Cachorro comendo

Alimentação natural: como oferecer com segurança para o seu cão

Tutor, você já ouviu falar sobre a alimentação natural para os cães?

Esse é um tipo de alimentação que vem sendo muito discutido e que têm muitos tutores que são adeptos para os seus pets. Contudo, muito ainda se discute, pois, existem mitos e desinformações que circulam em grande escala sobre o tema.

Para te ajudar a entender melhor sobre essa modalidade de alimentação, a Zenpet criou um guia bem completo sobre como oferecer a alimentação natural com segurança para o seu cão, vem conferir!

O que é a alimentação natural para cães?

Antes de qualquer coisa, devemos desmistificar a ideia de que a alimentação natural é simplesmente oferecer ao pet a mesma comida que os humanos comem. Optar por uma alimentação natural para o seu pet deve ser uma escolha muito bem pensada e planejada, pois a alimentação deve ser nutricionalmente balanceada de maneira a oferecer todos os nutrientes, vitaminas e minerais que o cãozinho necessita.

É importante ressaltar que, prezando pela saúde do seu pet, a composição nutricional da comida natural para cachorro deve ser feita por um médico veterinário, para que ele formule a melhor alimentação para as especificidades do pet. Deve ser realizado um balanceamento correto de todos os nutrientes necessários e a dieta deve ser adequada de acordo com o estilo de vida do animal, idade, porte, nível de atividade e, se houver, doenças crônicas e predisposições genéticas.

Os cães são animais fisiologicamente carnívoros, ou seja, se alimentam de carne. E, desta forma, seu organismo está preparado para receber alimentos com maior percentual de proteína. A alimentação natural deve propor uma dieta composta por um equilíbrio entre proteínas, gorduras de boa qualidade, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e água.

Quais os benefícios da alimentação natural para o meu pet?

Por ser uma dieta 100% natural, apresenta diversos benefícios para a saúde do cãozinho, quando realizada corretamente e balanceada.

Deve ser balanceada para conter índices ideais de proteína animal, carboidratos não inflamatórios de baixo índice glicêmico, gorduras saudáveis e nenhum tipo de aditivos químicos, como os conservantes, corantes ou estabilizantes artificiais. Desta forma, listamos os principais benefícios da alimentação natural para o seu cão:

  • É uma dieta mais digestível e de excelente absorção de nutrientes;
  • Pode ser uma boa aliada para cães que possuem sobrepeso;
  • Auxilia no sistema imunológico, pois uma alimentação com alimentos anti-inflamatórios pode auxiliar na prevenção de infecções e doenças;
  • Além disso, pode reduzir a possibilidade de doenças de pele e alergias, proporcionando uma pele e pelagem saudáveis;
  • É uma dieta que possui uma maior quantidade de água, pelo menos 70%. Desta forma, facilita a digestão dos alimentos e protege os rins do peludo;
  • Pode auxiliar na saúde bucal e em hálito mais fresco;
  • Fezes com menos odor e em menor volume.

Diferença entre alimentação natural e ração

A ração, por si só, já é um alimento completo e balanceado, desta forma, é oferecido ao pet todos os nutrientes que ele precisa, de acordo com a fase de vida dele, porte, estilo de vida, entre outras questões. A alimentação natural é feita com ingredientes frescos, selecionados e de qualidade.

Escolher entre os dois tipos de alimentação não é uma tarefa fácil e deve levar em conta algumas questões, como:

  • Com a ração, todos os nutrientes necessários para a saúde e bem-estar do seu pet estão reunidos, são supridos de maneira mais prática e fácil. Contudo, para que seja uma opção saudável, é importante que o tutor escolha uma ração de qualidade e que atenda às especificações do seu bichinho. Atualmente, no mercado, podemos encontrar diversos tipos de rações super premium, naturais ou medicamentosas que atendam as necessidades nutricionais e sejam uma opção saudável.
  • As rações são opções mais práticas. A alimentação natural, embora traga inúmeras vantagens e benefícios para o cão, é um tipo de dieta que demanda muita atenção e cuidado do tutor. Se a comida for preparada em casa, é necessário dedicar um tempo para a preparação e cozimento dos alimentos.
  • Comprar alimentação natural pronta e balanceada, específica para o seu pet, pode encarecer bastante.
  • O tutor deverá seguir à risca a orientação do médico veterinário e garantir que todos os ingredientes sejam usados e ingeridos pelo cachorro.
  • Para viajar é necessário que seja realizado toda uma preparação, já que o alimento terá que ser transportado congelado e vai ser necessário ter um local para aquecê-lo quando for oferecer ao cãozinho.

