Gato sem raça definida, de cor laranja rajado, com olhos amarelos olhando para frente.

Conheça as raças de gatos mais famosas

Chega de falar que os felinos são todos iguais em!

Cada um do seu jeitinho, alguns mais calmos, outros mais agitados, independentes… as características e singularidades são muitas, e as raças felinas acrescentam mais algumas características aos gatinhos.

Existe uma grande diversidade de raças de gato, contudo, algumas não estão presentes em todas as regiões do mundo. Neste artigo nós vamos falar sobre as raças mais populares de gatos e quais são as suas principais características!

Srd (Sem Raça Definida)

Gato preto sem raça definida com olhos amarelos, sentado na calçada

Os que ficam em primeiro lugar das raças mais famosas dos gatinhos são justamente os bichanos Sem Raça Definida, ou os famosos vira-latas. Eles estão em maioria, totalizando aproximadamente 95% dos gatos brasileiros.

Características físicas e cuidados

Embora, por não possuírem uma raça definida, seja mais difícil de prever certos temperamentos e comportamentos, os gatos srd’s são ótimos companheiros e oferecem muito amor para os seus tutores.

Esses bichinhos, por possuírem uma maior variação genética, desenvolvem um sistema imunológico muito mais resistente, ou seja, eles têm mais dificuldades em contrair algumas doenças felinas. Além disso, a longevidade dos gatinhos vira-latas é maior, e pode até surpreender!

Os felinos srd’s com certeza são únicos e com personalidades próprias. A lealdade pelos seus tutores é enorme, justamente pela necessidade de sobrevivência que os gatinhos sem raça definida precisam desenvolver. De qualquer forma, esses bichinhos merecem sempre o que há de melhor para garantir seu bem-estar e vitalidade.

Persa

Gato da raça persa, laranja e branco

Conhecidos pelo temperamento calmo e pelagem longa e sedosa, os gatos persas se dão muito bem com crianças e outros animais. Porém, eles gostam de ambientes mais calmos e com muito carinho!

Os gatos persas encantam qualquer amante de bicho por conta de sua personalidade doce e elegante. Eles são considerados uma das raças de felinos mais antiga do mundo, e são lembrados pela sua inteligência.

Características físicas e cuidados

Pelagem longa e macia que cobre todo o corpo, cabeça bem redonda, olhos grandes, pequenas orelhas e uma cauda curta. O peso desses bichanos varia de 3 a 7 Kg, e a sua pelagem pode possuir até sete colorações, sendo as mais comuns: prata com dourado, sólida, degradê, malhada e multicolor.

O tutor que escolher ter um gato persa deve se ater a importância de cuidar e escovar seus pelos diariamente, tomando o máximo de cuidado para mantê-los sempre bem higienizados e hidratados.

Os felinos da raça persa são propensos a desenvolver doenças de origem hereditária, como a braquicefalia. Além disso, outros riscos são comuns, como os problemas de visão, de pele, respiratórios e odontológicos.

Banho a Seco Alergicat CatMyPet

Siamês

Gato siamês, marrom escuro e bege, com olhos azuis, sentado olhando para o lado

Sociáveis e leais, essas são as características mais marcantes dos gatos siameses! São ótimos companheiros para a sua família.

Esses bichinhos amam atenção, e todo o carinho que o tutor der para ele será recompensado com muito companheirismo e diversão. Eles são extremamente brincalhões e adoram brincar de buscar objetos. Outra característica importante é que a intuição do gato siamês geralmente é bastante aguçada.

Características físicas e cuidados

Possuem porte médio, orelhas altas, pernas longas e elegantes, patinhas delicadas, cauda fina e pelagem escura no rosto, orelhas, pernas e rabo. Costumam pesar por volta de 4 kg e possuem uma expectativa de vida de aproximadamente 10 anos.

Sua pelagem é curta e bem brilhante. Na maior parte do corpo as cores são claras – branco, bege ou chocolate – e nas extremidades sempre mais escuras. É fundamental que a pelagem do siamês seja escovada pelo menos uma vez por semana, para evitar que o gatinho engula bolas de pelos.

