Como manter o meu cachorro saudável?

Ter um bichinho em nossa casa é uma responsabilidade enorme, e mantê-los saudáveis é uma preocupação que todo tutor tem. Para que o seu cãozinho tenha uma vida saudável, nós separamos algumas dicas para você colocar em prática no dia a dia.

Os cuidados com a saúde do seu cão podem prevenir um problema futuro, e a prevenção é a melhor alternativa quando falamos sobre saúde e problemas que podem afetar os pets. 

São várias os cuidados que se deve ter para manter o seu cachorro saudável. Desde a alimentação, exercícios, até a qualidade do sono do bichinho são importantes para a sua saúde. Quer saber quais os hábitos para deixar o seu cachorro saudável? Então vamos começar pela alimentação!

Qual a melhor alimentação para o meu pet?

Cuidar da alimentação dos pets é muito importante para a saúde e a qualidade de vida deles. É necessário, que ao longo de sua vida, seja oferecida uma alimentação equilibrada e que atenda a todas as necessidades essenciais para cada fase da vida do seu cão.

As duas principais formas de manter uma dieta saudável para os peludos são a alimentação natural e as rações.

A alimentação natural consiste em uma dieta 100% natural, feita com alimentos como carnes, verduras, cereais e legumes. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a alimentação natural não é somente oferecer a “comida dos humanos” para os peludos. Muitos cuidados devem ser tomados ao oferecer uma alimentação natural.

Por meio do auxílio de um veterinário, a alimentação natural deve ser balanceada e porcionada na medida ideal que irá suprir todas as necessidades nutricionais do cão. Na dieta deve conter índices ideiais de proteína animal, gorduras saudáveis, carboidratos não inflamatórios, além de não conter aditivos químicos – corantes, conservantes ou estabilizantes artificiais.

Desta forma, se realizada da maneira correta, a alimentação natural pode ser administrada de forma saudável para cachorros de qualquer raça, porte e idade.

Pensando na praticidade, mas sem deixar de lado a saúde do seu cão, as rações naturais também são uma ótima opção para uma vida saudável. Por serem desenvolvidas levando em consideração todas as necessidades nutricionais dos cães, as rações naturais não possuem excessos ou carências de nenhum nutriente. Além disso, ao mastigar a ração, os cães acabam por limpar um pouco os seus dentes, prevenindo problemas como o tártaro.

Mas então, qual tipo de alimentação é melhor? A resposta é: depende! Ambas são ótimas opções se pensadas e escolhidas de acordo com as necessidades do seu pet. Mas uma coisa devemos lembrar: ao optar pela alimentação natural feita em casa, o tutor deve ter tempo para destinar uma parte da sua rotina para preparar os alimentos e ter um acompanhamento com um veterinário nutricionista.

O que não devo dar ao meu pet?

Embora a alimentação natural possa ser preparada em casa, os alimentos para os cães são diferentes dos que preparamos para nós humanos. Alguns dos alimentos que consumimos em nosso dia a dia são muito nocivos para a saúde canina, como por exemplo: 

  • Alimentos com cafeína;
  • Uva;
  • Alho e cebola;
  • Macadâmia;
  • Chocolate;
  • Abacate;
  • Leite;
  • Alimentos com alto índice de gordura.

Tutor, é muito importante estar sempre atento aos alimentos que são oferecidos para os cães. Além disso, fique de olho também aos produtos químicos que utilizamos na rotina de limpeza da casa, eles podem fazer muito mal para o organismo e para a saúde dos pets.

Quais cuidados devemos ter?

Além da alimentação, outros cuidados devem ser tomados para garantir que o seu cão esteja sempre saudável e bem cuidado.

  • Mantenha a vacinação e a vermifugação do seu peludo sempre em dia. Somente com as vacinas que o seu doguinho vai conseguir garantir imunidade contra muitas doenças caninas. Essa é a maneira mais eficaz de prevenir doenças e possibilitar que o seu peludo possa entrar em contato com outros animais em segurança. Por isso tutor, confira sempre a carteirinha de vacinação do seu cão, para ter sempre em mente as vacinas recomendadas para a idade dele!
  • A higiene é um fator muito importante para manter o seu cão saudável! Inúmeras doenças podem ser evitadas por meio da higiene correta e constante do bichinho. É importante que o tutor fique sempre atento se há a presença de pulgas, carrapatos, machucados ou alergias na pele do seu cão, e é possível fazer isso no momento do banho ou da escovação, um hábito também importante para evitar acúmulo de sujeira ou a infestação de parasitas. A escolha de produtos naturais de higiene também auxilia na manutenção de uma boa saúde para o seu cão.
  • Higiene bucal sempre em dia! É através dela que seu pode evitar a proliferação de bactérias pelo organismo do seu peludo.
  • Além da higiene do seu bichinho, mantenha o ambiente em que ele vive sempre limpo e bem cuidado. Isso é um hábito que ajuda muito na manutenção de uma vida saudável para o seu cão, evitando a proliferação de bactérias. Tutor, só tenha cuidado com os produtos que serão utilizados, para higienizar o ambiente busque por produtos de limpeza naturais e pet friendly que não agridam a saúde do seu pet! Os comedouros e bebedouros do seu cão devem ser higienizados diariamente com detergente neutro e água quente. 
  • Mantenha uma rotina constante de exercícios e passeios. O seu cão precisa gastar energia para ter uma vida saudável. Além de evitar o sedentarismo, garante uma maior saúde física e mental. Um cão com tédio não é nada saudável, pois pode desenvolver quadros depressivos, o que afeta diretamente sua vitalidade.
  • Não deixe de levar o seu peludo no veterinário periodicamente. Manter os exames sempre em dia diminui as chances de descobertas inesperadas. Acompanhar o crescimento do seu pet é muito importante para entender as particularidades de sua saúde e suas necessidades. Além disso, consulte seu veterinário de confiança sempre que algo pareça estranho, fora da rotina do seu pet, mesmo que seja somente para garantir que não é nada sério!

Tutor, seguindo essas dicas você garante uma maior vitalidade e saúde do seu peludo. Todos esses hábitos são essenciais e possíveis de serem implantados no seu dia a dia. Para receber mais conteúdos de saúde e bem-estar do seu cão, inscreva seu e-mail em nosso newsletter e receba atualizações periódicas sobre este tema e muito mais!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *