Guia de higiene para seu pet: A importância desse cuidado e como isso pode influenciar sua casa!

A higiene dos pets é muito importante para a saúde dos peludos e para quem convive com eles de perto. Presentes cada vez mais no nosso dia a dia, os pets já estão acostumados a viver dentro de casa, subir no sofá, pular no colo e, em alguns casos, até na cama. Por isso, a higiene deles precisa estar em dia! Em alguns casos de pets idosos ou medrosos, os tutores preferem dar banho em casa a fim de reduzir o estresse dos animais. Mas tem muitos donos que preferem fazer a higiene do peludo em casa, por uma questão de carinho e cuidado! Pensando nisso, Zenpet preparou um guia para você cuidar do seu amigão da melhor maneira possível. Confira!

Por que é importante higienizar seu pet?

Os animais, assim como nós, precisam constantemente passar por processos de higienização. Isso é necessário para evitar proliferação de microorganismos que possam causar doenças, não só ao pet como ao dono. Além disso, os banhos servem para evitar o mau cheiro, deixando nossos amigos muito mais limpinhos e confortáveis.

O ideal, portanto, é que os pets tenham um período regular para tomar banho.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, uma higiene adequada vai muito além de banhar o peludo a cada 15 dias. É preciso cuidar também de outros fatores, como escovar os pêlos, fazer a limpeza dos olhos, orelhas e dentes, e cortar as unhas.

Qual a frequência adequada?

A frequência de higienização precisa levar em conta o estilo de vida do animal. Recomenda-se que cachorros que ficam muito tem quintal, terra ou que passeiam sempre, tomem banho uma vez por semana. Isso vale também para cães com pelos longos. Caso seja menos ativo, pode-se higienizá-lo de 15 em 15 dias.

Já os gatos precisam de menos banhos. Por praticarem sua própria limpeza ao lamber os pelos, o banho é indicado uma vez por mês. A escovação é mais importante para os bichanos, para retirar os pelos mortos e impurezas mais profundas.

No caso de filhotes, deve-se esperar ao menos 2 meses de vida para que seja dado o primeiro banho.

Conheça o passo a passo para higienizar seu pet da maneira adequada:

Faça a limpeza dos olhos e orelhas

Os olhos e orelhas devem ser limpos fora do banho para evitar que entre água ou algum tipo de produto que possa causar dor ou incômodo. Para isso, utilize um pedaço de tecido macio com produto próprio para esse tipo de limpeza.

Na hora de limpar as orelhas, certifique-se de que não ficaram úmidas, pois esse é o cenário perfeito para a proliferação de fungos e bactérias.

Para isso você conta com os melhores produtos:

Limpa Lágrimas Natural para Cães e Gatos 100ml Propovets

Limpa Ouvido Natural para Cães e Gatos 100ml Propovets

Cuide bem dos pelos

Além dos banhos quinzenais no verão e mensais no inverno, é preciso escovar o animal todos os dias para evitar mau cheiro e possíveis nós, principalmente os cães de pelos longos — que devem tomar banho quinzenalmente mesmo no inverno.

Se o mau cheiro estiver forte antes dos 15 dias, existem produtos próprios para dar banho à seco. Dessa forma, você garante o bem-estar sem comprometer a saúde do pet.

Nesse caso nós recomendados os seguintes produtos:

Loção Natural para Cães Gatos 300ml Propovets – Petshop Online com Produtos Naturais para Cães e Gatos

Pente para Cachorro com 36 dentes rotativos Jambo Pet

Escove os dentes diariamente

Assim como os humanos, os cachorros precisam de cuidados diários com os dentes. A diferença é que, para eles, basta escovar uma vez por dia. Para isso, existem escovas e pastas próprias que facilitam a escovação.

No começo pode ser um pouco incômodo para o animal. Por isso, é importante ter bastante paciência e começar o mais cedo possível, pois, quanto mais novo, mais fácil será de ele se acostumar.

Deixe as unhas sempre cortadas

Procure manter as unhas do cachorro sempre bem cortadas, pois, além de evitar pequenas infecções, essa prática impede possíveis acidentes em casa. Alguns exemplos são quedas recorrentes da unha enroscando em tapetes, sofás e tecidos, além de escorregões — as unhas muito grandes dificultam o andar do animal.

Dê preferência por cortar as unhas após o banho, pois elas estarão um pouco mais moles, facilitando o corte. Contudo, tenha muito cuidado e atenção para não cortar demais e machucar os dedos do peludo!

Lembre-se de levá-lo periodicamente a um profissional para realizar os cuidados com a higiene. Dessa forma, você garante um serviço mais completo e precisará apenas realizar a manutenção em casa.

Banho em casa?

O indicado é sempre usar água morna para tentar tornar o momento mais agradável aos que não curtem tomar um banho. Em dias muito quentes, pode-se usar água em temperatura ambiente. Se a temperatura estiver muito baixa, há também a opção de banho seco.

Nesse caso, recomendamos alguns produtos específicos e seguros:

Lenço para Cachorro Hidratante Natural 20un Aromaterapia Vetfleur

Shampoo Natural para Cães Gatos Própolis Verde 300ml Propovets

Condicionador Ingredientes Naturais Cães 500ml Propovets – Petshop Online com Produtos Naturais para Cães e Gatos

Recomendações extremamentes necessárias:

Para evitar acidentes, é indicado colocar um pedacinho de algodão no ouvido, para que não entre água. Os olhos também precisam de atenção, tomando todo o cuidado para que não caia espuma e agrida o pet.

Na hora de secar, o recomendado é que se use uma toalha para retirar todo o excesso de água. Pode-se usar secador na potência mais baixa para auxiliar, sempre com cuidado para não esquentar demais a sua pele.

Algumas dicas extras para a convivência com os pets durante a pandemia:

Cães necessitam dos seus passeios diários e, com o surto do Covid-19, além dos cuidados que nós humanos devemos obrigatoriamente tomar, o seu pet também não pode ficar de fora dessa.

Higienizar as patinhas após o passeio antes de entrar em casa é essencial, até porque, na rua o contágio é ainda maior e seu pet carrega tudo nas patas.

Para isso existem produtos específicos que além de hidratar as patas do seu pet higieniza também, assim como os pêlos.

Confira abaixo os produtos:

Lenço para Cachorro Umedecido Álcool Gel para Pets Alcat Pata 70 CatMyPet

Álcool Gel Cães Gatos Alcat Pata 70 200ml CatMyPet

Gostou do nosso artigo completo sobre higienização? Acompanhe sempre o nosso blog da zen pet para se manter sempre bem informado sobre saúde e bem – estar animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.