cão idoso deitado

Cães idosos: quais cuidados devemos ter?

Hoje os cães vivem muito mais do que antigamente, principalmente por conta de oferecermos mais qualidade de vida e hábitos mais saudáveis para eles, e tudo o que queremos é proporcionar uma vida confortável e feliz para os nossos velhinhos.

Infelizmente, nossos melhores amigos vivem muito menos do que nós. A expectativa de vida de um cão é aproximadamente de 10 a 13 anos, dependendo da raça, alimentação, condições genéticas, entre outros fatores.

Quando atingem a terceira idade, os cães precisam de cuidados especiais e adaptações em suas rotinas para desfrutarem de uma velhice feliz e confortável. Por isso, a Zenpet selecionou algumas dicas e cuidados essenciais que precisamos ter com os nossos cães quando eles se tornam idosos.

Mudanças associadas à velhice dos cães

Assim como nós, os nossos cãezinhos envelhecem com o passar do tempo. Mas esse envelhecimento ocorre de maneira muito mais rápida do que com os humanos, devido à menor expectativa de vida deles.

A transição de adulto para idoso vem acompanhada de algumas características que farão o tutor identificar esse processo, dentre elas:

  • Mudança na pelagem, como o aparecimento de pelos brancos, manchas, perda de brilho e de maciez;
  • Olhos esbranquiçados e opacos;
  • Cansaço excessivo;
  • Deficiência auditiva e visual;
  • Mau hálito e dificuldade na alimentação;
  • Maior sensibilidade ao frio e ao calor;
  • Redução do ritmo de brincadeiras;
  • Aumento do tempo de sono;
  • Episódios de confusão;
  • Apetite mais seletivo;
  • Aumento da carência e dependência do cão com o tutor;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Falta de interesse em atividades que antes era entusiasmado.

Doenças associadas ao avanço da idade

Infelizmente, a senilidade dos cães pode vir acompanhada de diversas doenças, causadas principalmente pela degeneração de certas estruturas de seu corpo e organismo. Mas calma, tutor! Embora seja um processo complicado, é natural e está ligado à morte celular e mudanças de metabolismo que todos os seres vivos passam.

Por isso, é comum que algumas efermidades apareçam na terceira idade dos cães, dentre elas, as mais recorrentes são:

  • Incontinência urinária;
  • Doenças renais, como a insuficiência renal;
  • Doenças cardíacas;
  • Problemas oculares, como a catarata;
  • Doenças dentárias;
  • Problemas nas articulações e coluna;
  • Artrite e artrose;
  • Surdez
  • Tumores (benignos ou malignos);
  • Alterações metabólicas, como por exemplo problemas na tireoide ou diabetes.

Seu cãozinho chegou na terceira idade? Separamos dicas e cuidados especiais para cães idosos

A alimentação deverá ter cuidados especiais

A primeira dica importantíssima diz respeito à alimentação do seu cãozinho. As necessidades nutricionais dos cães mudam de acordo com a sua idade, por isso, no caso do seu pet comer ração, ela deve ser adequada à sua faixa etária.

Os cães idosos tendem a ter problemas nos ossos e nas articulações, pois estes são muito afetados com o tempo. Por isso, é essencial manter o seu pet longe da obesidade e oferecer alimentos e atividades que mantenham a sua massa muscular, que ajudará a reduzir as cargas sobre as articulações.

As rações sêniores possuem uma menor quantidade de calorias e reforço de vitaminas, além de serem produzidas com menores quantidade de sal, reduzindo os riscos de problemas cardíacos e insuficiência renal.

Aromaterapia para Cães Blend Digestivo Vetfleur

Vitaminas podem ser necessárias e boas aliadas na saúde do seu cão

A digestão e a absorção dos nutrientes presentes na alimentação do pet podem ser mais lentas. Por isso, na maioria dos casos é necessário acrescentar vitaminas e suplementos alimentares à dieta do seu cão.

Para a prescrição e uso correto dessas vitaminas e suplementos, é importantíssimo que o tutor procure um médico-veterinário de confiança, que irá examinar mais precisamente as necessidades do seu bichinho.

Suplemento Nutroplus para Cães Sênior

Suplemento Food Dog para Cães Sênior

Sedentarismo pode ser muito perigoso

Tutor, você irá notar que o seu cãozinho ao se tornar idoso acaba perdendo um pouco da disposição e apresentam sempre sinais de cansaço e muito sono. Mas o exercício físico é essencial para manter uma boa saúde e qualidade de vida para os cães idosos.

Além de estimular o movimento saudável do seu cãozinho e a interação com outros ambientes e outros animais, os passeios e brincadeiras previnem a obesidade, mantendo seu cãozinho em forma mais facilmente.

Os check-ups devem ser feitos com mais frequência

O acompanhamento com médico veterinário é essencial para a saúde e bem-estar do cão idoso. É indicado que os check-ups sejam realizados a cada seis meses pelo menos, para que o profissional possa acompanhar as mudanças do pet.

Desta forma, caso o pet apresente sintomas ou comportamentos fora do normal, é possível identificar logo nos primeiros estágios o que está de fato acontecendo.

Carinho, respeito e paciência são essenciais

Principalmente durante a senilidade, é muito importante respeitar o espaço e o tempo do seu cãozinho. É muito comum que o cão apresente mudanças de comportamento, momentos de confusão e menos disposição quando chegam na fase idosa.

O tutor deve demonstrar apoio e respeito ao momento que o pet está passando, é o que ele espera de você.

Adapte o ambiente para o seu velhinho

Outra dica importantíssima diz respeito à adaptação do ambiente no qual o seu cãozinho vive, principalmente porque é comum que ele tenha algumas alterações em relação à mobilidade e visão. Desta forma, é essencial que o ambiente esteja preparado e adaptado para as necessidades que vão garantir uma melhor qualidade de vida e bem-estar para o velhinho.

Cuidados paliativos

Os cuidados paliativos, como a acupuntura, aromaterapia e fisioterapia, podem ser grandes aliados nesse momento delicado da vida dos bichinhos, proporcionando uma velhice mais confortável. E essas estratégias podem ser utilizadas não só para a cura e tratamento de doenças, mas também como uma forma de prevenção.

Aromaterapia para Cães Sênior Vetfleur

E aí, tutor, o seu cãozinho já chegou na terceira idade? Nós sabemos que é difícil enfrentar esse momento, mas com essas dicas é possível melhorar muito a qualidade de vida do seu filho de quatro patas.

No site da Zenpet Brasil você encontra diversos produtos incríveis para o seu pet! E se quiser saber mais sobre comportamento e bem-estar animal, acesse o nosso bloge se inscreva na nossa Newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *