Viajar com seu pet: Entenda como tornar isso possível e inesquecível ao seu amigo sem passar perrengue!

Chegam as férias, feriados ou fins de semana e a família toda está preparada para viajar. É muito habitual a casa ficar vazia nesse período e não ter ninguém para tomar conta dos animais de estimação.

A solução para não deixá-los sozinhos, é dar um jeito para levá-los juntos.

Ao decidir levar seu animalzinho de férias por aí, não basta colocar todo mundo no carro e cair na estrada. Algumas cautelas precisam ser tomadas para evitar transtornos para você e para o animal. Transporte irresponsável de animais no carro, por exemplo, pode acarretar em multa e até apreensão do veículo, além de pontos na carteira.

Nós da Zenpet montamos um guia que irá te auxiliar nessa aventura.

cachorro indo viajar

O que é preciso levar para viajar com seu pet?

Os bichos de estimação também necessitam estar bem equipados antes de embarcar em uma viagem, até porque, quando se trata de cuidados com a saúde e o bem-estar deles é necessário cautela. Alguns itens que são fundamentais para você adquirir são: a caixa de transporte, a coleira, o comedouro e o bebedouro e a plaquinha de identificação. Antes de sair se aventurando pelo mundo com seu fiel companheiro é necessário muito planejamento. Não importando a distância da viagem com gatos e cachorros, eles devem estar confortáveis e em segurança para curtir o passeio da melhor forma possível.

Como viajar com o pet de carro?

Um ponto crucial para fazer uma excelente viagem com o pet de carro é acostumá-lo a andar no veículo. Por isso, o ideal é começar com passeios curtos e ir aumentando-os de forma progressiva – de preferência, desde filhote. Uma ótima dica para que o pet fique mais calmo é sempre levar algum item que ele tenha o costume de usar em casa, como um brinquedo ou uma manta.

Passo a passo de cuidados ao viajar com seu pet:

1)  O momento certo de alimentá-lo

Não alimente o seu animal de estimação nas três horas anteriores à saída, evitando que ele fique enjoado, mesmo que ele esteja habituado a viagens e não costume ter náuseas nem vômito. Quando chegarem ao destino final, lembre-se de que ele precisa ganhar mais ração e finalizar a refeição.

2) Uma pausa é necessária

É extremamente vital  que sejam feitas paradas a cada duas ou três horas, no máximo, quando o percurso for longo.

Durante esses descansos, encontre um local adequado para que seu pet faça as necessidades e tome um pouco de água. Mantenha-o preso a uma coleira e também recolha a sujeira que ele fizer.

3) Transporte em bolsa ou cadeirinha?

Geralmente, as bolsas e cadeirinhas para transporte no carro são feitas de lona com outros tecidos e, por isso, são confortáveis e também apresentam segurança.

A maioria das bolsas e cadeirinhas possuem cintos internos e devem ser anexadas ao banco. Esse método é adequado para animais de pequeno porte, que não pesam mais do que 10 quilos.

4) A diferença no transporte de cão e gato

Os gatos costumam amar  com o jeito de serem transportados e entram na caixa sem grandes problemas, pois é um ambiente confortável e isolado. Já no caso dos cães, a situação é um pouco diferente, pois alguns nem entram nesse formato e os que entram ficam irritados, mostrando que não gostam do local, devido à sensação de prisão.

5) Cuidados finais

– Verifique com antecedência se o local onde irá se hospedar aceita animais de estimação;

– Consulte o veterinário antes da viagem e peça para que ele indique remédios básicos para caso de emergência;

– Leve os documentos do pet, como cartão de vacina, por exemplo;

– Não esqueça de preparar uma bagagem com a quantidade necessária de ração, potes para água e comida, além de outros utensílios como toalhas e cama

cachorro na janela do carro

Benefícios de viajar com seu pet:

– Será divertido para o seu pet

Viajar junto com seu cãozinho certamente tornará a viagem muito mais animada e movimentada. Ainda mais se você tiver incluído em seu roteiro passeios que seu peludo também possa ir e se divertir junto com você.

– Companhia para ele

A maior vantagem de levar seu cãozinho para viajar junto com você é, sem dúvida, poder estar com ele sempre ao seu lado. Dividir os momentos de alegria e se divertir junto com seu peludo com certeza fará sua viagem mais animada.

– A segurança deles

Outra razão pela qual tutores acabam decidindo levar seus companheiros peludos em suas viagens é por não se sentirem confortáveis em deixá-los em um hotelzinho com vários outros cães que ele não conhece – e que podem não serem muito sociáveis – ou então em deixá-lo sozinho em casa o dia todo sem receber a atenção necessária.

cachorro na janela do carro

Confira nossa lista de itens que você deve adquirir antes de viajar com seu pet:

– Capa para banco do carro

– Bebedouro para Cachorros 700ml Vermelho Furacão Pet

– Biscoitos

Biscoito Natural para Cães Maracujá e Camomila 200g PetVegan

– Manta

Manta para Cachorro e Gato Dupla Face Bolinhas Zenpet

– Brinquedos

Brinquedo para Cachorro Macaco Pelúcia Laranja Médio Jambo Pet

– Saquinhos descartáveis

Sacolinha Coletora Cata Caca Cães Gatos Gel Vermelho Chalesco

– Floral

Floral para Cães Gatos Pet Ansiedade 31 ML

Gostou do nosso artigo? Acompanhe sempre nosso blog semanal para ficar por dentro da saúde e bem estar do seu animal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.