Xixi no lugar certo: saiba como educar o seu cachorro

Tutor, você tem dificuldade para ensinar seu peludo a fazer xixi no lugar certo?

Este é um desafio para a maior parte dos tutores, mas chegou a hora de aprender como ensinar o seu melhor amigo!

A falta de sucesso que os tutores encontram na hora de ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo pode estar relacionado com a forma como a atividade está sendo ensinada. Devemos sempre lembrar que antes de ensinar, devemos condicionar o bichinho através da obediência de comandos básicos.

Além disso, fique sempre atento ao comportamento do seu peludo e aos sinais que ele te dá! Fazer xixi no lugar errado pode ser também uma forma do bichinho de chamar a sua atenção por falta de passeios e brincadeira, ou até mesmo pode ser um indicativo de problemas de saúde. Nesse caso, consulte um veterinário.

Mas fique tranquilo tutor, com o treinamento correto e uma rotina bem definida, todos os peludos, independente da idade, podem aprender a fazer xixi no local correto, nós vamos te ajudar!

Como treinar o meu cão?

Bom, em primeiro lugar o tutor deve lembrar que para ter sucesso em qualquer processo do adestramento é preciso ter paciência, persistência e consistência. É completamente normal que vez ou outra o pet erre o lugar de fazer as necessidades, mas não desista!

Para te ajudar nessa missão de ensinar seu peludo a fazer as necessidades no local certo, nós separamos algumas dicas e técnicas:

  1. Eleja um cantinho que funcionará como banheiro do seu cão.

O primeiro passo do processo de aprendizagem é a definição de um ambiente da casa em que você deseja que ele faça o xixi. Entenda o que é melhor para o funcionamento da casa. Após definido o local, escolha um tapete higiênico de qualidade para forrar o espaço, assim ficará mais fácil para o bichinho acertar. Não é recomendado que o tutor mude sempre o local dos pets fazerem suas necessidades, pois assim dificulta a associação.

É importante que o espaço escolhido fique distante dos potes de água e comida, e também da caminha do seu cão, pois eles não gostam de fazer as necessidades no mesmo local em que come.

Após a definição do local, fique atento ao comportamento do seu pet, isso é fundamental para identificar os momentos em que eles precisam se aliviar. Sempre que você perceber que o seu cão está com vontade de fazer xixi ou cocô, leve ele para o local correto.

É comum que os cães façam suas necessidades entre 10 a 20 minutos após comerem, fique atento!

  1. Utilize a associação positiva

Toda vez que o cachorro fizer suas necessidades no local correto eogie ele, brinque, faça carinho e ofereça um petisco. Desta forma ele vai perceber que o tutor está feliz com a atitude dele.

É fato que os cães amam receber esse tipo de interação pois ficam muito felizes quando conseguem agradar o tutor. Quanto mais vezes você fizer isso, maiores serão as chances de ele entender o comportamento desejável. Desta forma, fique atento nos momentos que ele procura o banheiro, para poder recompensá-lo pela atitude correta.

  1. Crie uma rotina

É muito importante que o seu peludo tenha hora para dormir, comer, brincar e também fazer xixi e cocô. Criar uma rotina com ele vai ajudar o seu pet a entender o funcionamento da casa e ter mais disciplina para realizar as atividades corretas.

A rotina é fundamental mesmo nos momentos de viagens. Se o cãozinho não for junto, o ideal é confiar os cuidados dele a alguém que conseguirá seguir a rotina de aprendizagem e de cuidados.

  1. Quando o cachorro fizer as necessidades no local errado, tire todo o cheiro

Quando o pet errar o local do xixi, limpe bem todo o espaço para que não fique resquícios do cheiro. Isso ajuda a diminuir as chances do cão voltar a fazer xixi naquele local.

Após remover o xixi e o cocô, higienize bem o local primeiro com um pano umedecido com água, e posteriormente use algum desinfetante. Desta forma o cheiro sai mais efetivamente.

  1. Fique atento aos passeios

Principalmente se a intenção for ensinar o bichinho a fazer as necessidades fora de casa, o tutor deve ficar atento aos horários de passeio. O ideal é sair para passear logo após a refeição. Mas cuidado, se o deu cão for filhote, ele só pode sair para a rua após o ciclo completo de vacinação!

Para cães adultos, é recomendado ser feito entre 4 a 5 passeios por dia, sendo o primeiro logo pela manhã, antes da primeira refeição, enquanto os outros podem ser feitos após as refeições.

  1. Tapetes higiênicos

Os tapetes higiênicos serão grandes aliados durante o dia a dia do seu cão. Eles trazem conforto e praticidade para a rotina da casa.

A maioria dos tapetes higiênicos de qualidade são feitos com materiais absorventes que evitam o mau cheiro. Na Zenpet você encontra tapetes higiênicos de excelente qualidade, que foram criados pensando em preservar a natureza e na qualidade de vida do seu pet. Além disso, eles possuem um atrativo canino que ajuda no adestramento do seu peludo, facilitando o encontro do local correto para as suas necessidades.

Tutor, fique atento para que seu cãozinho não ingira esses materiais, pois pode ser muito prejudicial para a saúde deles.

Nós não indicamos o uso de jornais no banheiro do seu pet, pois essa não é uma opção nem higiênica e nem saudável para o seu cão. Além de deixarem um mau cheiro no ambiente, pois não absorvem a urina, ao pisar com as patinhas molhadas, os cães podem desenvolver alergias e doenças devido à tinta da impressão.

O que não fazer nesse processo?

Nesse processo de aprendizagem, é bem comum que os donos se atrapalhem um pouco nos comandos, mas nós vamos te dar algumas dicas para que isso não ocorra!

Comportamentos agressivos, além de prejudicarem o aprendizado, podem traumatizar os bichinhos. Brigar com o seu melhor amigo é pior comportamento que o tutor pode ter. Se o cão fizer as necessidades no local errado, retire-o do local e realize a limpeza corretamente.

Se o animal fez xixi no local errado para chamar atenção, ao brigar com ele você está mostrando que ele conseguiu o que queria. Além disso, o cão pode entender que o comportamento errado é fazer xixi, e assim gerar alguns traumas e problemas futuros.

Nunca bata no cachorro ou esfregue seu nariz no chão. Esse tipo de comportamento é completamente inaceitável de um tutor. Os animais merecem ser educados com muito cuidado, paciência e carinho. Tenha sempre isso em mente.

Quais as melhores recompensas?

Nós sabemos que os biscoitos e petiscos são geralmente as recompensas que os cães mais gostam de receber como prêmio, e eles são verdadeiros aliados nesses momentos.

Mas tutor, atente-se à qualidade dos petiscos que você irá ofertar para o seu filho de quatro patas, e também na quantidade diária recomendada! Na Zenpet você encontra petiscos 100% naturais para te auxiliar nesse momento de adestramento, sem prejudicar a saúde e o bem-estar do cão. Opte por petiscos que possuam fórmulas naturais e saudáveis, o seu bichinho merece!

Além dos petiscos, você pode agradar o seu cãozinho de outras formas também, como carinhos e elogios carinhosos. Elogiar e fazer carinho no seu pet é uma ótima forma de estabelecer uma conexão com ele e demonstrar que você está feliz com as atitudes dele. Os bichinhos amam ser elogiados pelo seu tutor!

E agora, tutor? Está preparado para ensinar o seu filho de quatro patas a fazer xixi no lugar certo? Aproveite e entre no nosso site para garantir produtos que vão te ajudar nesse processo.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco! Será um prazer te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.