Gato dentro de uma caixa

Adaptação do pet em uma casa nova: entenda como fazer!

Tutor, vai mudar de casa e não sabe como adaptar seu peludo na casa nova?

Toda mudança envolve muitos processos e preocupações, e a adaptação dos pets é um ponto muito importante que deve ser levado em consideração pelos tutores. Mudar para uma nova casa e vivenciar essa mudança de ambiente e de rotina pode não ser nada fácil para os cães e gatos.

Os pets podem ser muito sensíveis a mudança de ambientes, não é mesmo? Estranhamento de um novo espaço, mudança de rotina, ansiedade por separação, transporte, novos territórios e cheiros… nada disso é fácil para os bichinhos, mas fique calmo, tutor! Nós vamos te dar algumas dicas preciosas para ajudar o seu pet a se adaptar mais facilmente na casa nova. Fique de olho!

Entenda como funciona a vizinhança!

Todo esse processo de adaptação começa antes mesmo da mudança em si. Antes de escolher um lugar para toda a família, é muito importante entender como é a relação do local com os bichinhos.

Se você for mudar para um apartamento, é essencial entender como funciona a rotina do condomínio, se o seu cãozinho ou gatinho vai ter lugar para convivência e passeio, como funcionarão os passeios externos e onde eles poderão fazer suas necessidades.

Prepare a casa nova para a chegada do pet

Uma dica valiosa que podemos dar é: considere manter o seu peludo longe de casa no dia da mudança, pois a movimentação excessiva e até mesmo o estresse e cansaço dos tutores pode afetar ainda mais o bem-estar do pet. Isso evitará boa parte do estresse do bichinho. Se for possível, leve o pet para a casa nova somente depois de tudo arrumado.

E, tutor, não esqueça das telas de proteção! É essencial colocar telas na nova casa, principalmente se o pet for um gatinho, então antes de levar ele para casa, garanta que tudo esteja seguro!

Agora, se não for possível manter o pet em outro lugar no dia da mudança, alguém terá que ficar responsável exclusivamente por ele(s), e deve ser alguém que o seu pet já esteja acostumado e tenha confiança.

É preciso ter muito cuidado para evitar fugas durante as movimentações das mudanças. Por isso, é muito importante que, caso o animalzinho não possa ficar em outro local durante o processo de mudança, ele tenha um espaço bem separado para ele, com todos os seus objetos como tigelas de alimentação e água, brinquedos, petiscos e as outras coisas com as quais ele já está habituado.

Acessórios para a alimentação do seu cãozinho <3

É preciso ter calma no momento da adaptação!

Por serem animais bastante sensíveis, os pets podem absorver os sentimentos dos tutores, e por isso é importante sempre manter a calma. Eles conseguem ler as nossas emoções e nos conhecem mais do que ninguém!

De pouquinho em pouquinho você pode ir inserindo o seu filho de 4 patas no ambiente, com calma e sem pressa. Deixe-o conhecer o ambiente em seu tempo, e é preferível que no começo ele fique em um cantinho específico, e aos poucos o tutor pode ir apresentando o resto da casa.

Tutor, você também pode utilizar a aromaterapia como um auxílio para o seu peludo. Com blends de óleos essenciais pensados exclusivamente na saúde e bem-estar de cães e gatos, é possível, a partir de um tratamento alternativo, relaxar e trazer calma para os pets.

O Spray Relax da Vetfleur foi desenvolvido em parceria com a BooDog, com a indicação de acalmar o seu filho de quatro patas e promover o seu relaxamento. Ele deve ser utilizado no ambiente e foi formulado para auxiliar o seu cão a passar por momentos difíceis de maneira mais natural.

Blend Equilíbrio Emocional para Cães | Vetfleur

Blend Relax & Chill para Gatos | Vetfleur

Mantenha a rotina do pet mesmo na casa nova

Os animais de estimação amam rotina, eles se acostumam muito fácil com a rotina e os horários que os tutores estabelecem. Então, ao chegar na casa nova, mantenha a rotina de acordar, dar comida e os horários de passeio.

Fugir da rotina pode ser muito estressante para os peludos, por isso, manter os hábitos vai ajudá-los a entender melhor a mudança de casa e sentir mais segurança.

Tenha os itens do seu peludo sempre por perto!

Tutor, quando for separar a mudança, não esqueça de reunir todos os brinquedos do seu pet em um só lugar, isso vai facilitar muito quando você precisar encontrar algo dele. Faça a sua listinha: Comedouro, bebedouro, caminha, mantinhas, petiscos, brinquedos…

É essencial que o seu pet tenha por perto os objetos com os quais ele já esteja acostumado e que passem segurança a ele. Embora você possa estar pensando em comprar tudo novo, é importante manter os objetos com os quais o peludo já estava acostumado. Esses itens serão essenciais para a familiarização com a nova casa.

Outra dica importante é: deixe por último as coisas do bichinho, pois assim ele poderá ficar com elas e em um ambiente confortável e seguro até o último minuto.

Brinquedo de pelúcia com corda Dog Smart para cachorro <3

Prepare bem o ambiente do seu pet antes dele chegar

É fundamental que quando o seu pet chegar em casa, o cantinho dele já esteja bem preparado e pronto, com os seus objetos reconfortantes.

Desta forma, ele pode reconhecer o ambiente como a sua casa e seu lar de imediato. Este não precisa ser o lugar onde você vai manter as coisas do peludo por definitivo, pois mesmo que seja um canto temporário já vai ajudá-lo nesse processo de mudança.

Mantas e cobertores para o seu peludo!

Traga o peludo para casa quando puder dar atenção para ele e gastar sua energia!

Todo o processo de mudança e adaptações poderá ser conturbado, tanto para o tutor, quanto para o pet. Por isso é imprescindível que o bichinho consiga perceber que você está ao lado dele, dando atenção, carinho e apoio.

Perceber o tutor ao seu lado irá apoiar todo esse processo emocional de mudança no qual o pet estará envolvido! Desta forma, é importante que o tutor possa dedicar momentos exclusivos para o melhor amigo, proporcionando carinho, brincadeiras, passeios e reforço positivo.

Exercícios que façam o pet liberar energia são fundamentais para baixar a ansiedade. Quanto mais energia o tutor conseguir fazer com que o pet gaste, mais fácil será essa transição e mudança.

Agora a dica mais importante: seja paciente!

A melhor coisa que você pode fazer pelo seu filho de 4 patas nesses momentos de mudança é ser extremamente paciente e compassivo com ele. Esse processo não será fácil para nenhum de vocês, e a forma com que o tutor vai lidar com isso pode tornar a adaptação muito mais fácil.

Pode demorar um tempo maior ou menor, dependendo de vários fatores, para que o animal possa se adaptar ao novo lar, então tenha paciência para manter o seu peludo o mais confortável possível!

Agora que você já está mais por dentro do assunto, acesse o nosso blog e saiba mais sobre saúde e bem-estar de cães e gatos!

No site da Zenpet você encontra uma seleção de produtos naturais e essenciais para o seu filho de 4 patas, vem conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.