Castração: Conheça os benefícios e qual a idade certa de fazer.

Alguns  podem discordar em muitos aspectos, mas, se tem um assunto sobre o qual quase todos os médicos-veterinários concordam, é a importância da castração de cachorros!

Existem muitos mitos sobre a castração de animais de estimação. Uma das crenças mais comuns é que as fêmeas devem ter ao menos uma ninhada antes de serem castradas, para que sejam saudáveis e felizes. Já no caso dos machos, crê-se que a castração torna o animal triste e frustrado, pois não conseguiria mais cruzar. Nesse artigo além de desmitificarmos algumas crenças faremos você compreender o quanto isso é importante para  o seu pet. Vamos lá?

cachorro dormindo

Castrar ou não?

Ainda existem muitas dúvidas quanto a castrar seu cachorro ou não, muitos donos ficam com medo ou com dúvidas. Alguns tutores  têm medo do possível ganho de peso. Mas entre as dúvidas frequentes, há muitas mentiras e, no todo, há muito mais benefícios que desvantagens em castrar seu cachorro.

Qual a idade certa para castrar o cachorro?

A idade mais indicada é diferente para cada animal, não existe uma data exata para quando castrar cachorro, válida para todos os pets. Na medicina-veterinária, estudos surgem constantemente, visando sempre o bem-estar animal, é recomendado que a castração seja feita entre o primeiro e o segundo cio das fêmeas, e após os machos completarem um ano de idade. Mas isso não é regra.

Conheça os benefícios que a castração trará ao seu pet:

1) Fêmeas ficam menos propensas a terem câncer (neoplasia)

Castrar fêmeas dá a elas menos chances de desenvolverem tumores na mama. Pesquisas comprovam que fêmeas castradas têm menor chance de desenvolverem tumores cancerígenos nas glândulas mamárias, em comparação com fêmeas não castradas.

2) Machos também têm menos chances de terem tumores

Castrar seu cachorro evita que apareçam tumores nos testículos e minimiza tumores na próstata. Cachorros castrados, apresentam uma enorme diminuição no risco de desenvolvimento de algum tumor na próstata e durante o procedimento, anulam a possibilidade de desenvolvimento de tumores.

3) Humor estabilizado

Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.

4) Castrar seu cachorro sai MUITO mais barato

Pense financeiramente: custa mais você gastar com uma cirurgia simples ou com uma ninhada de filhotes. Mesmo sabendo de todos os benefícios de castrar seu cachorro,  agora pense no seu bolso. Castrar seu cachorro pode custar de R$70 a R$100 (se você não tiver um plano de saúde pet que cubra a cirurgia) e ainda está evitando gastos com os filhotes, tratamentos contra diversas doenças, vacinas, etc.

5) Diminui o hábito de marcar território

Se o cachorro for castrado antes de completar um ano de idade, ele não demarcará território quando for adulto. Castrar é muito bom também para cachorros que já são adultos e que têm o hábito de demarcar território urinando pela casa, pois o hábito não vai se extinguir 100% pelo seu cachorro já ter aprendido a demarcar território, mas pode diminuir muito.

Como é a castração?

A castração é um procedimento cirúrgico que deve ser feito por um médico veterinário. Alguns procedimentos ainda pedem a presença de um anestesista veterinário, pois o animal deve estar sob anestesia geral. Apenas um profissional capacitado pode indicar qual o melhor procedimento e tipo de anestesia (inalatória ou injetável) para um cão ou gato.

Pós operatório: Como ele funciona?

Durante o pós-operatório, o tutor do pet deverá seguir as orientações que recebeu na clínica e retirar o curativo para a limpeza da sutura diariamente com o auxílio de um produto indicado pelo médico veterinário. Em alguns casos será preciso refazer o curativo utilizando gaze e micropore, mas na maioria dos casos só a limpeza é o suficiente. Nesse período, o bichinho precisará ficar com seu colar elizabetano para impedi-lo de mexer ou retirar o curativo, além de não contaminar o local da cirurgia. O colar elizabetano também é muito importante, pois o animalzinho sem esse acessório pode retirar seus pontos com a boca e precisar de uma nova cirurgia com urgência. Em geral, a recuperação é muito tranquila.

cachorro deitado

Não tem como arcar com a castração? Entenda o que fazer:

Busque pelo centro de controle de zoonoses do seu município. Algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, oferecem a esterilização gratuita. O serviço é feito para cães e gatos com idade entre 3 meses e 8 anos em clínicas credenciadas. Outra alternativa é procurar faculdades de medicina veterinária. Elas fazem o procedimento a preços mais baixos, para permitir que os alunos acompanhem a cirurgia.

Alimentação: O cão engorda após a castração?

Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.

Desconfortos decorrentes da cirurgia de castração:

Não é incomum vê-lo chorando e/ou sentindo dores nessa fase. A medicação pode ajudar a reduzir isso, por isso é importante oferecer os remédios corretamente.

É também normal que o pet coma menos, durma mais e esteja desanimado. Esse comportamento costuma durar poucos dias. Além disso, é possível que o animal fique um tempo sem urinar por causa do desconforto na região.

Medicamentos

Os medicamentos prescritos pelo médico veterinário devem ser dados corretamente para evitar complicações. Também é comum a necessidade de curativos e limpeza dos pontos feitos sobre a incisão, que deve ser feita apenas sob orientação profissional.

Conforto

Assim como nós, os animais precisam de conforto e cuidados pós-cirúrgicos. A recuperação da castração de cachorro e gato precisa de um espaço com a caminha, uma coberta e um pano ou lençol próprio. O repouso do animal deve ser absoluto para evitar que os pontos abram ou que surja um caroço após castração que pode evoluir para uma hérnia.

A cirurgia de castração é arriscada?

Trata-se de um procedimento rápido e simples. Porém, como toda cirurgia, existe o risco ligado à anestesia.

Para garantir a segurança do pet, é recomendável que se procure um local de confiança e que faça uso da anestesia inalatória, que é muito mais segura. Vale destacar que a cirurgia somente deve ser feita após um check-up, orientado por um veterinário e que ateste que o pet está apto para ser operado.

Confira nossa seção de pós operatório do seu pet em nosso site:

Colar Cirúrgico para Cachorro LuckyPet

Roupa Pós-Cirúrgica Unissex para Cachorro ZenPet

Ração Natural Vegetariana Premium para Cães 15kg Fri Dog

cachorro no veterinário

Todas essas situações são passageiras e acontecem com a maioria dos bichinhos que passaram pela cirurgia de castração . Em poucos dias o peludo retornará a sua vida normal, caso contrário, notifique o veterinário. 

Gostou do nosso artigo? Acompanhe nosso blog semanal para ficar por dentro do bem estar e saúde do seu animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.