Gato Espirrando Muito?

É normal, como em nós humanos, os bichinhos espirrar. Quando é ocasional, não é preciso se preocupar. Mas se o gato está espirrando muito, é bom ligar o sinal de alerta e procurar as possíveis causas. Porém, é importante falar com um veterinário antes de tirar as conclusões. Aqui, vamos apresentar algumas das possíveis causas do gato espirrando muito. Venha com a ZenPet!

PREVINA QUE SEU GATINHO TENHA PULGAS SEM USAR VENENO!

Possíveis causas do gato espirrando muito

Tem muitos motivos que podem levar o bichano a espirrar. Muita gente apenas conclui que é uma gripe e esquecem. No entanto, é melhor investigar e falar com um profissional. Vamos para as possíveis causas dos espirros:

OBJETOS NO NARIZ DO GATO

Não tem como ficar 24h de olho no bichano. Pode acontecer dele querer sentir o cheiro de alguma coisa e entrar nas fossas nasais do peludo. Então, até que o objeto não saia de lá, o gato vai espirrar.

ALERGIA DO GATO

gato espirrando muito

Assim como os humanos, os gatinhos podem ter alergia. Os felinos também podem ser alérgicos a pólen, ácaros, poeira e algumas comidas. Mas é fácil de solucionar, um médico veterinário pode te dar todas as orientações e possíveis medicamentos.

GATO ARRANHANDO O SOFÁ? VEM VER A SOLUÇÃO!

AIDS FELINA

A FIV (Vírus Imunodeficiência Felina, em português) é comum em bichanos que têm contato com outros gatinhos, principalmente os que vivem nas ruas. Contudo, como é uma doença que baixa a imunidade, o pet pode começar a espirrar. Isso pode vir acompanhado de diarreia, febre, infecções e outros.

INFECÇÃO VIRAL

Os vírus da herpes felina e o calicivírus são os que mais afetam o sistema respiratório dos felinos. Além dos espirros, febre e tosse são frequentes. Atenção humano: são contagiosas de gato para gato. E, se esperar muito tempo, uma pneumonia pode se desenvolver.

INFECÇÃO BACTERIANA

gato tem alergia?

Também altamente contagiosa, mas são bem comuns do pet contrair em comedouros e bebedouros. A clamídia e também a bordotella são corriqueiras nos felinos. 

RINITE E SINUSITE 

Sim humanos, os gatinhos também podem sofrer com essas doenças respiratórias. A rinite e sinusite em gatos costumam vir acompanhados de roncos, respiração de boca aberta, catarro e dificuldade de inalação.

PATINHAS HIGIENIZADAS CORRETAMENTE! ÁLCOOL GEL PARA GATOS E CACHORROS! 

Tratamento para Gato espirrando muito

tratamento de gato espirrando muito

O tratamento é muito único para cada gatinho, isso porque é preciso descobrir a causa dos espirros. Porém, se for alergia, é preciso investigar a causa. Normalmente, os veterinários receitam um descongestionante nasal ou um anti-histamínico. Mas, caso for alimentação, então a dieta precisa ser mudada.

No caso de infecção bacteriana, há possibilidade do veterinário receitar antibióticos para evitar uma possível pneumonia. No entanto, caso seja a FIV, existe tratamento específico para a doença, mas é crônica.

É importante dizer que se o seu gato está espirrando muito, procure um médico veterinário o quanto antes. Assim, o agravamento do quadro é evitado e seu gatinho volta a ter mais qualidade de vida.

zenpet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *