Devo trocar a ração do meu cachorro?

Tutor, está com dúvida se deve trocar a ração do seu cachorro ou não?

É normal ter essa dúvida, e nós vamos te ajudar com isso. Embora seu pet já coma uma ração de qualidade, é muito importante trocar a ração do cachorro ao longo de sua vida, para que ele possa ter acesso a uma melhor nutrição que esteja de acordo com as diferentes fases de sua vida.

É sempre bom lembrar que as necessidades de um filhote são bem diferentes de um cão adulto ou idoso. Além disso, é bom investigar com o seu veterinário a possível existência de algum problema de saúde ou alergias e intolerâncias alimentares. Nesses casos é importante que o cão possua uma alimentação específica e que atenda às suas necessidades especiais.

Entretanto, ao realizar a troca de alimento do seu cachorro, é necessário que se tome alguns cuidados para não causar reações adversas no organismo dele. Ao trocar repentinamente pode provocar indigestão e irritações no sistema gastrointestinal, então tome cuidado com isso. Vamos te dar algumas dicas sobre como e quando trocar a ração do seu peludo, fique atento!

Quando trocar de ração?

Existem alguns motivos que justificam a troca da ração do seu cachorro, contudo, fique tranquilo, se não houver a necessidade da troca, os cães se habituam rápido a comer o mesmo alimento por um tempo considerável.

A oferta de uma mesma ração ao longo de toda a vida do seu filho de quatro patas não é recomendada, entretanto também não se recomenda realizar a troca a todo momento.

De vez em quanto é importante mudar a ração do cachorro para buscar uma melhor qualidade de vida com rações de qualidade superiores. Para te ajudar nesse processo, listamos algumas situações em que é importante que ocorra a troca de ração.

  1. Mudança de faixa etária

Os cães nas diferentes faixas etárias – filhotes, adultos e idosos -, não possuem as mesmas necessidades nutricionais. Em cada mudança de faixa etária, o recomendado é que se troque a ração para uma específica para as suas necessidades. Ao longo da vida, o organismo dos cães passa por mudanças que são significativas em seu organismo.

Cães filhotes possuem muita energia, e, os nutrientes essenciais para um bom crescimento e desenvolvimento são muito diferentes dos de um cão idoso, que possui a tendência de ser mais tranquilo e sossegado. Carência de nutrientes ou nutrientes em excesso podem causar diversas complicações, então fique atento!

No rótulo das rações você já consegue encontrar para qual faixa etária ela se destina, pois são formuladas de acordo com as diversas fases de crescimento que um cão possui. Além disso tutor, fique atento à recomendação de porte que vem na ração também, pois algumas raças tendem a envelhecer mais rapidamente, principalmente raças de portes maiores.

  1. Patologias ou intolerâncias

Ao longo da vida, os cães podem desenvolver alguns tipos de problemas de saúde, como doenças hepáticas, diabetes, problemas nos rins, entre outros. Em decorrência disso, é importante que a ração seja desenvolvida de acordo com as necessidades do organismo do seu cão, essas rações específicas para problemas de saúde são chamadas de rações medicamentosas.

Alguns cães podem desenvolver também algumas intolerâncias ou alergias conforme a idade avança, como por exemplo intolerância à lactose e à glúten. Por isso deve-se sempre prestar atenção acerca da presença de ingredientes que possam prejudicar a saúde do seu bichinho.

Além disso, existem rações que são destinadas para cães que possuem obesidade, doenças de pele, problemas gastrointestinais etc. Nesses casos, procure sempre um veterinário para te auxiliar na escolha da melhor ração para o seu filho de quatro patas.

  1. Melhorar a qualidade da ração

Esse é um ponto muito importante. A ração é o alimento principal e fundamental para o seu melhor amigo, desta forma ela deve possuir em sua composição todos os ingredientes e nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável do organismo do seu cão.

As rações premium e super premium são desenvolvidas com ingredientes de alta qualidade, tendo seus nutrientes mais facilmente absorvidos pelo organismo do cachorro. Vale sempre a pena optar por essas opções que irão melhorar a qualidade de vida do seu peludo.