Rações naturais para o seu filho de 4 patas!

Principais alimentos utilizados na comida natural para cachorro

É preciso tomar muito cuidado com os alimentos que serão inseridos na alimentação do seu pet, por isso a importância de buscar ajuda com um médico veterinário. Mas para introduzir o tutor nesse universo da alimentação natural, vamos citar alguns dos ingredientes mais utilizados. Geralmente são ingredientes fáceis de encontrar no nosso dia a dia:

  • Proteínas: peixe, frango, boi, ovos, cordeiro, porco, coelho e vísceras de animais (fígado, língua, coração, baço, rins, pulmão);
  • Carboidratos e fibras: abobrinha, brócolis, inhame, beterraba, mandioca, extrato de yucca, chuchu, vagem, cenoura, batata doce, arroz integral, entre outros;
  • Gorduras: banha suína, óleo de coco, óleo de borragem e óleo de peixe.

Mas lembre-se, tutor: esses são só alguns dos ingredientes, verifique sempre com um veterinário a quantidade e variedade adequadas para o seu bichinho!

Tipos de alimentação natural

A melhoria na saúde e qualidade de vida do animal com a introdução da alimentação natural na rotina é perceptível é enorme. Esse tipo de alimentação traz inúmeros benefícios, e pode ser dividida em três tipos: AN cozida, AN crua com ossos e AN crua sem ossos.

AN cozida

Esse é o formato que é mais bem recebido pelos cães, até mesmo aqueles que possuem paladar mais exigente. Além disso, muitos tutores optam por esse tipo de alimentação pois não possui muitas barreiras e tabus a serem quebrados. Contudo, esse é o tipo em que o tutor passará mais tempo preparando a refeição do cão, por todo o processo de cozimento dos alimentos.

AN crua com ossos

Embora cause bastante discussão, essa é uma dieta considerada biologicamente adequada para os cães, pois é a que mais se assemelha ao que os animais comeriam se estivessem soltos na natureza. Em sua composição estão carnes e vísceras cruas, além de ossos carnudos e vegetais. O sistema gastrointestinal dos cães é preparado para receber esse tipo de alimento. Contudo, essa dieta deve ser feita com muita precaução, pois deve ser feito um congelamento profilático para as carnes e os ossos nunca devem ser ofertados cozidos.

AN crua sem ossos

Essa é uma opção para os tutores que se sentirem desconfortáveis de oferecer ossos para os cães, ou caso eles não se adaptem a outro tipo de AN. Essa é uma modalidade igual a cura com ossos, porém sem os ossos, e nesse caso o cálcio (a maior razão para se inserir os ossos na alimentação) pode ser obtido de outras formas, como a farinha de cascas de ovos na comida, por exemplo.

Importância dos suplementos na alimentação natural

Ofertar alimentos naturais para o seu cãozinho é uma decisão incrível e que poderá fazer muito bem para ele, contudo alguns cuidados devem ser tomados!

Para obter todos os nutrientes que o seu cão precisa, é necessário além de uma alimentação balanceada, a inclusão de suplementos alimentares que vão nutrir e suprir tudo o que o seu peludo necessita.

Vários micronutrientes são difíceis de se encontrar nos alimentos, principalmente nas doses necessárias, e é aí que os suplementos alimentares entram. A suplementação fornece os nutrientes mais difíceis de se encontrar em concentração adequada nos alimentos, como o manganês, cálcio e vitamina D.

Na Zenpet Brasil você encontra os melhores suplementos alimentares para o seu filho de 4 patas! Acesse o nosso site e aproveite! E se quiser ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e bem-estar animal, acesse o nosso Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.