Os felinos da raça siamês são propensos a apresentar complicações como: doença brônquica felina, asma, estenose aórtica, vitiligo e amiloidose.

Bolinha com barulho para gatos Chalesco

Brinquedo com cordas e penas para gatos

Angorá

Facilmente reconhecidos por sua pelagem branquinha e olhos claros, os gatos angorás esbanjam elegância e são muito sociáveis. Esses felinos são muito leais aos seus tutores, por isso é bem comum que eles fiquem no seu pé durante todo o dia.

Características físicas e cuidados

Os angorás são gatos bastante peludos e com grandes olhos claros. Sua pelagem é macia e um pouco longa, de cor tradicional branca. Existem variações de cores, porém são mais raros. É importante que o tutor faça a escovação dos pêlos desse bichinho pelo menos uma vez na semana. Contudo, por não possuírem subpelo, essa tarefa fica mais fácil.

Essa é uma raça que geralmente tem mais afinidade com a água, portanto, quando for necessário dar um banho, será muito mais tranquilo. O peso desses bichanos varia de 3 a 6Kg.

Os felinos da raça angorá costumam sofrer de problemas de saúde como surdez congênita, que se dá pela baixa melanina, tendo a probabilidade de 80% nascerem surdos. Além disso, a cardiopatia hipertrófica e doenças no trato urinário são problemas comuns a esses felinos.

Kit Banho Natural para Gatos Propovets

British Shorthair

Gato da raça British Shorthair, cinza e com olhos alaranjados

Muito apegados aos tutores, os gatos da raça British Shorthair são bastante meigos, inteligentes, sociáveis, calmos e ótimos companheiros. Esses bichinhos não são muito ativos e pouco se interessam por atividades físicas, contudo, possuem ótimas habilidades de caça.

Características físicas e cuidados

Os gatos dessa raça possuem uma beleza singular que transparece muita elegância. Seus olhos são bem marcantes – geralmente amarelos ouro – e possuem uma pelagem cinza mais densa e curta. Costumam pesar por volta de 5Kg e são felinos bem robustos.

Essa raça não exige muitos cuidados especiais, mas é importante que o tutor realize uma escovação diária de seus pelos com escova para pelos curtos.

Embora seja uma raça considerada saudável, é propensa a desenvolver algumas doenças como: cardiomiopatia hipertrófica e displasia de quadril.

Kit para Gatos – Bandeja, Pá Higiênica e Comedouro

Sphynx

Gato da raça Sphynx, sem pelos e com os olhos da cor azul esverdeado. Está cheirando uma plantinha.

Essa raça é bem característica e exótica. O famoso gatinho pelado tem ganhado bastante popularidade e conquistado bastantes tutores. Sua aparência única e semblante sério não retratam todo seu aspecto carinhoso e dócil.

Esses bichinhos são muito apegados em seus tutores e são muito companheiros. São bastante animados, enérgicos e estão sempre em busca de atenção.

Características físicas e cuidados

A principal característica bem particular desses bichanos, é o corpinho com pelos quase imperceptíveis à visão, contudo são perceptíveis ao toque, com uma pelagem bem fininha, rala e macia. No seu corpinho, as rugas ficam bem aparentes, dando um charme a mais. Sua pele pode ter coloração variada: branca – rosa ou creme – ou preta – cinza mais claro –, podendo apresentar manchinhas. Eles são um pouco densos e o peso varia de 3 a 7Kg.

Por conta dessas características, os gatos da raça sphynx demandam de um cuidado especial, pois são mais sensíveis à luz solar e ao calor. Portanto é necessário que se evite contato direto com o sol. A ausência de pelo provoca também um aumento da oleosidade da pele, se fazendo necessário banhos mensais com shampoos neutros e higienização periódica.

E cuidado, tutor, eles também são sensíveis a baixas temperaturas. Em contrapartida, esses são os únicos fatores de risco para a saúde desses bichanos, que no geral são bastante resistentes e não apresentam problemas genéticos.

Bálsamo Natural de Hidratação Cat Balm Vetfleur

Pronto, agora que você já conhece algumas das raças mais famosas de felinos, é só escolher um e levar para casa!! Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre saúde e comportamento dos felinos, assine a nossa Newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.