Nariz seco do seu cão: Quando isso se torna um problema? Como identificar?

Uma das características mais comuns dos cães é seu nariz gelado e molhado. Essa parte do corpo do animal regula a temperatura dele, ou seja, o focinho seco às vezes pode ser sinal de febre ou outros problemas. Saber diferenciar quando se deve ficar atento ou de quando é apenas algo pontual é extremamente vital para a saúde do seu animal. A Zenpet te auxilia nesse artigo a como identificar quando esse evento se torna um problema, vamos lá?

cachorro dormindo

Por que o focinho do cão é normal estar molhado?

Uma fina camada de muco no focinho de um cão o ajuda a sentir o aroma. Esse olfato superior se deve, em parte, à camada úmida que ajuda a absorver e reter os cheiros. Você pode até ver seu cão lambendo o focinho dele – uma maneira de realmente “provar” o cheiro.

Além disso, o focinho do  cão também é um dos poucos lugares em que eles podem usar para se resfriar. Os cães não têm glândulas sudoríparas como seus donos humanos. Em vez disso, os cães “suam” pelo focinho e pelas almofadas das patas.

Por que o focinho do meu cão descasca?

Em alguns cães mais sensíveis  a razão  do focinho descascar ou o aparecimento de algumas  cascas têm suas possíveis causas como:

– Exposição ao sol de verão ou no gelado frio de invernos rigorosos;

– Alteração na hidratação do nariz;

– Ambiente seco por muito tempo;

– Exposição prolongada ao ar-condicionado.

Quando o nariz seco do cão é sinal de alerta?

Em alguns cães é até normal o nariz estar seco devido o animal ter   acabado de acordar de uma soneca ao sol ou perto de um aquecedor ou que ele  precisa beber água devido à desidratação leve.

Entenda quando o nariz seco do  cão pode ser um efeito colateral de um problema médico:

– Um distúrbio de pele.

Se o focinho do seu cão está rachado, tem crostas ou feridas, ele pode estar sofrendo de uma doença de pele. Leve-o a um veterinário veterinário imediatamente pois, só ele  pode informá-lo se é esse o problema.

– A coloração do muco e sua influência

Caso, ao examinar o focinho do seu cão, você encontre qualquer secreção nasal, observe se o muco é  transparente, caso seja é normal. Agora, caso  o focinho do seu cão apresente muco espumoso, espesso, amarelo, verde ou até mesmo preto, consulte o seu veterinário com urgência.

– Desidratação grave

Um focinho seco provavelmente será apenas um dos muitos sintomas em um cão que sofre de desidratação grave. Outros sintomas incluem olhos encovados, gengivas secas, perda da elasticidade da pele e fraqueza.

– Uma queimadura solar

Se o seu cão apresenta focinho seco e vermelho ou a pele do focinho está descamando, pode ser culpa de uma queimadura solar. Converse com seu veterinário sobre uma loção especial para proteger seu cão do sol.

– Aspergilose nasal

A infecção localiza-se no nariz, fossas nasais e seios frontais, o animal pode apresentar sintomas como: Mucosidade que pode chegar a conter pus e sangue, dor nasal, nariz visivelmente inchado.

cachorro sentado olhando para câmera

Passo a passo de como prevenir nariz seco no seu cão:

1) Ofereça água fresca durante o dia todo para mantê-lo hidratado

2) Passe protetor solar no corpo do animal, especialmente no nariz. Já existem produtos específicos para essa região. Evite utilizar filtros solares para seres humanos. O ideal é comprar um próprio para cães.

3) Durante o inverno, evite deixar seu cão muito tempo no quintal sofrendo com os ventos gelados ou faça passeios muito longos. E, dentro de casa, não permita que ele fique muito tempo na frente de um aquecedor ou lareira.

4) Uso de óleo mineral diariamente no nariz, mas em pouca quantidade para que ela não comece a lamber, o que potencializa o ressecamento;

5) Limpe o nariz do animal com água e o sabão, acima mencionado. Isso vai matar as bactérias que podem estar vivendo na área e resfriá-la. Tente impedir o animal de inalar a espuma para não piorar o problema. Use somente sabão específico para animais para higienizar o focinho do seu pet.

Quais produtos eu posso adquirir de imediato para auxiliar meu pet?

A Zenpet disponibiliza uma linha completa de cuidado e higiene do seu pet. Incluindo uma linha para o focinho seco do seu animal. Listamos aqui os principais produtos que vão te auxiliar nessa jornada:

Gel Natural Própolis Verde para Cães e Gatos 190g Propovets

O Gel Propovets promove uma rápida revitalização tecidual e cria uma camada protetora que impede a entrada de agentes oportunistas, o que leva a uma regeneração perfeita da pele do seu bichinho. Além disso, o Gel Natural Propovets restaura falhas de pelagem que são causadas por lambedura, coceiras ou machucados.

Aromaterapia para Cães Blend Dermatológico 10ml Vetfleur

O Blend em Gotas Dermatológico foi desenvolvido pela Vetfleur, na Linha Meridianos, e age no sítio dermatológico dos cães, auxiliando no equilíbrio da pele. Os óleos essenciais escolhidos para a fórmula desse produto foram pensados exclusivamente para cada ação pela sinergia deles, já com a concentração segura de utilização. O uso do Blend em Gotas Dermatológico é muito indicado para cães que possuem alergias ou problemas de pele e pelo.

Bálsamo para Cachorro Natural Focinho Nose Balm 24g Vetfleur

O Bálsamo Nose Balm é indicado para hidratar os Focinhos dos Cachorros, promovendo hidratação intensa e permanente, ajudando a prevenir machucados.

Por ser um bálsamo para ser utilizado no nariz dos cães, esse produto não contém óleos essenciais, a fim de trazer um conforto ainda mais para o bichinho. A formulação é 100% natural e segura.

Sabonete Natural para Cães Gatos Neem Pet 120g Preserva Mundi

O Sabonete Neem Pet, é uma rica mistura que limpa, tonifica e revigora a pele, deixando no ar uma agradável sensação de tranquilidade e alegria.

menina e cachorro

Gostou do nosso artigo? Acompanhe sempre nosso blog semanal para ficar sempre atualizado sobre a saúde e bem estar do seu animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.