Gato cinza se lambendo

Saiba tudo sobre Bola de Pelo em gatos!

Tutor, você já ouviu falar sobre as bolas de pelos ou tricobenzoar felino?

A formação dessas bolas de pelos é mais comum do que imaginamos, e podem ser muito prejudiciais à saúde do felino se não forem totalmente expelidas. Mas calma tutor, isso não é motivo para ter pânico, ela é bastante comum nos bichanos e a Zenpet fez um guia explicando tudo sobre bola de pelo nos felinos, vem conferir!

Como as bolas de pelo são formadas?

Os felinos são muito conhecidos por conta de sua limpeza e higiene. Eles são animais muito higiênicos e cuidam da sua própria limpeza, usando a língua para deixar sua pelagem sempre limpinha. Embora isso seja uma vantagem muito grande para os felinos, e principalmente para os tutores, também pode acarretar um problema: a formação dessas bolas de pelos.

Os gatinhos utilizam sua língua áspera para retirar partículas de sujeira presentes em sua pelagem, contudo, durante esse processo, alguns pelos se soltam e acabam sendo ingeridos pelos felinos.

Caso os pelos não sejam expelidos pelo gato no processo de regurgitação, eles podem se acumular no sistema digestivo formando pequenas bolas, que são conhecidas também como tricobezoares. Os tricobezoares são uma junção dos pelos, saliva, suco gástrico e até mesmo restos de comida, e, embora sejam normais, podem acarretar problemas e se tornar graves.

Além da higiene por si só já ser uma das principais causas das bolas de pelo alguns outros fatores predispõem ainda mais esse problema:

  • Doenças de pele;
  • Estresse;
  • Pelagem longa;
  • Problemas no intestino.

As doenças de pele e o estresse podem fazer com que o seu felino se lamba com mais frequência, podendo por muitas vezes se tornar um hábito compulsivo.

Catnip para deixar o seu felino feliz e relaxado!

Sintomas para ficar de olho!

Geralmente, os pelos ingeridos durante a limpeza do gatinho são expelidos pelas fezes. Contudo, principalmente nos casos de animais de pelo mais longo, é comum que os pelos se acumulem no sistema digestivo do bichano. Além disso, tutor, fique atento: principalmente nas épocas de troca de estação, o seu felino tem mais propensão de sofrer desse problema, pois eles tendem a soltar mais pelos.

O risco principal das bolas de pelos é que elas fiquem presas no intestino do bichano. É relativamente fácil saber quando o seu gatinho está sofrendo por alguma coisa, e por isso, listamos alguns dos principais sintomas que indicam que o pet possa estar com bola de pelos no intestino:

  • Diarreia
  • Desconforto abdominal
  • Apatia
  • Prisão de ventre
  • Ânsia de vômito frequente
  • Falta de apetite
  • Cansaço
  • Fraqueza

Tutor, se notar qualquer um desses sintomas no seu felino, entre em contato com um médico veterinário de confiança. Além de orientar, o veterinário é um profissional qualificado par realizar procedimentos avançados para a retirada da bola de pelo se for necessário.

Como eu posso prevenir a formação das bolas de pelo?

  • Escovação adequada dos pelos do felino: manter uma escovação adequada, de preferência semanal ou a cada 3 dias, auxilia na remoção dos pelos mortos, evitando que o gatinho os engula no seu processo de higiene. Dessa forma, tutor, é muito importante que esse hábito entre com frequência na rotina de vocês. Você pode utilizar também escovas que ficam presas na parede, de modo que o próprio felino consiga sozinho se escovar e retirar esses pelos.

Escova de parede para gatos <3

Escova Rasqueadeira para Gatos Pelo Curto

Escova Rasqueadeira para Gatos Pelo Longo

  • Alimentação balanceada e rica em fibras: ofereça rações de qualidade, que tenham alta digestibilidade e nutrientes essenciais para a saúde do pet. A ingestão de fibras melhora na digestão e previne bola de pelos.
  • Mantenha consultas regulares com o veterinário: é importante estar sempre atento a saúde intestinal do seu melhor amigo. Além disso, o veterinário poderá identificar alguma doença de pele se for o caso, ou identificar causas de estresse.
  • Hidratação correta: incentive sempre uma boa hidratação do seu felino, pois além de prevenir as bolas de pelo, previne outros problemas de saúde que ele poderá ter, como a insuficiência renal. Disponibilize vários potinhos de água por toda a casa e opte por bebedouros fontes, que oferecem água corrente e fresquinha o dia inteiro.
  • Mantenha o ambiente sempre limpo: é importante remover com frequência os pelos mortos que caíram do seu pet ao longo da casa, pois eles podem ficar presos ao corpo do felino e serem ingeridos.
  • Mantenha o pet sempre vacinado e vermifugados, evitar a infestação de parasitas é essencial. Quando ocorre a infestação desses parasitas, o animal tende a se lamber muito mais, o que também pode provocar a formação de bolas de pelo em um menor período de tempo.

Coleira Repelente Natural para felinos!

Agora que você já sabe tudo sobre bolas de pelos nos felinos, acesse o site da Zenpet Brasil e garanta os melhores produtos naturais e essenciais para o seu filho de quatro patas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.