Cachorro poodle com a patinha levantada

Queimadura na pata do cachorro: como evitar e como cuidar!

Embora os coxins dos cães sejam áreas bem resistentes, por conta da alta temperatura do asfalto podem ocorrer queimaduras. As altas temperaturas podem danificar a estrutura das almofadas plantares das patinhas dos cães, trazendo diversos prejuízos.

Além disso, as queimaduras provocadas nas patas dos cães são difíceis de tratar e afetam diretamente a qualidade de vida dos peludos. Pois traz inúmeros incômodos e pode ser um local de proliferação de bactérias, principalmente por estar em contato direto com o solo.

Por isso, a Zenpet selecionou algumas dicas para te ajudar com as queimaduras nas patas do seu cão! Mas lembre-se tutor, qualquer sinal de queimadura ou outro desconforto no seu pet, consulte um médico veterinário.

Cuidados no passeio!

Nos dias mais quentes, a temperatura do asfalto pode ser até o dobro da temperatura do ambiente, e isso pode ocasionar lesões nos coxins dos pets. É muito importante que o tutor fique sempre atento aos horários de passeio, buscando sempre um horário com temperaturas mais amenas.

E fique atento, tutor: essas dicas não se restringem somente ao verão. Seja no verão ou em outras épocas do ano, o asfalto retém muito calor com facilidade. Por isso é muito importante planejar os passeios nos horários com temperaturas mais amenas, como antes das 8 horas da manhã ou depois das 20 horas. Desta forma, o asfalto estará com a temperatura mais amena e não causará danos aos coxins do seu bichinho. Outra opção interessante é levar o seu peludo para locais com grama ou terra, será mais agradável para ele!

Além dessas dicas, o tutor também pode fazer o teste para saber se a temperatura do solo está boa para o cãozinho caminhar. É só colocar a palma da mão no chão, se conseguir ficar 5 segundos tranquilamente, a temperatura está propícia para o passeio.

O tutor pode também umedecer as patinhas do bichinho durante o passeio, isso trará um alívio para o pet.

Como saber se meu cachorro queimou a pata: sinais de queimadura.

Para identificar se o seu cãozinho queimou as patas, fique atento a esses sintomas:

  • Bolhas;
  • Descolamento da pele;
  • Sangramento;
  • E se ele está mancando;
  • Evitar colocar as patas no chão.

Outro sinal de que seu bichinho pode estar com problemas nas patas é ele não deixar você tocá-las, ou ficar lambendo excessivamente a região.

Caso note alguns desses sintomas no seu peludo, leve-o imediatamente para uma consulta com um médico veterinário.

Como tratar a queimadura nas patinhas dos cães?

É muito importante lembrar que queimaduras e cortes na pata dos cães são bem difíceis de cuidar e são propensos à infecção, o que causa muita dor para o bichinho.

Desta forma, o tratamento dessas lesões é muito importante e deve ser seguido corretamente pelo tutor, para evitar qualquer problema para a saúde e bem-estar do pet.

A Zenpet trouxe algumas dicas de como cuidar das queimaduras nas patinhas do seu pet, mas é essencial ressaltarmos a importância de uma consulta com um veterinário de confiança, para que ele possa avaliar a gravidade de cada caso.

  • Em primeiro lugar, ao perceber uma queimadura nos coxins do seu cãozinho, coloque as patas do pet em água gelada e mantenha-as mergulhadas na água ou com uma toalha gelada enrolada durante 5 a 10 minutos.
  • Após esse processo, é importante higienizar as patas com produtos antissépticos próprios para pets, para evitar contaminação e proliferação de bactérias.
  • Em seguida, aplique pomada antibiótica nos coxins do pet.
  • Agora é importante cobrir a patinha com gaze e bandagem para evitar o contato da região com sujeiras e evitar contaminações.

Gel de Limpeza e Cicatrização com Própolis Verde

Após realizar esses primeiros procedimentos, leve o seu cãozinho ao médico veterinário, pois dependendo da gravidade do machucado, ele poderá prescrever antibióticos ou analgésicos para a dor.

Como prevenir problemas nas almofadas plantares?

Como já citado anteriormente, é importante que o tutor verifique bem os horários e a temperatura do asfalto antes de passear com os bichinhos para evitar queimadura nos coxins. Após verificado isto, alguns outros cuidados podem ser tomados para evitar a queimadura nas patinhas do cão:

  • Umedeça as patinhas do seu cão durante o passeio. Leve sempre uma garrafa de água extra para isso;
  • Para cães que estão acostumados em apartamento e pisos lisos, é importante ir ingressando aos passeios no asfalto e calçadas aos poucos. As patas desses bichinhos são mais sensíveis e finas, podendo causar maiores problemas e lesões;
  • A higienização das patas do cão com produtos específicos para isso após os passeios é outro hábito muito importante para a saúde dos coxins. Isso faz com que se evite o ressecamento e auxilia o tutor a perceber se há algo de errado com a patinho do pet. Mas lembre-se, tutor: nada de usar sabonetes humanos ou álcool nas patinhas do pet. Atualmente já existem produtos como Álcool Gel para cães e gatos.
  • Além disso, é muito importante manter a patinha do pet sempre hidratada. Utilize hidratantes naturais que não agridem a pele do seu bichinho e protegem de queimaduras.

Na Zenpet você encontra lenços umedecidos naturais que são específicos para pets e que podem te auxiliar na limpeza das patinhas do seu pet, e bálsamos naturais para manter a patinha do peludo sempre bem hidratadas. Acesse o nosso site e aproveite! E se quiser ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e bem-estar animal, acesse o nosso Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.