O seu cachorro merece a melhor ração que irá proporcionar para ele inúmeros benefícios e qualidade de vida. Desta forma, indicamos as rações naturais, pois quanto mais natural é sua alimentação, mais saudável o cão será!

Na Zenpet você encontra rações compostas 100% por ingredientes naturais, que não possuem em sua composição qualquer tipo de corante ou conservantes artificiais, suprindo todas as necessidades nutricionais que o seu peludo precisa. Com as rações naturais super premium você garante uma vida equilibrada e saudável para o seu pet.

  1. O cão não se adaptar ou possuir paladar seletivo

Às vezes, mesmo o tutor oferecendo rações de qualidade, os pets podem ter dificuldade de se adaptar a elas. Nesses casos, alguns sintomas podem surgir no seu cãozinho, como por exemplo náuseas, dores abdominais, diarreias, gases e vômitos.

Além disso, alguns pets podem enjoar fácil da ração, algumas raças são mais propensas a isso. Portanto, nesse caso, o tutor pode mudar gradativamente de ração para não causar nenhuma indigestão ao cão.

  1. Castração

A castração pode trazer algumas mudanças para o organismo do seu cão. Os reflexos são bem positivos, entretanto o tutor deve ficar atento às mudanças que o pet pode sofrer.

Algumas mudanças metabólicas podem ocorrer em decorrência da diminuição dos hormônios sexuais. Desta forma os cães podem ficar um pouco mais sedentários e é muito importante ter uma alimentação saudável e balanceada para que não chegue à obesidade. Mas tome cuidado tutor, não é simplesmente diminuir a quantidade de comida do seu cão, o ideal é buscar um alimento que possua um valor nutricional diferenciado.

É importante que quando o cão for castrar, o tutor peça uma recomendação para o veterinário de confiança para escolher a ração ideal para o bichinho.

Quais cuidados devemos ter ao trocar de ração?

Uma coisa muito importante tutor: a troca de ração deve sempre acontecer aos poucos! Esse processo é muito importante para que o seu bichinho não fique com desconfortos intestinais.

As duas rações devem ser misturadas durante a primeira semana seguindo as devidas proporções:

  • 1º e 2º dia: 75% da ração antiga e 25% da ração nova
  • 3º e 4º dia: 50% da ração antiga e 50% da ração nova
  • 5º e 6º dia: 25% da ração antiga e 50% da ração nova
  • A partir do 7º dia: 100% da ração nova

Pode parecer complexo, mas é uma troca muto fácil de fazer. Essa troca gradual é de extrema importância para que o seu cãozinho não fique mal. Mas para isso dar certo, não é recomendado que o tutor compre o novo alimento de última hora. Se planeje para isso!

O que não devo dar para o meu pet?

Devemos sempre ter em mente que a melhor alimentação para os cães é aquela que é adequada para o seu peso, porte e faixa etária, contendo todos os nutrientes necessários para garantir a saúde e bem-estar dos bichinhos.

Embora os cães possam comer carnes, algumas frutas e vegetais, somente esses ingredientes sozinhos não possuem todas as vitaminas e nutrientes que os cães precisam. Além disso, os preparos que fazemos desses alimentos para humanos, contém muitas coisas que são nocivas para a saúde dos bichinhos, como por exemplo: cebola, alho, sal (em excesso), açúcar, entre outros.

Para suprir tudo o que um cão precisa, é necessária uma alimentação balanceada e com bastante variedade de nutrientes.

É muito importante lembrar também que os petiscos não podem substituir a ração na alimentação. Os petiscos são uma ótima opção para agradar o seu peludo, mas eles não possuem todos os nutrientes e vitaminas que o seu cçao precisa. 

Tutor, escolha sempre alimentos de qualidade para o seu melhor amigo e busque por rações que atendam as necessidades dele. No site da Zenpet você encontra rações naturais e de ótima qualidade para o seu cão, além de petiscos naturais com ingredientes funcionais para servirem de agrado.

Se ficar com alguma dúvida, entre em contato conosco que estamos dispostos a te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.