Cachorro branco e caramelo brincando com bolinha vermelha

Por que os cães amam tanto brinquedos com barulho?

Seu doguinho é daqueles que adora brinquedos barulhentos??

Pois bem, sabia que existem vários motivos para eles gostarem desse tipo de brinquedo? Embora os cães tenham sua própria personalidade e gostos distintos, os brinquedos com barulho acabam agradando a maioria e existem algumas teorias que nos ajudam a entender melhor por que os cães adoram brinquedos com barulho. Confira mais!

Os brinquedos com barulho estimulam o instinto animal

Embora os cães tenham sido domesticados e não utilizam mais da caça para se alimentar, alguns instintos ainda estão presentes no animal. Ao brincar com um brinquedo que possui apito, o som deste atiça o instinto de caça do pet. Essa teoria diz que o barulho que sai do acessório lembra o que pequenas presas fazem ao ser capturadas.

Esse é um dos motivos dos brinquedos com apitos chamarem tanto a atenção dos nossos peludos. Com o som do apito, o cão é estimulado a procurar, capturar e morder, como se o brinquedo fosse uma presa.

E é também por conta desse instinto de caça, que ao pegar um brinquedo com apito, os cães tendem a segurar o brinquedo com a boca e balançá-lo para todos os lados. Esse é um comportamento que os lobos ancestrais tinham, mas pode ficar tranquilo, tutor, isso não vai incentivar comportamentos agressivos no seu peludo.

A interatividade é um ponto forte! A reação causa e efeito dos brinquedos com barulho

Outro motivo para os brinquedos que emitem som serem um sucesso com os doguinhos é porque eles promovem a interatividade, o que deixa o pet animado e interessado na brincadeira.

O som do brinquedo desperta curiosidade e empolgação, e, ao brincar com esses objetos, o pet recebe imediatamente uma resposta em forma de som. Com isso, é natural que o cão continue apertando cada vez mais o brinquedinho, para ouvir essa resposta mais vezes.

Há uma teoria de que o som que é emitido por esses brinquedos ativa uma parte específica do cérebro dos cães, provocando uma sensação de prazer. Desta forma, os bichinhos vão ficar apertando cada vez mais os brinquedos, de modo a prolongar essa sensação. Neste caso, além de provocar distração e estimular o bichinho mentalmente, também satisfaz o importante hábito de mastigação que o pet deve ter, trazendo inúmeros benefícios para a saúde bucal do cachorro.

Os brinquedos com barulho são uma forma de chamar a atenção do tutor!

Embora não seja o barulho que mais gostamos de ouvir, os brinquedos com apito chamam bastante a nossa atenção. E as vezes é exatamente isso que o seu doguinho quer, que você olhe e brinque com ele!

Quando o barulho nos irrita, é natural nos levantarmos e irmos até o cãozinho para retirar o brinquedo de sua boca, e é nesse momento que a diversão pode começar para ele, que tentará correr para obrigada o tutor a correr atras.

Esses bichinhos são espertos demais, assim conseguem chamar a atenção do tutor e provocar uma brincadeira que eles tanto amam.

Tipos de brinquedos com barulhos para cachorro

Atualmente, no mercado pet podemos encontrar uma infinidade de tipos de brinquedos, e os com apito ou barulho, fazem parte dessa variedade. Desde bolinhas até pelúcias, é muito comum encontrar brinquedos com apito, principalmente pois já vimos que os cães adoram!

As pelúcias com apitos são ótimas opções de bichinhos que serão verdadeiros companheiros para o seu cãozinho, mas fique atento tutor, como os cães geralmente usam a boca para brincar com seus bichinhos, é muito importante que eles sejam limpos e desinfetados regularmente. Além de garantir a higiene, também prezará pela saúde do seu pet.

Outro brinquedo muito legal para estimular os instintos e sensações do seu pet, são as bolinhas com apito. Elas promovem um desenvolvimento mental e um gasto de energia para o seu peludo. Aproveite e brinque com o seu cãozinho também.

Tutor, ainda dá para unir o útil com o agradável, as bolas espinho com som ajuda os cães em seu desenvolvimento intelectual e os estimula a compreender melhor seu ambiente, aprender regras básicas de comportamento, a controlar sua força, conhecer o funcionamento das coisas, praticar o hábito de mastigação, promover a saúde bucal e a desenvolver habilidades e destrezas, como por exemplo, reagir adequadamente aos estímulos.

Cuidado com os brinquedos

Tutor, além da higienização constante, outros cuidados devem sempre ser tomados com os brinquedos ofertados para o seu pet. Embora eles sejam superdivertidos, brinquedos com apito devem sempre ser oferecidos aos pets sob supervisão do tutor ou de algum humano responsável, pois o bichinho pode querer destruir o brinquedo por instinto e isso deve ser evitado.

Dentro desses brinquedos há um apito ou guizo, que se engolido, pode causar asfixia ou obstrução intestinal. Quando notar que o seu cãozinho está quase destruindo o brinquedo, retire dele!

Mas não precisa tirar a força, ok tutor? Ofereça um petisco em troca para que ele não fique chateado e estimule outros comportamentos agressivos. A relação de vocês deve ser sempre pautada no carinho e no respeito.

E aí, tutor, o seu pet gosta desses brinquedinhos? Conta pra gente!

No site da Zenpet Brasil você encontra diversos brinquedinhos incríveis para o seu pet! E se quiser saber mais sobre comportamento e bem-estar animal, acesse o nosso blog e se inscreva na nossa Newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.