Checklist felino: como reconhecer o amor do seu gatinho

Infelizmente muitas pessoas desacreditam do amor que os felinos sentem por seus tutores, contudo, fique tranquilo, o seu gatinho te ama sim!!

Os felinos demonstram afeto de uma maneira diferente do que estamos acostumados, e por isso, muitas vezes essa demonstração não fica muito clara para nós. Por isso, no artigo de hoje nós vamos falar sobre alguns sinais de amor que o seu peludo dá para você!

Gato olhando para câmera

10 Sinais de que o seu felino te ama!

  1. Ele dorme de barriga para cima? Ele confia, e muito, em você!

Gatinhos dormindo de barriga para cima é sinal de que ele se sente seguro com a sua presença e confia no ambiente em que ele está.

  1. Ronronar, o motorzinho do amor!

Ihhh, ligou o motorzinho? Sinal de muito amor!! Esse som emitido expressa o contentamento do felino com alguma situação.

O felino também pode utilizar esse som para se acalmar ou quando estão cuidando de seus filhotes. Por isso que os gatos possuem diferentes tipos de ronronar, mas é fácil de identificar: se o seu felino está ronronando de uma forma suave ou de modo intenso e profundo, isso significa que ele está demonstrando muito amor e relaxamento ao seu lado.

  1. Ele te lambe ou morde? É muito carinho envolvido!

As lambidas são uma grande demonstração de carinho. Esse ato remete ao ritual de limpeza que as mães têm com os filhotes. Desta forma, eles reproduzem como um ato de carinho com o tutor. As mordidas suaves também é uma forma que eles têm de demonstrar afeto.

  1. Amassando pãozinho? Ah não, isso é incrível!

O fato é: gatos só afofam quando estão felizes e relaxados. Esse é um costume que eles têm de quando são filhotes, quando ainda mamam o leite da mãe. Esse movimento ajuda a estimular a produção de leite. Desta forma, esse ato simboliza um momento agradável, de segurança e relaxamento.

  1. Balançar a cauda. Aquele rabinho contraído e com a pontinha balançando é um ótimo sinal!

Na linguagem felina, esse comportamento é muito importante, e quer dizer que ele te enxerga como um tutor incrível! É um verdadeiro sinal de amor! Neste caso ele está querendo demonstrar para você que está feliz, e um carinho como retribuição seria ótimo.

O rabo dos felinos é um termômetro dos seus sentimentos. Por exemplo, se ele estiver com o rabo eriçado, ele provavelmente está agitado ou com medo.

  1. Trazer presentinhos – algumas vezes desagradáveis!

Já recebeu aquele presentinho indesejável do seu felino?? Pois bem, esse é um sinal de que o seu gato te ama. Embora não seja muito agradável, quando o seu bichano te traz um animal morto como forma de presente, é um comportamento que existe por conta de seu instinto predador, e demonstra que ele te considera como parte de sua família.

  1. Cabeçadas, nada delicadas, mas de puro amor!

Embora geralmente as cabeçadas matinais que o seu felino te dá não sejam muito delicadas, não brigue com ele. Com esse gesto, ele está representando o amor dele por você. É como se fosse um pacto de amizade, então não vai quebrá-lo, hein!!

  1. Dormir com as suas roupas

Quando um felino escolhe um local para dormir, ele não escolhe necessariamente pelo conforto, mas sim um local que lhe inspire confiança. É normal que eles interpretem que o local onde seus tutores deixem as roupas, sejam locais seguros. Além disso, ali fica o cheirinho do seu grupo.

  1. Ele faz carinho em você? Isso é bem mais do que uma prova de amor!

Ele fica se esfregando em você e fazendo carinho? Esse é um sinal de que ele te ama e gosta muito de passar um tempo junto a você. Em seu corpo se concentram glândulas que possuem hormônios que eles utilizam para marcar posse ou território, desta forma, se ele anda fazendo isso com você, é porque ele te considera dele ou parte de seu núcleo familiar.

  1. Ele ama dormir ao teu lado e não desgruda durante o dia? O amor mais sincero dessa vida!

O teu gatinho te segue até quando vai ao banheiro? Isso é porque ele te ama e quer estar junto com você. Mesmo os felinos que não são muito afetivos, demonstram seu carinho estando junto com você.

Contudo, devemos tomar cuidado com esse comportamento, pois se evoluir para um comportamento excessivo, pode ser patológico, demonstrando sinais de ansiedade.

gato ganhando carinho

Chega de preconceito!

Essa ideia de que os felinos não são animais companheiros e carinhos é ultrapassada. Nós já sabemos que eles são grandes amigos e que embora demonstrem seus sentimentos de maneira diferente, eles nos amam muito!

Por isso, tutor, entenda esses sinais que o seu felino te dá e proporcione momentos de qualidade entre vocês! Busque produtos que auxiliem na brincadeira e interação entre vocês, e aproveite o momento junto com o seu gatinho!

Brinquedo para Gatos Crocodilo Jambo Pet

Brinquedo para Gatos Varinha de Pesca

Catnip em Spray para Gatos

Catnip Erva Desidratada para Gatos

Se quiser saber mais sobre o comportamento animal, assine nossa newsletter e fique por dentro do assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.