Embora seja um consenso que os gatos sabem usar a caixa de areia naturalmente para fazer as suas necessidades, alguns felinos não possuem esse costume e precisam ser condicionados desde filhotes.
Os felinos são animais bem higiênicos e não costuma ser muito difícil ensinar esse comportamento para eles. Como alguns gatinhos adotados passam por lares distintos, ou viviam na rua, é possível que ao chegar na nova casa, ele estranhe esse objeto e não o reconheça como o local de fazer as necessidades, e acaba as fazendo em locais inadequados.
Nestes casos é necessário ter paciência para ensinar com carinho esse novo hábito ao bichano. Por isso, a Zenpet selecionou algumas dicas e elaborou um passo a passo para ajudar os tutores nesse momento, confira!
Primeiro passo: como escolher a caixa de areia ideal para o seu felino!

Em primeiro lugar, nós precisamos conversar sobre como escolher a caixa de areia ideal para o seu felino, pois isso vai ser fundamental para que o seu gatinho se sinta confortável. Escolher a caixa de areia pode ser um tanto complicado, pois essa decisão depende de vários fatores, mas calma, nós vamos te ajudar com isso!
- Além de ser bonito, esse acessório deve ser funcional para o bichano! Desta forma, opte por uma caixa de areia que seja rasa, de modo a facilitar a entrada e a saída do pet. Se esse processo de entrar e sair da caixa for complicado para ele, pode ser que ele acabe desistindo da tarefa. Fique atento a esse detalhe!
- É necessário que o felino consiga dar uma volta completa dentro da caixa, então ela deve ter um tamanho que seja suficiente para que o bichano consiga fazer esse movimento e se sinta confortável. Então, tutor, se você quer economizar e comprar uma só caixa para o seu felino, deve levar em conta o seu crescimento até a fase adulta.
Bandejas higiênicas para gatos <3
Segundo passo: escolha da melhor areia sanitária
Além da caixa, será necessário escolher uma areia higiênica de qualidade para ficar dentro dela. A areia será tão importante quanto a caixa!
- Para os tutores que se preocupam com a natureza e com a saúde do felino, nós recomendamos a escolha de areias sanitárias naturais e biodegradáveis.
- Os felinos tendem a gostar mais de areais mais finas, com rápida absorção (para não sujarem as patinhas) e que neutralizam o odor.
- Evite aquelas areias com muito perfume e que levantam poeira conforme se movimentam.
- Eles, normalmente, preferem materiais que lembram terra ou areia de praia, pois na natureza, buscariam por esses locais.
- A escolha da areia também irá influenciar no dia a dia dos tutores. As biodegradáveis facilitam a rotina, pois podem ser descartadas no vaso sanitários.
Areia Sanitária para Gatos Premium Biodegradável CatPee
Terceiro passo: onde deixar a caixa de areia?
Tutor, você precisa pensar que os felinos gostam de privacidade e locais tranquilos e calmos para fazerem as suas necessidades. Desta forma, o mais recomendado é posicionar a caixa de areia do seu gatinho em locais com menos movimentação da casa.
Outro ponto importante, é que os gatos não gostam de fazer suas necessidades no mesmo local onde dormem ou comem, pois são animais muito higiênicos.
Após encontrar um local ideal para colocar a caixa de areia do seu gato, mantenha ela lá sempre. Ficar trocando-a de local poderá estressar o seu pet. No caso da adaptação de felinos filhotes ou idosos, posicione a caixa em um local de fácil acesso físico e visual.
Quarto passo: higiene

A limpeza das caixas de areia dos felinos deve ocorrer diariamente, pois como já citamos anteriormente, os gatos são animais muito higiênicos.
Para realizar uma higienização correta, retire as fezes e urina do seu bichano diariamente e troque a areia uma vez a cada sete dias mais ou menos. E lembre-se tutor, se a areia baixar muito da caixa, reponha de modo que volte a ficar com uma altura mínima de mais ou menos 5 cm.
Quando for realizar a limpeza, é importante evitar produtos com cheiro muito forte, pois pode causar irritações ao pet, e até criar algum tipo de aversão.
Higienizador para Casa de Pets Alcat Casa CatMyPet
Quinto passo: apresentação da caixa para o seu felino
Por fim, para que o seu pet possa ir se acostumando com o uso da caixa de areia, é importante apresentá-la para ele! Alguns felinos entendem a finalidade da caixa de imediato, mas caso o seu pet não o faça, siga alguns passos:
- Mostre ao gatinho o local onde ficará a caixa sanitária;
- Coloque-o dentro dela e incentive os movimentos de enterrar com as patinhas da frente;
- Repita essas ações logo após o felino se alimentar, desta forma fica mais fácil dele entender que ali é o local que ele deve usar para fazer suas necessidades;
- Recompense-o com petiscos ou carinho quando ele procurar a caixa para urinar ou defecar.
Meu felino não está usando a caixa higiênica, o que pode ser?
Algumas coisas podem estar afastando o seu felino do lugar correto de fazer suas necessidades, como:
- Areia muito suja ou com odor muito forte;
- A caixa está em um local de difícil acesso, principalmente quando são filhotes ou idosos;
- A caixa está posicionada em um local com muito movimento e barulho;
- Caixa pequena demais, que impossibilita o gato de dar uma volta completa dentro dela;
- Número de caixas de areia é insuficiente para o número de gatos na casa. O ideal é ter pelo menos uma por felino.
Tutor, agora que você já tem algumas dicas importantes para ensinar o seu felino a usar a caixa de areia, fique atento aos comportamentos do seu peludo! Caso ele erre e faça suas necessidades em um local inapropriado, nunca brigue com ele, pois isso pode dificultar o aprendizado. É preciso identificar primeiro o motivo de ele estar errando.
Acesse o site da Zenpet Brasil e confira produtos incríveis para te auxiliar nessa tarefa. E se quiser saber mais dicas e conteúdos sobre saúde e bem-estar animal, acesse o Blog da Zenpet!