Cachorro deitado com uma mantinha de frio

Cuidados importantes com os pets no frio

Tutor, você sabe reconhecer se o seu pet está passando frio?

O inverno ainda não chegou, mas as temperaturas mais baixas estão aparecendo cada dia mais. Muitos pets possuem sensibilidade a climas mais frios e precisam de um cuidado especial nesses períodos.

Para reconhecer se o seu pet está passando frio é importante ficar atento a alguns sinais, e um deles é a orelha gelada. Os cães podem sofrer bastante com as baixas temperaturas, desenvolvendo machucados nas almofadas plantares, gripes, resfriados e até mesmo pneumonia.

Por isso, para ajudar os tutores de pets, a Zenpet Brasil selecionou algumas dicas de cuidados importantes para se ter com os pets nos dias mais frios, confira!

Vacinação contra gripe

Os bichinhos, assim como nós humanos, devem ser vacinados contra a gripe, principalmente com a chegada dos dias mais frios e com mudanças bruscas na temperatura, embora a doença seja frequente durante todo o ano.

A Doença Respiratória Infecciosa Canina, também conhecida como gripe canina, não é transmitida para as pessoas, mas é altamente contagiosa entre os cães, e é transmitida principalmente através do contato direto com a secreção respiratória de animais infectados.

Dentre os sintomas da gripe canina estão:

  • Tosse seca e aguda/
  • Espirros;
  • Secreção nasal e ocular;
  • Falta de apetite;
  • Febre;
  • Vômitos;
  • Indisposição.

As vacinas contra agentes que podem causar a gripe canina estão disponíveis em versões injetáveis (duas doses), intranasal e oral, tendo todas elas o reforço anual.

Mantenha o seu pet agasalhado

Muitas pessoas acreditam que o uso de roupinha nos cães é apenas um fator estético, contudo, devemos ressaltar que os bichinhos precisam sim de alguns cuidados especiais nos dias mais frios. Com bruscas mudanças de temperatura, é necessário cuidado redobrado para que os pets não fiquem doentes.

Fique atento ao comportamento do seu peludo, se você perceber que ele está tremendo ou se escondendo em locais mais quentinhos, talvez seja o momento de investir em uma roupinha!

Para os felinos da raça Sphynx é necessário um cuidado ainda maior, pois eles não possuem pelos para fazer a regulação térmica do corpo.

Outro cuidado muito importante é com os cães e gatos idosos, pois muitos desses animais sofrem de artrose, hernias de disco, calcificações na coluna, entre outras doenças que quando expostos a temperaturas mais baixas, sentem mais dores. É essencial que esses bichinhos estejam sempre bem aquecidos.

Mantinhas e cobertores para aquecê-lo em sua caminha

A casinha e caminha do pet devem estar muito bem aquecidas nesses dias com temperaturas mais baixas, principalmente pois durante a noite as temperaturas tendem a cair ainda mais.

Por isso, é muito importante investir em mantinhas e cobertores de qualidade que mantenham o peludo sempre aquecido e confortável no momento do seu sono.

Caminhas e casinhas para o seu pet <3

Evite passeios nos horários mais frios

Os tutores devem evitar passeios nos horários mais frios do dia, uma vez que os cães sentem bastante frio e o vento gelado pode ser um grande incomodo e até propiciar problemas de saúde, como otites, que são inflamações no ouvido que causam muitas dores para o pet.

Além disso, a baixa temperatura pode causar hipotermia, que é quando o peludo apresenta a temperatura média corporal menor que 37ºC. Os sintomas de hipotermia são:

  • Hipotensão;
  • Falta de oxigênio;
  • Diminuição da frequência cardíaca;
  • Tremores;
  • Perda de consciência;
  • Rigidez muscular.

Aposte em loções de limpeza ou lenços umedecidos como uma alternativa para o banho

A frequência de banho do seu peludo nos dias frios pode ser diminuída. Os banhos ainda devem acontecer mesmo no inverno, pois é um hábito muito importante para a saúde e higiene dos pets, contudo, pode ser realizado em uma frequência menor.

Para garantir a higiene do seu melhor amigo, e evitar alergias que são causadas por bactérias e fungos que podem ficar alocados na pelagem do pet, o tutor pode optar por realizar limpezas, entre os dias de banho, com loções naturais de limpeza ou lenços umedecidos naturais próprios para a limpeza animal.

Esses produtos incríveis vão te ajudar a manter o seu filho de quatro patas sempre limpinho sem expor ele ao frio.

Mas vale ressaltar: o banho continua sendo um hábito de limpeza essencial. Por isso, separamos algumas dicas de cuidados para se ter com o banho do seu pet no frio:

  • Ambiente controlado: é importante garantir uma temperatura controlada e confortável para o seu cão, tanto durante o banho, quanto após. Desta forma, é essencial que o banho seja realizado em ambientes fechados.
  • Temperatura da água: a água do banho deve ser morna, para que o pet não passe frio com água gelada. A água não pode estar muito quente pois pode causar reações alérgicas ou queimaduras na pele do animal.
  • Escolha os horários mais quentes do dia: principalmente nos horários que ainda possuem sol para que o seu peludo possa se secar melhor.
  • Muita atenção com a secagem: secar bem o seu pet após o banho pode prevenir resfriados, pneumonia e problemas na pele, como a dermatite.

Garanta que o seu pet se mantenha hidratado!

Quando a temperatura cai, é comum que os pets sintam frio e não queriam se hidratar da maneira correta. Por isso, é essencial que o tutor fique de olho e crie estratégias para que o peludo tome mais água no frio!

Tomar uma quantidade menor de água pode proporcionar diversos problemas de saúde para o seu pet, portanto é importante estar atento à quantidade de água que o seu está ingerindo.

Confira se o recipiente de água do seu pet está sempre limpo e com água fresca, e se possui recipientes espalhados pela casa e de fácil acesso ao pet. Pois recipientes e água sujos não são nada atrativos. Além disso, estimule a prática de atividades físicas, pois cães e gatos mais ativos tendem a beber mais água.

Bom tutor, como podemos perceber, diversos cuidados extras devem ser tomados com os nossos melhores amigos nos dias mais frios e com bruscas mudanças de temperatura. Por isso, fique atento ao seu filho de quatro patas nesses dias!

Acesse o site da Zenpet Brasil e confira produtos incríveis para o seu pet. E se quiser saber mais dicas e conteúdos sobre saúde e bem-estar animal, acesse o Blog da Zenpet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.