Como proteger seu animal de vários tipos de carrapatos? Entenda

Eliminar carrapatos em cães é algo que deve ser feito sempre. Estas pragas podem facilmente se alastrar pelo corpo do cachorro de forma que a remoção fique cada vez mais difícil. Há casos em que o carrapato pode tirar tanta energia do cão que ele nem consegue mais ficar de pé.  É muito essencial ficar atento ao primeiro sinal desses parasitas em seu animal e sua casa para eliminá-los o mais rápido possível.

cachorro com carrapato

O que são carrapatos?

Os carrapatos são parasitas parentes das aranhas, possuem oito patas, que botam ovos no seu animal de estimação e se alimentam do sangue dele.

A espécie mais comum existente é a Rhipicephalus sanguineus também é chamado de “carrapato do cão urbano” porque se reproduz e vive dentro de construções e ambientes domésticos, o que lhe permite estar presente em praticamente todas as áreas urbanas  e consequentemente em seu animal.

Por que os carrapatos são um perigo para os cães?

As picadas de carrapatos são irritantes, especialmente para cães que têm alergia e podem deixar os cães muito doentes.

Como eles sugam o sangue, em alguns casos, uma grande infestação de carrapatos pode levar à anemia, uma doença que causa letargia e pode exigir uma transfusão de sangue em casos graves.

A importância da prevenção:

Não tem jeito, a melhor maneira de prevenir que o cachorro tenha carrapato é garantindo a sua proteção com produtos específicos. Portanto, não devemos economizar nesse momento e apelar para produtos caseiros, afinal, é a saúde do pet que está em jogo!

Confira produtos infalíveis existentes em nossa loja que deixarão seu pet protegido e livre de carrapatos:

Coleira Repelente Natural para Cachorro Erva Santa Maria Neem PetVegan

Kit 2 Coleiras Antipulgas Carrapatos Médio Bella Goella

Spray Neem Pet Natural Cães Gatos 180ml Preserva Mundi

O Neem tem propriedades medicinais, pode ser tratamento para vermes, parasitas, doenças de pele e também ajuda no sistema imunológico do seu bichinho. Por ser um repelente natural, o Spray Neem Pet da Preserva Mundi vai deixar as pulgas e os carrapatos longe do pet.

Como os animais pegam carrapatos?

Tendo contato com animais ou em ambientes com vegetação, folhas e madeira contaminados; Os carrapatos  permanecem por muito tempo em ambientes contaminados mesmo sem a presença de um animal. Evite deixar seu bichinho passear ou brincar em locais com grama alta ou muita madeira e folhas acumuladas.

O que fazer ao encontrar um carrapato?

Caso você encontre um carrapato em seu bichinho, em sua casa ou em você mesmo, retire-o imediatamente.

Apenas use luvas e uma pinça e coloque o carrapato em um recipiente com álcool para matá-lo. Não aperte o carrapato, pois você pode se contaminar com o sangue ingerido pelo parasita. Também não o jogue diretamente no vaso sanitário, pois ele não irá morrer e continuará infectando outros animais.

Para tratar o ambiente:

Atenção! Esses produtos devem ser usados apenas no ambiente. Nunca use-os direto no seu  animal.

Higienizador de Ambientes para Casa de Cães Gatos Alcat Casa 70 500ml CatMyPet

Multiuso Natural Neem Pet para Casa de Cachorro Gato 450 ml Preserva Mundi

cachorro feliz

Passos a passo de como proteger seu cachorro dos carrapatos:

1) Proteger o ambiente com produtos específicos

Produtos comuns de limpeza não eliminam carrapatos. Por esse motivo, ao notar a presença desse parasita em sua residência, providencie a limpeza do local com produtos específicos carrapaticidas para o ambiente.

2) Evite  móveis que podem se tornar abrigo para os carrapatos

Evite casinhas de madeira pois possuem muitas frestas que servirão de esconderijos para os carrapatos. Dê preferência para as casinhas de fibra ou plástico liso;

3) Cheque regularmente seu animal

Caso tenha saído para passear, pode ser uma boa ideia examinar seu animal cuidadosamente quando chegar, pois os carrapatos podem ter se agarrado a ele no caminho. Seja metódico: olhe cada perna, começando nas patas, e depois confira o corpo, da cauda até o focinho, não esquecendo a virilha.

4) Proteja-se durante os passeios

O ideal é que você evite a visita a locais com carrapatos. Caso não seja possível e esteja caminhando em áreas onde há probabilidade de ter carrapatos, lembre-se de se vestir adequadamente, para não pegar carrapatos e não colocar seu pet em risco também.

5) Não dispense a ida ao veterinário!

Por mais que aja com prevenir seu animal, coleiras, produtos e higiene. Caso ele acabe pegando carrapatos mesmo assim leve-o imediatamente ao veterinário. Apenas um profissional capacitado saberá o que é melhor para a saúde do seu animal.

Fique atento!

Já reparou que há mais carrapatos e pulgas no verão? Por ser mais quente e úmida, essa época do ano apresenta as condições ideais para a reprodução desses parasitas. Por isso, tenha atenção redobrada nesse período!

Quais são os tipos de carrapatos mais comuns?

Duas espécies são as mais encontradas e perigosas para nossos pets (e também para nós, humanos). O carrapato-estrela e o carrapato-vermelho-do-cão.

– Carrapato-estrela

costuma se hospedar mais em cavalos e capivaras, mas pode também atacar cães e até mesmo humanos.

– O carrapato-vermelho-do-cão

Sendo o parasita mais comum e também o mais preocupante, já que é facilmente encontrado em áreas urbanas. Essa espécie é a hospedeira de doenças perigosas como a Babesiose, Doença de Lyme e principalmente a Erliquiose, ou “doença do carrapato” uma doença que não é difícil de acometer nossos bichinhos e pode ser fatal se não for tratada logo.

cachorro no veterinário

Outro fator importante é nunca dispensar o auxílio veterinário para assuntos como este. Por mais que você encontre produtos em pet-shops, falar com um profissional da saúde é sempre a melhor opção.

Infelizmente, todos os cães estão sujeitos a contraírem carrapatos. Por isso, é fundamental que os pais humanos tenham conhecimento sobre o tema e as formas de prevenção.

Gostou do nosso artigo? Acompanhe sempre nosso blog semanal para ficar sempre bem informado sobre a saúde e bem estar do seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.