cachorro triste deitado na cama

Como saber se meu cachorro está doente: 7 sinais que ajudam a identificar. 

É uma pena que nossos amiguinhos não sabem falar o que sentem de forma clara, e às vezes pode ser bem complicado de identificar. Por isso, é muito importante observar os sinais que eles dão quando estão doentes, sentindo dores ou algum desconforto. 

Se você ama o seu filho de 4 patas, mas ainda não sabe quais sinais são esses, neste artigo nós te ajudaremos a descobrir se você tem um cachorro doente em casa e se está na hora de levá-lo ao veterinário.

A Zenpet se preocupa com o bem-estar do seu cachorro e por isso oferecemos os melhores produtos naturais para o cuidado dele. 

Mau hálito

O mau hálito do seu cãozinho pode ocorrer quando não há uma rotina muito bem estabelecida de escovação, pois pode ocorrer a proliferação de bactérias provenientes do acúmulo de sujeira.

Contudo, essa não é a única razão para o seu cão ter mau hálito, ele pode ser também um sinal de doenças relacionadas ao sistema gastrointestinal, como gastrites, úlceras, obstrução intestinal, diabetes ou até mesmo tumores e câncer.

Lenço Odontológico Vetfleur para limpeza dos dentes do seu cãozinho!

Cansaço constante e apatia

Cachorro marrom e branco deitado no sofá, com expressão triste

O cansaço constante e a apatia pode ser um sintoma comum em um cachorro doente. São muitos os motivos que podem deixar o peludo cansado, desde um esforço físico a mais durante o dia, ou até problemas de saúde mais graves. Por isso tutor, fique atento aos pequenos sinais de mudança de comportamento do seu cãozinho na rotina.

Os principais sintomas de um cão com cansaço constante são:

  • Respiração muito ofegante e acelerada;
  • Língua para fora e pescoço esticado, de modo a facilitar a entrada de ar;
  • Língua ou boca arroxeada, demonstrando falta de oxigenação no sangue;
  • Falta de ar.

Se o seu pet apresenta esses sintomas mesmo estando em repouso, é importante consultar um veterinário de confiança, para que seja realizado exames clínicos e laboratoriais. É importante conhecer bem o seu pet, e ficar tranquilo, pois em dias mais quentes é normal o peludo apresentar alguns desses sintomas, e também cães idosos, pois podem ficar cansados mais facilmente.

Alterações no apetite e na sede

Sabemos que os tutores conhecem, como funciona o apetite dos pets e a perda de apetite é um forte sinal de que algo não vai bem com eles. Quando um cãozinho não quiser comer por um longo tempo, é hora de procurar o veterinário.

Muita sede sem explicação, como a prática de exercícios ou temperaturas muito altas, também não é comum e merece atenção e visita ao médico.

Acessórios para alimentação do seu peludo <3

Agressividade

Se o seu cachorro que costuma ser manso se torna agressivo de repente, rosnando com mais frequência e passando a morder, pode estar sentindo fortes dores e outros incômodos. Por isso, quando notar essa mudança de comportamento, leve rapidamente seu bichinho ao veterinário. 

Pode acontecer ainda do seu amigo estar com alergia ou estressado. Então, fique atento e, se necessário, procure ajuda profissional. 

Aromaterapia Blend Agressividade Vetfleur

Alteração na pelagem

Um cachorro doente pode apresentar alguns sinais na pelagem, como mudanças na cor do pelo, queda em excesso ou falta de brilho.

A coloração dos pelos dos cães pode se alterar por diversos motivos, como: alergias, manchas hereditárias, doenças parasitárias (sarna, fungos e bactérias), reações inflamatórias, cicatrizes, alterações hormonais, medicamentos e até mesmo câncer de pele.

Desta forma, se você reparou alguma alteração no pelo ou na pele do seu cãozinho, consulte um veterinário de confiança.

Alteração nas fezes e no xixi

Cachorro da raça pitbull, deitado no chão.

Nesse caso o tutor deve ficar atento a frequência, cheiro e coloração. Se você acha que o seu cachorrinho anda fazendo menos ou mais xixi do que o normal, observe os outros sintomas e procure ajuda veterinária.

A coloração do xixi do pet nunca deve estar laranja, vermelho ou marrom. Se a urina estiver avermelhada, pode significar uma pequena infecção no trato urinário ou até tumores. Já na cor laranja, indica doenças no fígado, icterícia, problemas da vesícula biliar, hemácias danificadas ou desidratação intensa. Urina na cor marrom é muito sério, e o tutor deve levar o pet ao veterinário urgentemente, pois pode indicar sangramentos, reação de exposição a toxinas ou danos musculares por lesão ou outro tipo de trauma. A cor da urina de um cão saudável são tons de amarelo, principalmente em uma tonalidade clara.

E o mesmo vale para as fezes: ocorrência de diarreia ou alterações na frequência, quantidade e aspecto devem ser vistos com atenção e podem ser sinal de um cachorro doente.

É importante estar atento aos sinais!

Lembre-se: um cachorro doente precisa ser levado ao veterinário para receber o diagnóstico e o tratamento corretos. Por isso, ao detectar qualquer um dos sintomas que listamos neste texto, procure ajuda. Quanto antes o seu cãozinho for atendido, melhor.

E se você gostou deste post, continue acompanhando as publicações no blog da Zenpet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.