Como escolher a cama/casinha ideal para o seu pet?

Seja a caminha no estilo almofadão ou colchão, ninho ou com alças laterais, iglu ou cabaninha, divã ou sofá, impermeável ou não, o ideal é que você escolha o modelo mais apropriado para o seu cãozinho. No mercado, as opções variam de acordo com as necessidades do pet, e é por isso que é fundamental entender para que servem cada uma delas.

Esqueça as tradicionais casinhas de madeira e as caminhas genéricas que são vendidas em qualquer lugar: seu cachorro já pode (e merece!) contar com móveis elaborados, que sejam adequados à características como raça e tamanho. Além de proporcionar uma boa noite de sono para seu cãozinho, essas camas podem também se integrar perfeitamente ao ambiente.

A Zenpet te auxilia e te informa em qual cama ou casinha é a melhor para a necessidade do seu pet, vamos lá?

cachorro dormindo na caminha

Como escolher a melhor caminha ou casinha para o cachorro?

Alguns cãezinhos podem relutar em usar a caminha no dia a dia, preferindo a cama do tutor ou o sofá da sala de estar. Por isso, é importante escolher um produto que, além de confortável, o animal goste e, principalmente, se adapte, a fim de que ele usufrua de seu próprio espaço. Afinal, tanto os cachorros pequenos quanto os grandes, precisam de um lugar para relaxar a musculatura.

Para garantir o conforto e a saúde do pet, é necessário observar algumas características do produto e necessidades do cachorro. É imprescindível, também, que as camas sejam feitas com componentes atóxicos e hipoalergênicos. Afinal, os cães podem rasgar o tecido e ingerir o revestimento.

Para escolher a cama mais próxima do ideal, os seguintes fatores devem ser levados em consideração, entenda o passo a passo:

1- Entenda as necessidades do seu cachorro

Como ele dorme?

Cachorros que dormem completamente esparramados precisam de uma cama grande. Se o seu cachorro gosta de se aconchegar, no entanto, precisará de uma caminha menor e com encostos ao redor para se apoiar.

Da mesma forma, observe seu cachorro. Ele tende a sentir frio ou calor enquanto dorme? Diferentes formas e estilos de cama para cachorro podem ajudar seu cãozinho a regular sua temperatura corporal e algumas camas podem vir até com aquecedores ou com almofadas geladinhas.

2- Defina um tamanho adequado

Uma boa regra é medir o seu cão enquanto ele dorme, desde o focinho até o começo do rabo. Então, adicione de 15 a 30 centímetros para determinar o comprimento (ou o diâmetro) da caminha que for escolher. Os centímetros adicionais são importantes principalmente se a cama tiver encostos ao redor.

3- Pense em necessidades especiais

A idade do seu cachorro ou problemas de saúde devem ser considerados ao selecionar um tipo de caminha. Camas ortopédicas atendem a cães com dor nas articulações ou artrite, enquanto aquelas com maior possibilidade de ventilação podem ser boas para cães de pelo longo.

4- Avalie o material do tecido e do enchimento

Camas de cachorro estão disponíveis em uma variedade de materiais que podem ajudá-lo a lidar com problemas como incontinência, odores ou alergias.

– As camas impermeáveis são ideais se o seu cão for mais velho e incontinente, ou se ele gosta de chegar molhado na caminha. Se sua cama não for à prova d’água, você pode adaptar uma cobertura deste material para colocar sobre ela.

– Existem opções de caminhas em tecido 100% algodão caso seu cachorro tenha sensibilidade a tecidos sintéticos como o poliéster ou o poliuretano.

– Prefira também enchimento em fibra siliconada antialérgica para cachorros com maior sensibilidade.

– Existem também capas hipoalergênicas que você pode estofar com o que quiser. São uma boa opção se o seu cão for muito sensível. Dessa forma, você pode experimentar vários recheios diferentes para ver qual funciona melhor.

Quais as vantagens de investir em uma caminha para os pets?

A cama também é uma forma de mostrar ao animal que ele tem um espaço próprio na casa. Esse lugar único e individual para o cão se torna mais importante caso você tenha objetos e ambientes em que o pet não pode entrar em contato. Quando sozinho, essa noção de território pode impedir que ele entre em lugares indesejados, danifique algo importante e, principalmente, venha a se machucar.

Quando pensamos na saúde física dos peludos, repousar com frequência em superfícies duras ou ásperas pode trazer diversos problemas, como:

– dores musculares e ósseas;

– aumento dos calos de apoio;

– sono inquieto pelo desconforto do local;

– resfriados e gripes causados pelo contato com o chão frio.

