Quando devo dar suplemento para o meu cachorro?

Tutor, você conhece os suplementos para cachorro?

Os suplementos alimentares para cães são utilizados para auxiliar na alimentação do seu peludo, contribuindo para o melhor funcionamento do metabolismo.

Esse produto vem ganhando espaço na vida dos nossos bichinhos e, embora não seja um medicamento, deve ser utilizado mediante recomendação de um médico veterinário após avaliação clínica e exames complementares. Os benefícios dos suplementos para os cães são inúmeros, e por isso separamos algumas dicas importantíssimas para você, tutor!

Para que servem os suplementos? 

Embora a maioria das rações de qualidade ofereçam todos os nutrientes que são essenciais para o seu peludo, ele pode ter alguma deficiência nutricional em seu organismo, principalmente os que possuem doenças crônicas ou estão vivendo uma fase de recuperação. Isso ocorre, pois, cada cãozinho é diferente do outro, assim como nós humanos.

A suplementação pode ser indicada como uma forma de tratamento complementar ou único, dependendo do caso do animal. A falta de nutrientes pode causar diversos problemas para o seu cãozinho, como por exemplo:

  • Artrite, problemas ósseos e dores nas articulações;
  • Falta de energia e apatia;
  • Falta de apetite;
  • Desnutrição;
  • Imunidade baixa, o que favorece a contração de infecções;
  • Problemas bucais e dentários;
  • Problemas digestivos;
  • Perda de pelos em excesso;
  • Problemas renais.

Buscando evitar esses problemas, a suplementação auxilia em uma maior longevidade e qualidade de vida para o seu cachorro. Além disso, nos casos dos cães atletas, é necessário que seja feita a suplementação para que se obtenha mais energia e força.

Desta forma, deve-se levar em consideração na hora da escolha de suplementação alguns pontos como: doenças crônicas, condições preexistentes, porte, estilo de vida e alimentação. Mas lembre-se sempre, tutor: busque auxílio com um médico veterinário antes de oferecer suplementos para o seu cão!

Quais são os tipos de suplementos? 

Atualmente existem diversos tipos de suplementos para cães buscando atender a todas as necessidades nutricionais do pet. Cada tipo de suplemento possui funções diferentes de acordo com o que cada animal necessita.

  • Vitaminas

As vitaminas, em conjunto com outros nutrientes, auxiliam no bom funcionamento de diversas funções do organismo do cão. A alimentação é muito importante para que os pets consigam suprir suas necessidades vitamínicas, que são nutrientes essenciais. 

  • Ômega 3 e 6

O suplemento de ômega 3 e 6 auxilia na redução de chances de doenças cardiovasculares, contribui para o funcionamento geral dos órgãos e auxilia na pelagem do pet, deixando-a macia, brilhante e reduzindo a queda de pelos.

  • Zinco

Essa suplementação é muito importante durante a cicatrização ou processos inflamatórios. Desta forma, é bastante utilizada em pós-operatórios e no tratamento de doenças como artrite.

  • Prebióticos e probióticos

Esses suplementos auxiliam no equilíbrio e recuperação da flora intestinal, promovendo uma maior eficiência alimentar.

  • Selênio

Utilizado para auxiliar no sistema imunológico, além de prevenir doenças cardiovasculares.

  • Cálcio

Os suplementos para cães com cálcio são indicados para pets que possuam algum tipo de doenças como osteoporose ou para cães em fase de crescimento.

  • Colágeno, ácidos graxos e magnésio

Esse suplemento é bastante indicado para o fortalecimento de cartilagens e para a proteção das articulações. Geralmente é recomendado nos casos de cães que possuem dificuldade de andar ou muita dor no corpo.

  • Neem

O suplemento de Neem é rico em proteínas, cálcio, ferro, fósforo, carotenos e contém níveis significativos de componentes biologicamente ativos, que atuam no organismo ativando os diversos sistemas metabólicos. Além disso, esse suplemento para cães atua na limpeza do sangue, no sistema gastrointestinal, reduz problemas bucais e dentários, apoia o sistema imunológico e atua como um poderoso antioxidante auxiliando na saúde e bem-estar do peludo.

https://www.zenpet.com.br/suplemento-para-cachorro-neem-pet-100-g-preserva-mundi

Quais são as principais indicações de suplementos?

Os suplementos, principalmente os naturais, são bastante indicados para auxiliar nas articulações, nos pelos, sistema imunológico, doenças hepáticas e renais.

Voltados para o sistema imunológico, os suplementos alimentares auxiliam na prevenção e tratamento de depressão, quadros de ansiedade e estresse. Essa suplementação é bastante importante também para pets que tenham câncer, pois fortalecem o sistema imunológico do animal durante o tratamento pesado da doença.

A suplementação voltada para animais que possuem complicações nas articulações, auxilia no fortalecimento e proteção do peludo. São bastante indicados para cães de grande porte, obesos, idosos ou que possuem doenças como displasia no quadril ou cotovelos.

Com relação à suplementação indicada para doenças hepáticas, ela auxilia no metabolismo de gorduras e proteínas e introduzindo nutrientes que facilitam a regeneração das células do fígado.

Os suplementos para suporte das funções renais são compostos por vitaminas, minerais e aminoácidos que ajudam no tratamento de cães com doenças renais agudas ou crônicas e para aqueles com cristais e cálculos na urina.

Por fim, a suplementação para os pelos dos animais é indicada para cães que possuem a pelagem sem brilho e força, ou para quando estão passando pela troca de pelos. Para melhorar a aparência do pelo, os suplementos mais utilizados são os Ômegas 3 e 6, além dos suplementos vitamínicos minerais.

Onde comprar suplementos?

Por ser um produto bastante utilizado no dia a dia dos cães, é possível encontrar os mais diversos tipos de suplementos na maioria dos pet shops. Na Zenpet você encontra o Suplemento Natural de Neem da Preserva Mundi, um produto natural, de excelente qualidade e que possui inúmeros benefícios para o seu peludo!

O pó de Neem, quando misturado à alimentação, funciona como um fitoterápico promovendo a saúde integral dos animais. Tem o poder de agir como vermífugo, além de reforçar o controle de pragas e outros parasitas.

Tutor, agora que já conversamos sobre várias coisas que envolvem os suplementos para cães, podemos ter certeza do quanto esse produto pode ser importante para a vida de um bichinho. Contudo, ressaltamos mais uma vez a importância de consultar um médico veterinário antes de oferecer qualquer suplemento para o seu filho de quatro patas.

Gostou desse artigo? Fique atento sempre ao nosso blog, e se quiser receber mais conteúdos como esse, assine a nossa Newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *