulgas são elaborados com a base de piretróides e organofosforados, que servem para matar as pulgas, porém, é preciso cuidado, afinal, essas substâncias também podem intoxicar o pet.

Shampoo para pelagem específicas de cães :

A pelagem dos animais também pode perder seu brilho, desbotar e cair. Isso ocorre por diversos fatores, como a idade, o ressecamento dos pêlos ou até mesmo alguns queimados do sol.

Para evitar isso, use os shampoos para pelagem com cores específicas como matizadores.

Shampoo para pêlos claros:

Age promovendo o brilho e conservando a cor natural dos pêlos.

Shampoo para pêlos escuros:

Age devolvendo a cor e brilho e evita as quedas frequentes.

Shampoos desamarelador:

Age assim como o nome sugere, colaborando com o desamarelamento dos pêlos brancos.

Shampoo para filhotes:

Promove maciez e brilho ao pelo do filhote, além de possuir uma película hidratante que dá proteção para a pelagem por muito mais tempo.

Pode usar shampoo de bebê em cachorro?

Muitos dizem que shampoos para bebês podem ser usados nos animais por conter componentes que preservam a sensibilidade da pele.

Mas isso não passa de um mito e essa atitude não é recomendada. Seu cachorro pode ser alérgico a algum componente do seu shampoo e isso pode causar alergias na pele e pelo do seu pet. Lembrando que, por mais que o seu cãozinho seja considerado um membro da família, é importante lembrar que o organismo dele funciona de forma diferente, não arrisque! Procure sempre um produto próprio para animais.

Passos para dar um banho relaxante em seu cachorro:

1)Escove o animal antes de começar o processo do banho. Isso vai ajudar na hora de eliminar pelos e pele morta, assim como nós e pequenas sujeiras.

2) Limpe os ouvidos dele.

A parte externa das orelhas pode ser limpa com gaze ou uma toalha macia úmida com água morna. A parte interna precisa de mais atenção, e nunca se deve colocar hastes flexíveis dentro do ouvido do animal. Para limpar o interior utilize apenas produtos ceruminolíticos, ou seja, que dissolvem o excesso de cera. Depois disso, basta fazer duas bolas de algodão e coloca-las dentro do ouvido do pet para evitar que entre água.

3) Umedeça os pêlos. Depois de limpar as orelhas, prenda o pet de forma segura e confortável para ele. Com água morna, comece molhando os pelos do animal.

4)Passe o shampoo. A quantidade de produto utilizada deve ser proporcional ao peso, tamanho e tipo de pelo do animal. O shampoo deve ser aplicado de forma suave, em movimentos de massagem que formem espuma. É recomendável que se utilize sempre os produtos hipoalergênicos, e que eles fiquem agindo na pele do animal por cerca de 10 minutos até o enxágue.

5) Enxague-o bem. Para evitar alergias, é necessário enxaguar muito bem o pêlo do cão. O animal pode por instinto sacudir o próprio pêlo para eliminar o excesso de água mas mesmo assim permaneça no enxágue até não restar nenhum resquício de espuma.

6) Hora de secar. O momento de secar os pelos é um dos que mais assusta os cachorros. O barulho é muito desconfortável para eles, então sempre faça carinho ao mesmo tempo em que utiliza o secador, e vá dialogando com seu pet. o secador deve estar  sempre na temperatura morna, nunca na mais quente.

Gostou dessas dicas? Acesse nosso blog para saber mais cuidados com os pets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.