A caminha se torna sinônimo de conforto, um local familiar onde ele deixa o seu cheiro e a sua identidade.

Outra vantagem é que, a partir do momento em que ele se sentir tranquilo com esse novo espaço, não sentirá necessidade de buscar outros locais como o sofá ou a cama do tutor.

E se ele tiver  problemas com adaptação?

Para tornar essa mudança mais rápida, você pode seguir essas dicas:

1 – Caso seja uma substituição, a cama de cachorro deve estar posicionada no lugar da anterior;

2 – Se for a primeira vez, o melhor é ser posicionada em um lugar longe de onde o cachorro faz suas necessidades e de lugares que ele não pode acessar ou tem medo;

3 – Coloque dentro da nova caminha um brinquedo que ele goste, um paninho com o cheiro dele ou de alguém que ele goste. Isso ajudará a acalmá-lo e entender o lugar como seu;

4 – Estimule positivamente o momento de dormir no novo espaço. Dê algum petisco de seu interesse e faça carinho enquanto ele está deitado, isso ajudará a se tranquilizar e relaxar.

cachorro deitado na caminha

Onde comprar e quanto custa uma cama para cachorro?

Existem muitas opções de cama para cachorro para quem deseja presentear o seu amigo canino. Por isso listamos as melhores presentes em nosso site e com valores acessíveis:

1) CAMA PARA CACHORRO SQUARE NEST MARSALA LUCKYPET

A Caminha para Cachorro proporciona maior conforto e bem-estar para seu filho de quatro patas.

É um produto pet de fácil limpeza, forro em Corino ecológico, enchimento em fibra siliconada impermeável e cobertura de tecido Suede impermeável.

https://www.zenpet.com.br/caminha-para-cachorro-square-nest-marsala-luckypet

2) CAMA PARA CACHORRO SOFÁ PILLOW TOY STORE LUCKYPET

A Caminha para Cachorro proporciona maior conforto e bem-estar para seu filho de quatro patas.

É um produto pet de fácil limpeza, forro em corino ecológico preto, enchimento em fibra siliconada impermeável e cobertura de tecido 100% impermeável. Os braços da caminha são removíveis através de velcro.

https://www.zenpet.com.br/cama-para-cachorro-sofa-pillow-toy-store-luckypet

3) CAMINHA PARA CACHORRO PET HOUSE BATMAN LUCKYPET

A Caminha para Cachorro Pet House da LuckyPet é de fácil limpeza, base em Corino Ecológico preto, enchimento em fibra siliconada impermeável e cobertura de tecido 100% impermeável.

Capota removível através de botões de pressão.

https://www.zenpet.com.br/caminha-para-cachorro-pet-house-batman-luckypet

4) CAMINHA PARA CACHORRO NAP PLACE ÍNDIGO LUCKYPET

A Caminha para Cachorro proporciona maior conforto e bem-estar para seu filho de quatro patas.

É um produto pet de fácil limpeza, forro em Corino ecológico, enchimento em fibra siliconada impermeável e cobertura de tecido Suede impermeável.

https://www.zenpet.com.br/caminha-para-cachorro-nap-place-indigo-luckypet

5) CAMINHA PARA CACHORRO NAP INVERNO LUCKY PET

A Caminha para Cachorro Nap Inverno da LuckyPet é super estilosa, macia e ideal para dias frios. São muito confortáveis e quentinhas para garantir a soneca do seu filho de quatro patas.

https://www.zenpet.com.br/caminha-para-cachorro-nap-luckypet-LP-19

Confira também nossa variedade de mantas e mantenha seu pet confortável e quentinho:

https://www.zenpet.com.br/mantas-e-cobertores-para-cachorro

  Vale ressaltar mais uma vez que a escolha do material deve atender aos seguintes requisitos:

– facilidade na hora da limpeza;

– resistência para evitar que o cachorro rasgue o tecido, coma os enchimentos e bagunce a casa;

– praticidade para desmontar na hora da lavagem ou para transportá-la em passeios e viagens.

O próximo passo é escolher um local tranquilo, fresco e longe de barulhos para colocar a caminha. Assim, você garante que o seu cãozinho tenha suas horas de sono com tranquilidade e contribui para que ele tenha uma vida saudável e feliz!

Nós Zenpet sempre buscamos auxiliá-lo na sua relação com o seu pet, quer se manter sempre atualizado? Acompanhe nosso blog semanal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.