Aprenda a adestrar seu cachorro a sentar, rolar e dar a patinha! Entenda

Treinar seu cão para fazer truques pode ser uma experiência divertida e enriquecedora para vocês dois. Os cães gostam de treinar porque recebem muita atenção e exercícios mentais estimulantes – para não falar dos petiscos. Para você, treinar seu cão pode ser uma maneira gratificante de se relacionar com ele. Quem nunca se encantou ao ver um cachorro sentar, deitar ou dar a patinha após um comando? Esses truques para cachorro são sempre impressionantes. E não é para menos. Afinal, ele demonstra inteligência, além da ótima comunicação entre o pet e seu tutor.

cachorro sentado olhando para petisco

Por que é importante ensinar comandos aos cachorros?

Aprofundar os conhecimentos sobre adestramento auxilia a entender com profundidade sobre comportamento animal. É muito importante refletir no adestramento não somente como forma de comandar o cachorro, mas como uma troca. Encare o adestramento como uma oportunidade de conhecer melhor os cães e o que eles querem comunicar em suas interações.

O adestramento pode ser muito produtivo para sanar situações como:

– cachorros agressivos e temperamentais;

– cães que latem demais;

– cachorros que sofrem muito com a ausência do dono e destroem muitos objetos em casa;

– cachorros com dificuldade de adaptação a outros animais na família; cachorros com dificuldade de socialização com humanos;

– educação de filhotes.

Por quanto tempo se deve adestrar o cão?

Esse período varia conforme a idade do animal, bem como os vícios que desenvolveu no período que não recebeu as orientações adequadas.

Não importa, na verdade, se o cachorro é velho ou novo, mas os vícios que ele tem. Dependendo do que ele aprendeu como conceito verdade, pode demorar para mudar a cabeça dele. Mas, em média, quatro meses é um tempo bom para você tirar um cachorro de uma faixa zero para um comportamento médio

Quais beneficios o adestramento pode trazer ao seu cão?

Saúde mental: ao estimular o raciocínio e a memória do pet, o ensino de truques é bom para que ele fique mais motivado e menos ansioso no dia a dia;

Saúde física: passeios diários são fundamentais. Porém, a realização de truques também estimula o pet a se movimentar, o que é ótimo para seu organismo;

Comportamental: além de menos ansiosos e entediados, cães que aprendem truques se tornam mais obedientes, facilitando a correção de problemas de comportamento,

Comunicação: conforme aprende truques, o cachorro fica mais atento e aprende a ler melhor os seus sinais, assim como você aprende a ler os dele.

Além de tudo isso, quando fazemos uma sessão de adestramento com reforço positivo, sem perceber, acabamos dedicando um tempo exclusivo para o pet. E, o que é melhor, de maneira muito agradável e estimulante! O resultado é que o vínculo afetivo também sai fortalecido.

cachorro feliz com sua dona

Passo a passo de como ensinar o cão a sentar:

O famoso “senta” é muito útil para acalmar o cachorro quando ele está muito agitado, como, por exemplo, antes de um passeio. Além disso, ele é um dos primeiros comandos que devem ser ensinados, já que serve de base para os demais.

Pegue um petisco para cachorro;

Chame a atenção do seu amigo com a guloseima;

Mova o petisco do focinho até atrás da cabeça, fazendo com que ele se sente para acompanhar o movimento;

Quando o cachorro sentar, diga “senta”, e dê o petisco para ele,

Elogie o comportamento do pet sempre que ele acertar.

Passo a passo de como ensinar o cão a rolar:

– Verifique se o cão sabe deitar

Faça o teste: fale o comando “deita” e veja se o cachorro o atende. Se ele deitar, já é um primeiro passo para aprender a rolar. Caso ele não execute o movimento, você terá que começar a tarefa ensinando-o a deitar.

–  Faça o comando de deitar

Ele deverá ficar com a barriga para baixo, as patas dianteiras esticadas na frente do corpo e a cabeça levantada. Caso ele queira levantar, empurre delicadamente o corpo para ele sentar. Em seguida, mostre o petisco e fale o comando “rola”, de forma clara e segura. Ao mesmo tempo, gire o petisco ao redor da cabeça do cão para o focinho acompanhá-lo. Continue com o petisco na mão, guiando o animal de uma maneira que faça ele rolar.

– Dê o petisco se o movimento for executado

Isto é muito importante! Para que a estratégia do petisco dê certo, você só entrega a guloseima para o cachorro se ele deitar. Mesmo que ele peça muito, será necessário resistir. Adestrar cachorro exige que você seja rígido e, ao mesmo tempo, acolhedor.

Passo a passo de como ensinar o cão dar patinha:

É um dos truques para adestrar cachorros que mais impressiona as pessoas. E também tem uma utilidade prática! Por exemplo: depois de aprendê-lo, fica mais fácil engajar o pet em brincadeiras que estimulam os sentidos dele, como adivinhar em que mão um petisco está.

– Faça o cão sentar;

– Pegue um petisco com a mão fechada para que ele apenas sinta o cheiro;

– Espere até que o cachorro estique a pata na sua direção

– Diga o comando “dá a pata” quando ele se aproximar, abra sua mão e dê o petisco;

– Elogie o comportamento do pet.

Treino é importante para o treinamento do seu cão e, mais uma vez, é preciso que todos os membros da casa participem do adestramento para dar tudo certo!

Cuidados importantes:

Lembre-se que cada animal tem uma personalidade e por isso alguns cães podem levar mais tempo do que outros para aprender truques. Porém, todos eles são capazes de aprender. O importante é ter paciência e respeitar o tempo de cada um.

Além disso, o adestramento é uma construção diária e o tutor deve dedicar pelo menos 10 minutos do seu dia ao ensinamento do pet, para que haja uma fixação dos truques que foram aprendidos.

Petisco para o adestramento de cães

Para treinar o seu cachorro e ensiná-lo os comandos apontados acima, você vai precisar de prática e dedicação. Além disso, um petisco específico e delicioso vai fazer com que ele siga os comandos com um sorriso de orelha a orelha.

Biscoito Natural para Cães Maracujá e Camomila 200g PetVegan

Dica ZenPet:

O Biscoito Natural Maracujá e Camomila da PetVegan possui propriedades calmantes, contribuindo para uma vida mais tranquila do seu melhor amigo!

https://www.zenpet.com.br/biscoito-natural-maracuja-e-camomila-petvegan

Biscoito Natural para Cachorro Palito de Coco 900g Krocão

Dica ZenPet:

Os Biscoitos Krocão são snacks essenciais na hora do adestramento do seu cão. Na hora do reforço positivo não hesite em usar o que tem de melhor para o seu cãozinho. Além do aprendizado você proporciona agrado e saúde para o seu melhor amigo. Os Biscoitos Krocão são uma opção saudável e natural para esse momento!

https://www.zenpet.com.br/biscito-palito-para-caes-200g-coco-krocao

Gostou do nosso artigo? Acompanhe sempre nosso blog semanal para que você se mantenha informado sobre vida e bem estar do seu animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.