Cachorro caramelo deitado em uma toalha com uma bolinha nas patas

Cuidados essenciais para incluir na rotina de higiene do seu cachorro

Humano, você tem uma rotina de higiene com o seu cãozinho?

Nós costumamos ter um hábito de rotina diário e bem estabelecido, como tomar banho, escovar os dentes, usar fio dental, usar desodorantes e cremes corporais, higienizar as mãos durante o dia, entre outros. E, embora os cães tenham necessidades de higiene diferentes das nossas, é essencial que eles possuam uma rotina que busque a sua saúde e bem-estar.

Alguns hábitos devem ser diários e outros devem ocorrer com uma menor frequência, e para te ajudar com isso, a Zenpet elaborou este guia de cuidados básicos e essenciais de higiene para garantir o bem-estar do seu peludo, confira!

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

A frequência ideal de banhos no seu cãozinho vai depender da sua pelagem e estilo de vida, contudo esse tipo de cuidado deve ser realizado periodicamente.

  • Cães de pêlo curto, como os pastores alemães, buldogues, pugs, alguns SRD’s, entre outros, podem tomar banho com intervalos de 15 a 30 dias, pois o acúmulo de sujeira é menor.
  • Cães de pêlo longo, como Border Collie, Golden Retriever, Schnauzer, Shih Tzu, entre outros, é recomendado que o banho seja realizado quinzenalmente, pois em seus pêlos densos, pode ocorrer o acúmulo de microrganismos e poeira.

De maneira geral, o ideal é que os peludos tomem banho a cada 15 dias. Banhos em excesso podem causar a diminuição na proteção de sua pele, que geralmente é feita pela oleosidade natural, desta forma, dando um intervalo adequado de dias entre um banho e outro, a pele consegue se recuperar mais rápido.

O acúmulo de umidade na pele e entre os pelos também pode ser um problema para o cão, pois favorece a proliferação de microrganismos que fazem mal à saúde. Portanto, tutor, sempre que der banho no seu peludo, lembre-se de secá-lo muito bem!

Se o seu cãozinho sai muito na rua e entra em contato com muitos animais, uma boa opção para mantê-lo sempre higienizado são os lenços umedecidos de limpeza para cães. Além de muito prático, ele auxilia na limpeza e no cheirinho bom para o seu pet!

Lenço umedecido natural de limpeza anti-odor Vetlfuer

Lenço umedecido natural hidratante Vetfleur

Dentinhos escovados, sempre!

Manter a higiene bucal do seu cãozinho em dia é essencial!

O ideal é que a escovação seja realizada diariamente ou, pelo menos, em dias intercalados, com produtos veterinários adequados. E vale lembrar que, quanto antes o pet se acostume com a rotina, mais tranquilo será a realização da limpeza, ou seja, é importante habituar os peludos à escovação desde filhote.

Outro método de limpeza eficaz e muito versátil, são os lenços umedecidos odontológicos. Eles podem ser levados para qualquer lugar e, mesmo para cães mais agitados e nervosos, a utilização dos lenços umedecidos é mais fácil que os métodos tradicionais de limpeza, tornando o hábito de limpeza bucal mais tranquilo.

Limpeza das patinhas após o passeio

Durante o passeio, a patinha do cão é parte do corpo que mais entra em contato com a rua e com as sujeiras externas que podem causar problemas para os animais e para os humanos em casa.

Desta forma, limpar as patinhas do seu cão, principalmente após os passeios, é muito importante para evitar doenças e outras contaminações. Além disso, ao limpar as patinhas do seu peludo, é possível perceber se está tudo bem com elas, sem nenhum machucadinho, ou objetos que possam o machucar, como espinhos.

Mas tutor, lembre-se de sempre utilizar produtos que são próprios para os animais, pois produtos elaborados para humanos podem agredir a saúde e bem-estar do seu pet!

Alcat Pata Catmypet para a limpeza das patinhas do seu pet! 

Hidratação das patinhas

Se a pata do cãozinho ficar ressecada, alguns problemas poderão surgir!

A falta de hidratação das patinhas do cão, principalmente após o passeio ou exposição ao sol excessiva, pode fazer com que surjam rachaduras, que além de causar dor para o pet, pode deixar suscetível a entrada de bactérias que estão no solo e causar infecções.

Após realizar a limpeza das patinhas do seu peludo, basta aplicar um hidratante específico para cachorros em suas patas. É um cuidado simples que faz toda a diferença.

Bálsamo hidratante natural para almofadas plantares Vetfleur

Os pelos devem ser escovados sempre!

A escovação dos pelos do seu pet não se trata apenas de uma questão estética, mas sim como um cuidado com a saúde do bichinho. Ela é um hábito muito importante pois remove pêlos mortos, evita a formação de nós, estimula o crescimento de novos pelos e ajuda a manter a superfície da pele limpa e arejada.

E, lembre-se tutor: esse deve ser um momento prazeroso para vocês dois, tente manter todo o processo menos agressivo para o seu pet. Deve ser um momento de relaxamento e cuidado.

A frequência de escovação depende muito do tamanho e tipo de pelagem do seu cão, mas geralmente os pelos devem ser escovados uma vez por semana. Para cães de pêlos mais longos, é recomendado que a escovação seja realizada de duas à três vezes na semana.

Acostume o seu filhote desde pequeno a gostar e relaxar com esse momento, vai ser muito importante para o futuro.

Limpeza dos olhos e orelhas

A limpeza dos olhos e das orelhas dos cães são muito importantes e podem ser feitas depois do banho. Durante o banho não é muito recomendado realizar essa limpeza, pois pode acabar entrando água no ouvido do bichinho.

A higienização é recomendada pelo menos uma vez por semana, principalmente nas raças que possuem mais propensão de ter problemas nas regiões, como o Basset Hound, Golden Retriever e Cocker Spaniel.

Existem produtos específicos para a limpeza desses locais, que devem ser utilizados em conjunto com gazes ou algodão.

Limpa Lágrimas Natural com Própolis Verde Propovets

Limpa Ouvido Natural com Própolis Verde Propovets

Loção para Higiene Auricular para cães e gatos Allerless

Agora que você já está por dentro do assunto, é só cuidar da saúde e bem-estar do seu peludo! Se quiser ficar por dentro de outros conteúdos sobre alimentação, saúde e bem-estar do seu pet, acesse o blog da Zenpet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.