É normal, como em nós humanos, os bichinhos espirrar. Quando é ocasional, não é preciso se preocupar. Mas se o gato está espirrando muito, é bom ligar o sinal de alerta e procurar as possíveis causas. Porém, é importante falar com um veterinário antes de tirar as conclusões. Aqui, vamos apresentar algumas das possíveis causas do gato espirrando muito. Venha com a ZenPet!
PREVINA QUE SEU GATINHO TENHA PULGAS SEM USAR VENENO!
Possíveis causas do gato espirrando muito
Tem muitos motivos que podem levar o bichano a espirrar. Muita gente apenas conclui que é uma gripe e esquecem. No entanto, é melhor investigar e falar com um profissional. Vamos para as possíveis causas dos espirros:
OBJETOS NO NARIZ DO GATO
Não tem como ficar 24h de olho no bichano. Pode acontecer dele querer sentir o cheiro de alguma coisa e entrar nas fossas nasais do peludo. Então, até que o objeto não saia de lá, o gato vai espirrar.
ALERGIA DO GATO
Assim como os humanos, os gatinhos podem ter alergia. Os felinos também podem ser alérgicos a pólen, ácaros, poeira e algumas comidas. Mas é fácil de solucionar, um médico veterinário pode te dar todas as orientações e possíveis medicamentos.
GATO ARRANHANDO O SOFÁ? VEM VER A SOLUÇÃO!
AIDS FELINA
A FIV (Vírus Imunodeficiência Felina, em português) é comum em bichanos que têm contato com outros gatinhos, principalmente os que vivem nas ruas. Contudo, como é uma doença que baixa a imunidade, o pet pode começar a espirrar. Isso pode vir acompanhado de diarreia, febre, infecções e outros.
INFECÇÃO VIRAL
Os vírus da herpes felina e o calicivírus são os que mais afetam o sistema respiratório dos felinos. Além dos espirros, febre e tosse são frequentes. Atenção humano: são contagiosas de gato para gato. E, se esperar muito tempo, uma pneumonia pode se desenvolver.
INFECÇÃO BACTERIANA
Também altamente contagiosa, mas são bem comuns do pet contrair em comedouros e bebedouros. A clamídia e também a bordotella são corriqueiras nos felinos.
RINITE E SINUSITE
Sim humanos, os gatinhos também podem sofrer com essas doenças respiratórias. A rinite e sinusite em gatos costumam vir acompanhados de roncos, respiração de boca aberta, catarro e dificuldade de inalação.
PATINHAS HIGIENIZADAS CORRETAMENTE! ÁLCOOL GEL PARA GATOS E CACHORROS!
Tratamento para Gato espirrando muito
O tratamento é muito único para cada gatinho, isso porque é preciso descobrir a causa dos espirros. Porém, se for alergia, é preciso investigar a causa. Normalmente, os veterinários receitam um descongestionante nasal ou um anti-histamínico. Mas, caso for alimentação, então a dieta precisa ser mudada.
No caso de infecção bacteriana, há possibilidade do veterinário receitar antibióticos para evitar uma possível pneumonia. No entanto, caso seja a FIV, existe tratamento específico para a doença, mas é crônica.
É importante dizer que se o seu gato está espirrando muito, procure um médico veterinário o quanto antes. Assim, o agravamento do quadro é evitado e seu gatinho volta a ter mais qualidade de vida.